06 janeiro 2018

O verdadeiro Jejum

O verdadeiro Jejum



 ‘Por que jejuamos’, dizem, ‘e não o viste? Por que nos humilhamos, e não reparaste? ’ Contudo, no dia do seu jejum vocês fazem o que é do agrado de vocês, e exploram os seus empregados.
Isaías 58:3


            O capítulo 58 do livro do profeta Isaías é um balde de água fria sobre o jejum “religioso” que muitos praticam hoje em dia.
            O que o Senhor ensina neste texto tão contundente é a diferença entre vida e religiosidade. Em resumo, Deus não se impressiona com a capacidade humana de se controlar física ou intelectualmente. O que importa para Deus é a força de caráter que sobressai em situações extremas.
             
Seu jejum termina em discussão e rixa, e em brigas de socos brutais. Vocês não podem jejuar como fazem hoje e esperar que a sua voz seja ouvida no alto.
Será esse o jejum que escolhi, que apenas um dia o homem se humilhe, incline a cabeça como o junco e se deite sobre pano de saco e cinzas? É isso que vocês chamam jejum, um dia aceitável ao Senhor?

            O que acontecia nos dias de Isaías e em outros tempos não estava agradando em nada o coração de Deus. Como acontece com muitos outros ensinos, os homens estavam vendo apenas o ritual e não procuravam entender o propósito eterno. Concentravam seus esforços em não comer e beber e se humilhar perante os homens, não havendo mudança de atitudes. Por isto, Deus fala através do profeta:

O jejum que desejo não é este: soltar as correntes da injustiça, desatar as cordas do jugo, pôr em liberdade os oprimidos e romper todo jugo?
Não é partilhar sua comida com o faminto, abrigar o pobre desamparado, vestir o nu que você encontrou, e não recusar ajuda ao próximo?

                O Senhor revela a maldade dos corações e clama por mudança. Muito mais do que passar fome e se humilhar ritualmente, o Pai espera mudanças de atitudes que sejam o verdadeiro exercício que trará a bênção:

Aí sim, a sua luz irromperá como a alvorada, e prontamente surgirá a sua cura; a sua retidão irá adiante de você, e a glória do Senhor estará na sua retaguarda.
Aí sim, você clamará ao Senhor, e ele responderá; você gritará por socorro, e ele dirá: Aqui estou.  Se você eliminar do seu meio o jugo opressor, o dedo acusador e a falsidade do falar; se com renúncia própria você beneficiar os famintos e satisfizer o anseio dos aflitos, então a sua luz despontará nas trevas, e a sua noite será como o meio-dia.
O homem só enxerga o ritual da religiosidade
mas o Pai espera o exercício de amor eterno.

            Veja o final do capítulo e peça ao Espírito Santo que te ajude a fazer a vontade do Senhor e não permitir que tua mente veja somente o foco momentâneo destas promessas, pois elas são focadas na eternidade :

O Senhor o guiará constantemente; satisfará os seus desejos numa terra ressequida pelo sol e fortalecerá os seus ossos. Você será como um jardim bem regado, como uma fonte cujas águas nunca faltam.
Seu povo reconstruirá as velhas ruínas e restaurará os alicerces antigos; você será chamado reparador de muros, restaurador de ruas e moradias.
"Se você vigiar seus pés para não profanar o sábado e para não fazer o que bem quiser em meu santo dia; se você chamar delícia o sábado e honroso o santo dia do Senhor, e se honrá-lo, deixando de seguir seu próprio caminho, de fazer o que bem quiser e de falar futilidades, então você terá no Senhor a sua alegria, e eu farei com que você cavalgue nos altos da terra e se banqueteie com a herança de Jacó, seu pai. " Pois é o Senhor quem fala.


Intercessão:

Clamo a ti, ó Pai, que teu povo possa fugir das amarras da religiosidade e compreender o teu amor eterno.





Portanto, pode também salvar perfeitamente os que por ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles.

Jesus é o intercessor perfeito e nós somos privilegiados
por poder participar com Ele.

 Quem os condenará? Foi Cristo Jesus que morreu; e mais, que ressuscitou e está à direita de Deus, e também intercede por nós.
Romanos 8:34




Marcelo Tristão de Souza




Blogger

Google+

Facebook

Compartilhando O amor de Deus
#Intercedendo por Amor
#Graça
#Oração

#Intercessão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui ...

Comentários