17 março 2015

Intercedendo por Amor





Portanto ele é capaz de salvar definitivamente aqueles que, por meio dele, aproximam-se de Deus, pois vive sempre para interceder por eles.



Jesus é o intercessor perfeito e nós somos privilegiados
por poder participar da intercessão com Ele.
Isto é a maior manifestação de amor que podemos oferecer uns aos outros.
Sentir a dor do próximo e se colocar por ele perante Deus,
isto é amor
isto é:

Interceder por amor.

E Jesus, vendo a fé deles, disse ao paralítico:
Filho, perdoados estão os teus pecados.
Marcos 2:5


            O principal propósito da intercessão, pelo menos na minha vida, é ver a benção de Deus fluir na vida das pessoas que Ele nos direciona para orar e isto só têm valor se for guiado pelo mesmo amor que foi demonstrado pelos homens citados no texto acima.
            Quando leio o contexto, vejo este mesmo amor transbordando e nos trazendo um grande ensinamento prático. A fé deve ser movida pelo amor. Leia o texto:

E alguns dias depois entrou outra vez em Cafarnaum, e soube-se que estava em casa.
E logo se ajuntaram tantos, que nem ainda nos lugares junto à porta cabiam; e anunciava-lhes a palavra.
E vieram ter com ele conduzindo um paralítico, trazido por quatro.
E, não podendo aproximar-se dele, por causa da multidão, descobriram o telhado onde estava, e, fazendo um buraco, baixaram o leito em que jazia o paralítico.
E Jesus, vendo a fé deles, disse ao paralítico: Filho, perdoados estão os teus pecados.

Vemos aqui o padrão de atitude que o Senhor espera dos seus intercessores.
Amor, desprendimento e insistência. Mas o que vejo nas reuniões de intercessão hoje em dia, não chega nem perto de se parecer com nenhuma destas características. Sei que as reuniões não são a intercessão propriamente dita, mas apenas momentos de comunhão entre intercessores na busca de alinhamento com a vontade do Pai. Estas reuniões só serão frutíferas se tiverem este objetivo: alinhamento com o amor de Deus pelas almas que estão sofrendo.
Quantas pessoas de nosso círculo social estão na mesma condição do paralítico da narrativa acima?
Quantas destas pessoas estão na nossa agenda de intercessão?
Quantos de nós estão dispostos a levar estas pessoas até a presença de Jesus, mesmo que seja necessário carregar nos braços e invadir a casa pelo telhado?
Este é o amor que o Senhor espera de nós:

E Jesus, vendo a fé deles, disse ao paralítico:
Filho, perdoados estão os teus pecados.
Marcos 2:5

Eis aí a maravilha do amor de Cristo.
É muito bom se maravilhar com a narrativa do paralítico que foi curado, mas é imprescindível sentir o desespero pelos milhares e milhares de paralíticos que nunca foram sequer mencionados na presença do Senhor. É imprescindível amar todos os paralíticos deste mundo, tanto os que sofrem paralisia física quanto os que sofrem do grande mal destes dias, que é a paralisia emocional.
 Este é o desafio que o Senhor nos deixa nestes tempos de apostasia, incredulidade e egoísmo.
Creio que nosso desafio é mais difícil do que o daqueles homens que carregaram o paralítico de Cafarnaum até a presença do Senhor. A diferença está não apenas na necessidade emocional que geralmente é mais difícil de lidar do que a física, mas também na fé e amor dos que se dispõe a realizar a tarefa. Infelizmente, a maioria dos que se julgam capacitados para a tarefa de carregar paralíticos, estão em situação igual ou mesmo pior do que eles.
A maioria de nós intercessores, nas primeiras dificuldades, abandonam os paralíticos no meio do caminho e saem à procura de outros talvez mais fáceis de carregar. Será que esta atitude é fruto da falta de fé ou há algo mais que nos impede de levar a tarefa até o fim?
Creio realmente que o que falta não é apenas fé, mas o motor que impulsiona a fé para agir e não desistir: O AMOR.
 O Apóstolo Paulo nos ajuda a entender mais a fundo este problema:

Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três, mas o maior destes é o amor.

Graças a Deus pela Sua Palavra que nos guia e liberta.
Esta frase foi trazida até nós pelas mãos do Apóstolo, mas veio diretamente do coração do Pai e é perfeita para nos iluminar e alinhar nossa débil vontade com a dEle.
Vemos três elementos que nos parecem dispersos, mas que o Senhor apresenta como uma sequência crescente e interdependente.
No contexto da intercessão, esta sequência é a diferença entre orar e interceder. A fé nos leva a orar por alguém, a esperança nos leva a querer algo mais do que apenas orar e o amor nos leva a interceder. Nossos sentidos humanos fazem crer que, no final está o amor, mas quando chegamos ao amor e olhamos para trás, percebemos que, desde o começo, era o amor quem nos atraia para o desafio da intercessão.

O desafio que quero lançar para os Intercessores vai um pouco além de interceder pelo paralítico que está sendo levado até a presença do Senhor. Nosso desafio é interceder pelos que irão carregar os paralíticos, ou seja, interceder pelos intercessores.

Confessai as vossas culpas uns aos outros, e orai uns pelos outros, para que sareis. A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos.
  
            Foi com esta intenção que criei o blog Intercedendo por amor .
            Assim como existem cegos guiando cegos, também temos paralíticos tentando carregar paralíticos.
            Muitas vezes me sinto como o mais debilitado destes paralíticos, mas então o amor de Deus me aperta de todas as formas e me guia de volta ao propósito que Ele espera de mim e do(a) amado(a) leitor(a) também.  
            Precisamos urgentemente nos alinhar com o amor de Deus e dar prioridade aos propósitos do Pai.
Nos últimos meses, uma das melhores bênçãos que descobri foi que interceder não é uma obrigação e sim, um privilégio que deve ser conquistado.

Regozijai-vos sempre no Senhor; outra vez digo, regozijai-vos.
Seja a vossa eqüidade notória a todos os homens.
Perto está o Senhor.
Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças.
E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus.




O Deus que concede perseverança e ânimo dê-lhes um espírito de unidade, segundo Cristo Jesus, para que com um só coração e uma só boca vocês glorifiquem ao Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo.












Marcelo Tristão de Souza
Guamaré/RN



Não esqueça de deixar seu comentário.

Compartilhando O amor de Deus








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui ...

Comentários