06 maio 2016

Precisamos de Trabalhadores








Peçam, pois, ao Senhor da seara que envie 

trabalhadores para a sua seara.



O que vocês pedirem em meu nome, eu farei. 

                Jesus nos instruiu a pedir à Deus em Seu nome e é exatamente disto que estava falando quando nos instruiu também a pedir trabalhadores para a seara.
                Para compreendermos melhor estas afirmações, vamos ver primeiro sobre “pedir em meu nome”.
                Há várias menções na Palavra de Deus sobre pedir ou fazer algo em nome de Jesus:
Pois onde se reunirem dois ou três em meu nome, ali eu estou no meio deles".
Eu lhes digo a verdade: Quem lhes der um copo de água em meu nome, por vocês pertencerem a Cristo, de modo nenhum perderá a sua recompensa.
Os setenta e dois voltaram alegres e disseram: "Senhor, até os demônios se submetem a nós, em teu nome".
Pedro respondeu: Arrependam-se, e cada um de vocês seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos seus pecados, e receberão o dom do Espírito Santo.

                Todos estes textos e muitos outros nos ensinam que devemos pedir em nome de Jesus e crer que o Pai responderá por amor ao Seu filho e a nós, por estarmos unidos a Jesus. Somente através de Jesus o Pai libera seu poder e opera maravilhas. Esta é uma regra incontestável do Reino de Deus. “Em nome de Jesus”.
                    Jesus e o Pai são um, por isto quando fazemos menção do Nome de Jesus, estamos declarando nossa fé em Deus, baseada na reconciliação feita pelo sacrifício perfeito do Cordeiro de Deus.
                O contexto de Mateus 29 é extremamente atual e a maneira de agirmos também deve ser. Vamos ler o contexto e assim poderemos entender melhor:

Jesus ia passando por todas as cidades e povoados, ensinando nas sinagogas, pregando as boas novas do Reino e curando todas as enfermidades e doenças. Ao ver as multidões, teve compaixão delas, porque estavam aflitas e desamparadas, como ovelhas sem pastor. Então disse aos seus discípulos:
"A seara é grande, mas os trabalhadores são poucos. Peçam, pois, ao Senhor da seara que envie trabalhadores para a sua seara".

                Até este ponto, todos os seguidores de Jesus eram chamados de discípulos, mas os versos seguintes trazem a primeira menção bíblica a Apóstolos:

Chamando seus doze discípulos, deu-lhes autoridade para expulsar espíritos imundos e curar todas as doenças e enfermidades.
Estes são os nomes dos doze apóstolos: primeiro, Simão, chamado Pedro, e André, seu irmão; Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão; Filipe e Bartolomeu; Tomé e Mateus, o publicano; Tiago, filho de Alfeu, e Tadeu; Simão, o zelote, e Judas Iscariotes, que o traiu.

                É maravilhoso o ensinamento que o Senhor estava nos trazendo aqui.
                Nos dias de hoje vemos o mesmo quadro que nos é apresentado neste contexto.
             As multidões necessitadas de salvação, cura e libertação e a escassez de trabalhadores qualificados para realizar tal obra. Nada é diferente e a nossa responsabilidade continua sendo enorme.
                Vemos que logo após afirmar que seriam necessários trabalhadores, o Senhor separou doze e os enviou em seu nome, dando-lhes o nome de apóstolos. Vamos ver a definição comum e depois entender o que o Senhor fez:

Um apóstolo, do grego clássico ἀπόστολος (apóstolos, "aquele que é mandado para longe") é um mensageiro e embaixador.
Na tradição cristã, os apóstolos, um pequeno grupo de doze pessoas, escolhidos dentro do grupo dos discípulos de Jesus, foram os judeus enviados por Jesus para pregar o Evangelho, inicialmente apenas aos judeus e depois também aos gentios, em todo o mundo antigo. Eram em total doze pessoas.
Segundo o Evangelho de Lucas, "Ele chamou para si os seus discípulos, e deles escolheu doze, a quem ele chamou de apóstolos" (Lucas 6:13).
Vemos, entretanto, que, logo após a ressurreição de Jesus, outros homens foram comissionados (enviados) como apóstolos da igreja cristã, cumprindo o poder que Jesus deixou à Sua Igreja de falar em Seu nome. São os primeiros presbíteros (aqueles a que hoje conhecemos como padres, nas igrejas locais), ultrapassando o número inicial dos 12 apóstolos (que são os antecessores dos bispos).

