12 janeiro 2017

A luz que resplandece nas trevas

Haja Luz

A luz resplandece nas trevas



Pois Deus que disse: "Das trevas resplandeça a luz",
ele mesmo brilhou em nossos corações,
para iluminação do conhecimento da glória de Deus na face de Cristo.
2 Coríntios 4:6

           

            Neste maravilhoso texto, o Apóstolo Paulo nos traz a revelação do Espírito Santo como a luz tanto no mundo físico quanto no mundo espiritual. Baseando-se na criação da Terra, onde o primeiro passo foi criar a luz, vemos que as trevas de nossas vidas foram dissipadas pelo mesmo poder que criou todas as coisas.

A eles quis Deus dar a conhecer entre os gentios a gloriosa riqueza deste mistério, que é Cristo em vocês, a esperança da glória.

            Jesus é a Palavra Viva e também é a luz da vida, que estava com Deus na criação e está em nós resplandecendo a sua Glória e dissipando as trevas. Veja a genealogia espiritual do Senhor, relatada por João:

No princípio era aquele que é a Palavra. Ele estava com Deus, e era Deus.
Ela estava com Deus no princípio.
Todas as coisas foram feitas por intermédio dele; sem ele, nada do que existe teria sido feito.
Nele estava a vida, e esta era a luz dos homens.
A luz brilha nas trevas, e as trevas não a derrotaram.

            No princípio, Deus criou a luz, mas as trevas não foram criadas, pois, como concordam os Físicos, as trevas são simplesmente a ausência de luz.
            Nosso entendimento humano não pode explicar com certeza o que está no verso 4 do texto abaixo, pois no mundo que conhecemos, a separação entre luz e trevas não necessita de intervenção. O que podemos imaginar é que as palavras luz e trevas, neste contexto, não são o que hoje conhecemos assim.
            Digo isto pois o relato diz que o dia e a noite foram criados separadamente, como uma consequência desta separação.

No princípio Deus criou os céus e a terra.
Era a terra sem forma e vazia; trevas cobriam a face do abismo, e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas.
Disse Deus: "Haja luz", e houve luz.
Deus viu que a luz era boa, e separou a luz das trevas.

Deus chamou à luz dia, e às trevas chamou noite. Passaram-se a tarde e a manhã; esse foi o primeiro dia.

            A separação entre luz e trevas é eterna e vemos isto no mundo como algo imutável. A menor fagulha de luz pode ser vista de longe, se houver trevas. Tudo o que nosso olho pode discernir é a revelação do mundo feita pela luz. Tudo está em trevas, mas a luz revela todas as coisas. Creio que seja isto que Paulo estava expressando quando escreveu aos coríntios sobre a resplandecência da luz de Cristo em nós.
            A contextualização da salvação no evangelho de João e apresentada como uma constante batalha entre a luz e as trevas e, olhando como um todo, entre o bem e o mal, Deus e o Diabo, Jesus e Satanás.

"Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna.
Pois Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para condenar o mundo, mas para que este fosse salvo por meio dele.
Quem nele crê não é condenado, mas quem não crê já está condenado, por não crer no nome do Filho Unigênito de Deus.
Este é o julgamento: a luz veio ao mundo, mas os homens amaram as trevas, e não a luz, porque as suas obras eram más.
Quem pratica o mal odeia a luz e não se aproxima da luz, temendo que as suas obras sejam manifestas.
Mas quem pratica a verdade vem para a luz, para que se veja claramente que as suas obras são realizadas por intermédio de Deus".

João 3:16-21


            O relato metafórico sobre a queda de Lúcifer fala sobre as trevas lutando para ocupar o lugar da luz. Como isto é impossível, ele foi lançado nas trevas, pois foi esta sua escolha:

Como você caiu dos céus, ó estrela da manhã, filho da alvorada! Como foi atirado à terra, você, que derrubava as nações!

            Veja a explicação do termo “Lúcifer”:

Lúcifer é a tradução da Bíblia do Rei Jaime para a palavra em hebraico הֵילֵל em Isaiah 14:12.[1] Esta palavra, transliterada hêlêl[1] ou heylel,[2] aparece apenas uma vez na Bíblia Hebraica[1]e de acordo com a influência da versão do Rei Jaime significa "o brilhante, estrela da manhã, Lúcifer".[2] A palavra Lúcifer provém da Vulgata,[3][4] que traduz הֵילֵל como lúcifer, Isaías 14:12[5][6] significando "a estrela da manhã, o planeta Vênus", ou, como um adjetivo, "portador da luz".[7] O Septuaginta traduz הֵילֵל para grego como ἑωσφόρος[8][9][10][11][12](heōsphoros),[13][14][15] um nome, literalmente "o que traz o anoitecer", para a estrela da manhã.[16]

            O Profeta Ezequiel traz outro relato metafórico sobre Lúcifer e podemos ver o momento em que as trevas tentaram ofuscar a luz, pois a palavra traduzida aqui por “maldade” pode também ser encontrada em outras versões com a tradução mais equivalente a “trevas”.