A definição acima é mais voltada ao cristianismo comum, mas se encaixa perfeitamente ao nosso propósito, principalmente a parte final, onde se afirma: Vemos, entretanto, que, logo após a ressurreição de Jesus, outros homens foram comissionados (enviados) como apóstolos da igreja cristã, cumprindo o poder que Jesus deixou à Sua Igreja de falar em Seu nome. É estranho como esta afirmação é aceita entre os católicos e tão contestada entre os “evangélicos”. Creio que esta dificuldade se dá pelo fato de muitos se apoderarem do título de “Apóstolo” sem terem sido realmente comissionados pelo Senhor. Para saber se um cristão realmente foi escolhido para uma determinada função, devemos seguir o modelo deixado na Palavra de Deus:

Assim, pelos seus frutos vocês os reconhecerão!

Para conhecer um Apóstolo, basta observar se cumpre o que se espera de um Apóstolo:

Chamando seus doze discípulos, deu-lhes autoridade para expulsar espíritos imundos e curar todas as doenças e enfermidades.

                Esta é a ordem do Senhor que separa os discípulos dos Apóstolos. AUTORIDADE.
                O Senhor é o único que pode separar alguém para uma responsabilidade diferenciada e é o único que pode dar a verdadeira autoridade. Sem esta autoridade vinda diretamente do Senhor, o título vai apenas se tornar em um fardo e prejudicar a vida de quem o carrega e dos que lhe seguem.
                Aqui vimos a função apostólica, mas a necessidade de trabalhadores é muito mais abrangente. Precisamos de pessoas separadas pelo Senhor e que tenham autoridade para atuar em diversas áreas. Precisamos que seja restabelecida e ordem ministerial que a Palavra nos mostra:

E ele designou alguns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas, e outros para pastores e mestres,

                É pelo restabelecimento desta ordem ministerial que devemos clamar ao Pai. São estes trabalhadores que precisamos pedir diariamente. Eles já estão em nosso meio, misturados entre os discípulos, mas é necessário que o Senhor os separe e lhes dê autoridade para exercer suas funções.
                No nosso contexto, os trabalhadores que o Senhor nos direciona a pedir ao Pai, são exatamente pessoas que se entregarão totalmente à vontade de Deus e receberão de Jesus a autoridade para realizar trabalhos necessários para a expansão e manutenção do Reino de Deus na Terra.
                A ordem estabelecida acima não é definitiva, podendo ser interpretada de maneira mais abrangente em harmonia com outro texto do próprio apóstolo Paulo:

Assim, na igreja, Deus estabeleceu primeiramente apóstolos; em segundo lugar, profetas; em terceiro lugar, mestres; depois os que realizam milagres, os que têm dons de curar, os que têm dom de prestar ajuda, os que têm dons de administração e os que falam diversas línguas.
1 Coríntios 12:28

                 O principal ponto comum entre os textos é o amor de Deus pela Igreja e a preocupação com o crescimento sadio. A sequencia do texto na carta aos Efésio é:
com o fim de preparar os santos para a obra do ministério, para que o corpo de Cristo seja edificado, até que todos alcancemos a unidade da fé e do conhecimento do Filho de Deus, e cheguemos à maturidade, atingindo a medida da plenitude de Cristo.
A sequencia do texto da carta aos coríntios é:
Têm todos dons de curar? Falam todos em línguas? Todos interpretam? Entretanto, busquem com dedicação os melhores dons. Passo agora a mostrar-lhes um caminho ainda mais excelente.
Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei como o sino que ressoa ou como o prato que retine.

Esta é a ordem do Senhor Jesus para todos nós:

INTERCEDAM PARA QUE A ORDEM MINISTERIAL SEJA RESTABELECIDA NA IGREJA CONTEMPORÂNEA E A OBRA DE DEUS SEJA FEITA POR PESSOAS REALMENTE SEPARADAS E REVESTIDAS DE AUTORIDADE.

Esta tarefa requer muita oração. Assim como Jesus agiu devemos agir também:
Num daqueles dias, Jesus saiu para o monte a fim de orar, e passou a noite orando a Deus.
Ao amanhecer, chamou seus discípulos e escolheu doze deles, a quem também designou como apóstolos:

Lucas 6:12,13




Esforcem-se para viver em paz com todos e para serem santos;
sem santidade ninguém verá o Senhor.
Hebreus 12:14


Marcelo Tristão de Souza
Guamaré/RN



Compartilhando O amor de Deus
#Intercedendo por Amor








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui ...

Comentários