Você estava no Éden, no jardim de Deus; todas as pedras preciosas o enfeitavam: sárdio, topázio e diamante, berilo, ônix e jaspe, safira, carbúnculo e esmeralda. Seus engastes e guarnições eram feitos de ouro; tudo foi preparado no dia em que você foi criado.
Você foi ungido como um querubim guardião, pois para isso eu o determinei. Você estava no monte santo de Deus e caminhava entre as pedras fulgurantes.
Você era inculpável em seus caminhos desde o dia em que foi criado até que se achou maldade em você.

            Lúcifer significa estrela e sabemos que estrelas não tem luz própria e sim, refletem a luz. Neste caso, a iniquidade cresceu ao ponto de suas trevas serem visíveis mesmo perante a luz. Ele escolheu as trevas e sua escolha acabou sendo aceita por 1/3 dos anjos de Deus:

E a sua cauda levou após si a terça parte das estrelas do céu, e lançou-as sobre a terra;

            O querubim guardião agora se tornara “Satanás”, ou  “Diabo”, ou seja, o “Adversário”.

Diabo (do latim diabolus, por sua vez do grego διάβολος, transl. diábolos, "caluniador", ou "acusador"[1]) é o título mais comum atribuído à entidade sobrenatural maligna da tradição cristã. É tratado como a representação do mal, em sua forma original de um anjo querubim, responsável pela guarda celestial,[2] que foi expulso dos Céus por ter criado uma rebelião de anjos contra Deus com o intuito de tomar-lhe o trono.[3] 

            Não há dúvidas de que a serpente que instigou as trevas no coração da mulher, no Jardim do Éden, foi o próprio Diabo, com a intenção de obter o domínio na Terra, da mesma maneira que tentou no Céu.
             No Jardim do Éden, a serpente era um animal selvagem e astuto. Se lemos o texto de Genesis 3 com mais atenção, veremos algumas de suas características:
a)      Fala- A serpente iniciou um diálogo com a mulher;
b)      Inteligência - Planejou cada palavra com grande astúcia;
c)      Sociabilidade – O diálogo foi normal, demonstrando até mesmo uma certa intimidade;

Após conseguir seu intuito, foi amaldiçoada por Deus e vemos que houve mudança em sua forma e natureza, passando agora a rastejar no pó.
Esta observação da serpente nos mostra que Satanás não pode falar diretamente com as pessoas, como alguns religiosos de diversas áreas, até mesmo cristãos, costumam afirmar. Ele precisou de um corpo com características específicas que tornassem a comunicação possível e isto está totalmente de acordo com os casos onde espíritos se apoderam de pessoas.
 Após a entrada das trevas (iniquidade) neste mundo, Satanás passou a ter acesso à essas trevas e se tornou o “deus deste século”, que Paulo também chama de “mundo de trevas”.

Mas, se ainda o nosso evangelho está encoberto, para os que se perdem está encoberto.
Nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus.

Vistam toda a armadura de Deus, para poderem ficar firmes contra as ciladas do diabo, pois a nossa luta não é contra pessoas, mas contra os poderes e autoridades, contra os dominadores deste mundo de trevas, contra as forças espirituais do mal nas regiões celestiais.

            O homem foi criado para ser o representante de Deus na terra e exercer domínio sobre tudo:

Então disse Deus: "Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança. Domine ele sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os animais grandes de toda a terra e sobre todos os pequenos animais que se movem rente ao chão".
Criou Deus o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.
Deus os abençoou, e lhes disse: "Sejam férteis e multipliquem-se! Encham e subjuguem a terra! Dominem sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu e sobre todos os animais que se movem pela terra".

            Após a queda, este domínio passou a ser usurpado por Satanás, que passou a agir contra toda a criação, contaminando tudo o que Deus criou.
            No momento em que a serpente foi amaldiçoada, o Plano de Salvação já começou a ser desenrolado, com a promessa da vinda do Descendente da Mulher:

Porei inimizade entre você e a mulher, entre a sua descendência e o descendente dela; este lhe ferirá a cabeça, e você lhe ferirá o calcanhar.

            Esta é a primeira profecia sobre a Vitória de Cristo na Cruz e mostra que o Diabo estava condenado desde o princípio:

Quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo.
Do pecado, porque os homens não crêem em mim; da justiça, porque vou para o Pai, e vocês não me verão mais; e do juízo, porque o príncipe deste mundo já está condenado.

            Imediatamente após a entrada das trevas no mundo, a luz já começava a brilhar através da esperança, pois o amor de Deus não permitiria que sua criação permanecesse escravizada pelas trevas.
            Satanás um dia já foi a Estrela da Manhã, mas perdeu a capacidade de refletir o brilho da glória de Deus, pois as trevas dominaram a sua natureza, mas Deus nos enviou Seu filho, que é a Resplandecente Estrela da Manhã e brilhará para sempre:

"Eu, Jesus, enviei o meu anjo para dar a vocês este testemunho concernente às igrejas. Eu sou a Raiz e o Descendente de Davi, e a resplandecente Estrela da Manhã".
           
            Testemunho concernente às Igrejas é algo maravilhoso, mas veremos agora o testemunho que Jesus dá à Igreja como um todo:

Entretanto, não há comparação entre a dádiva e a transgressão. Pois se muitos morreram por causa da transgressão de um só, muito mais a graça de Deus, isto é, a dádiva pela graça de um só homem, Jesus Cristo, transbordou para muitos!
Não se pode comparar a dádiva de Deus com a consequência do pecado de um só homem: por um pecado veio o julgamento que trouxe condenação, mas a dádiva decorreu de muitas transgressões e trouxe justificação.
 Se pela transgressão de um só a morte reinou por meio dele, muito mais aqueles que recebem de Deus a imensa provisão da graça e a dádiva da justiça reinarão em vida por meio de um único homem, Jesus Cristo.

O que o Senhor nos garante é que, mesmo que este mundo seja de trevas, permanecendo nEle encontraremos a luz e mais do que isto, com Ele dissiparemos as trevas não apenas em nós, mas em todo o mundo:

 Falando novamente ao povo, Jesus disse: "Eu sou a luz do mundo. Quem me segue, nunca andará em trevas, mas terá a luz da vida".
João 8:12

"Vocês são a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade construída sobre um monte.
E, também, ninguém acende uma candeia e a coloca debaixo de uma vasilha. Pelo contrário, coloca-a no lugar apropriado, e assim ilumina a todos os que estão na casa.
Assim brilhe a luz de vocês diante dos homens, para que vejam as suas boas obras e glorifiquem ao Pai de vocês, que está nos céus".

            A motivação desta reflexão e de todas as outras encontradas no blog http://intercedendoporamor.blogspot.com.br/ é glorificar ao nome do Pai e do Nosso Senhor Jesus Cristo e também incentivar à Igreja ao nobre ministério da Intercessão.
            Para que Sejamos a geração que trará o avivamento através de nossa intercessão amorosa e contínua, precisamos andar na luz diariamente e refletir esta luz onde quer que o Senhor nos envie, fisicamente ou em oração.

Declaro esta Palavra Profética para todos os intercessores, que estão ativos e também os que o Senhor está ativando, em todos os lugares deste mundo que ainda está em trevas, mas onde brilha a luz de Cristo através de um povo que ama a Deus mais que o ouro, a prata ou suas próprias vidas:

Esta é a mensagem que dele ouvimos e transmitimos a vocês:
Deus é luz; nele não há treva alguma.
Se afirmarmos que temos comunhão com ele, mas andamos nas trevas,
mentimos e não praticamos a verdade.
Se, porém, andamos na luz, como ele está na luz, temos comunhão uns com os outros,
e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado.
1 João 1:5-7




Envia a tua luz e a tua verdade; elas me guiarão e me levarão ao teu santo monte, ao lugar onde habitas.
Então irei ao altar de Deus, a Deus, a fonte da minha plena alegria. Com a harpa te louvarei, ó Deus, meu Deus!



A tua palavra é lâmpada que ilumina os meus passos
e luz que clareia o meu caminho.





Pois Deus que disse: "Das trevas resplandeça a luz", ele mesmo brilhou em nossos corações,
para iluminação do conhecimento da glória de Deus na face de Cristo.
Mas temos esse tesouro em vasos de barro, para mostrar que este poder que a tudo excede
provém de Deus, e não de nós.
2 Coríntios 4:6,7



Portanto, pode também salvar perfeitamente os que por ele se chegam a Deus,
vivendo sempre para interceder por eles.

Jesus é o intercessor perfeito e nós somos privilegiados
por poder participar com Ele.





Marcelo Tristão de Souza
Guamaré/RN



Compartilhando O amor de Deus
#Intercedendo por Amor




Blogger

Google+

Facebook

Email



Um comentário:

  1. Ah!!! amei ter encontrado na net esses estudos sobre intercessão.
    Parabéns!!!! Que o nosso Deus continue te capacitando e te usando p ensinar e abençoar vidas obrigada.
    Estou fazendo um trabalho sobre intercessão p o seminário e busco ferramentas o esse fim. /Deus te abençõe.

    ResponderExcluir

Comente aqui ...

Comentários