03 agosto 2017

Intercessão com propósito

Intercessão com propósitos



A intenção dessa graça era que agora, mediante a igreja, a multiforme sabedoria de Deus se tornasse conhecida dos poderes e autoridades nas regiões celestiais,
Efésios 3:10



            Quero compartilhar a leitura que estou fazendo nestes dias e que tem me inspirado muito:



          
         O homem que orava, de Francisco A. McGaw. – CPAD. Abaixo o link para baixar, mas vale a pena comprar e reler várias vezes.

Segue um trecho importantíssimo para o propósito que venho buscando:

Em todos os avivamentos há sempre duas partes, a divina e a humana. No avivamento de Gales, a parte divina foi gran­demente acentuada. Evã Roberts, o líder, sob a direção de Deus, parecia um instru­mento passivo movido assombrosamente nas vigílias da noite pelo Espírito Santo. Não havia organização e muito pouco de pregação - quase nada de parte humana. O avivamento de Sialkot, apesar de ser também dos céus, não parecia tão espontâneo. Havia, sob a direção de Deus, organi­zação, e planos foram feitos. E havia tam­bém períodos prolongados de oração.
Antes de continuar a mostrar a impor­tância do instrumento humano, quero mencionar a associação de oração de Punjab. Essa associação foi organizada mais ou menos no tempo da primeira convenção em Sialkot (1904). Os princípios dessa as­sociação estão redigidos em forma de perguntas, que eram assinaladas por aqueles que desejassem tornar-se membros, con­forme lemos abaixo:
  1. "Estás orando, pedindo um aviva­mento para a tua vida, para a vida dos teus companheiros de trabalho e para a Igreja?
  2.  "Estás anelando mais poder do Espí­rito Santo na tua própria vida e serviço, e estás convicto de que não podes avançar sem esse poder?
  3.  "Orarás pedindo graça pra não te envergonhares de Jesus?
  4.  "Crês que a oração é um grande meio de alcançar um despertamento espiritual?
  5.   "Reservarás trinta minutos diaria­mente, logo após o meio-dia, para orar pe­dindo esse despertamento, e estás pronto a orar até que venha o despertamento?"
Extraído de: O homem que orava - Francisco A. McGaw – Pg 15-17


            Em toda a vida do apóstolo da oração, como também é conhecido o Sr. John Hyde, vemos claramente a ligação entre a intercessão e o despertamento espiritual, também chamado de avivamento. Este era o exemplo que procurei por algum tempo, desde que iniciei no interesse pelos assuntos de despertamento espiritual, avivamento e intercessão. Sei bem que Jesus e depois o Apóstolo Paulo são o grande exemplo que podemos estudar, e este é o exemplo que o Espírito Santo revelou ao Sr. Hyde.
            Jesus é o Intercessor por excelência e seus seguidores mais fervorosos nos servem de encorajamento para buscar este ministério tão importante para a Igreja.
            A leitura deste pequeno livro confirmou o que já havia visto nos evangelhos e nas cartas de Paulo, que é o segundo batismo, como base para a verdadeira vida de oração.
            O primeiro batismo é o início do revestimento de poder do alto, quando o Espírito Santo se torna mais atuante e nós nos tornamos mais conscientes de Sua atuação. Mas como já disse, este é somente o começo do revestimento de que Jesus falou pouco antes de voltar para o Pai:

Mas receberão poder quando o Espírito Santo descer sobre vocês, e serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra".

            Geralmente nos focamos no fato de receber o poder e não prestamos muita atenção no restante do texto. Este poder nos daria a capacidade de nos tornarmos testemunhas do próprio Senhor Jesus. Agora eu pergunto: O que significa ser testemunha?

Significado de Testemunha

substantivo feminino - Pessoa que relata o que viu ou ouviu:

            Se a definição parece curta, não se engane, pois o real significado é bastante complexo.
            Se nos apresentamos perante uma pessoa para testemunhar sobre o nascimento virginal de Jesus, podemos apresentar como base o texto bíblico e estaríamos parcialmente corretos, mas tal testemunho só poderá ser validado com a apresentação de uma segunda testemunha e é neste ponto que entra a revelação do que está no texto de Atos 1:8.
            Esta segunda testemunha é a própria pessoa do Espírito Santo, que testifica em nossa vida e valida tudo o que explanamos. O Espírito Santo é a real testemunha de todo o desenrolar do plano de salvação, desde o início, no Jardim do Éden, até a Ascenção do Senhor Jesus, na volta ao lar. Ele esteve com Jesus em todos os momentos. Desde Nazaré até o Gólgota, o Espírito estava lá presente, juntamente com discípulos, familiares, apóstolos e a multidão, mas vemos alguns momentos em que ninguém mais poderia estar presente para acompanhar e testemunhar fielmente os fatos. Somente o Espírito pode ser a verdadeira testemunha de todos os fatos e é isso que Ele nos oferece. Uma parceria no testemunho de todo o plano de salvação.


Na concepção:

Perguntou Maria ao anjo: "Como acontecerá isso, se sou virgem? "
O anjo respondeu: "O Espírito Santo virá sobre você, e o poder do Altíssimo a cobrirá com a sua sombra. Assim, aquele que há de nascer será chamado santo, Filho de Deus.

No batismo:

Assim que Jesus foi batizado, saiu da água. Naquele momento os céus se abriram, e ele viu o Espírito de Deus descendo como pomba e pousando sobre ele.

            Na tentação e vitória do deserto:

Então Jesus foi levado pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo.

            Há vários fatos narrados nos evangelhos que somente o Espírito Santo poderia ter revelado aos escritores, pois era impossível para qualquer pessoa presenciar.
            Quando anunciava a vinda do Espírito Santo, Jesus revelou que esta era uma das principais tarefas que Ele desempenharia entre a Igreja:

"Tudo isso lhes tenho dito enquanto ainda estou com vocês.
Mas o Conselheiro, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, lhes ensinará todas as coisas e lhes fará lembrar tudo o que eu lhes disse.

            Ensinar e fazer lembrar das Palavras do Senhor é o testemunho do Espírito em nossas vidas, mas há algo mais nesta tarefa de testemunhar:

"Quando vier o Conselheiro, que eu enviarei a vocês da parte do Pai, o Espírito da verdade que provém do Pai, ele testemunhará a meu respeito.
E vocês também testemunharão, pois estão comigo desde o princípio".

            Vemos aqui que o testemunho para nós, tantos séculos após estes fatos, é possível pela atuação do Espírito Santo em nós.
            Este é o poder de ser testemunha.
Se não aceitássemos o testemunho do Espírito Santo, seria impossível crer na veracidade das escrituras.
            Conforme nos familiarizamos com o testemunho do Espírito, passamos a ter comunhão com o Senhor Jesus, pois a Palavra se torna muito mais do que texto; Ela se torna vida e alimento.

Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra.

            O batismo do Espírito Santo é o princípio para que o poder da Palavra seja real em nós. Este batismo é essencial para a caminhada com Cristo, mas não é o único que o Senhor espera que busquemos.
            Quanto mais nos aprofundamos na comunhão com o Verbo Vivo, mais sentimos que há algo mais que precisamos alcançar. Este algo mais é o batismo de sangue, ou seja, o batismo no sofrimento de Cristo.
            Vemos que este é um assunto pouco debatido em nossos dias, mas que está claro na vida dos primeiros cristãos.
            No contexto onde encontramos um grandioso ensino sobre liderança, veremos que o início se dá com este segundo batismo:

"O que vocês querem que eu lhes faça? ", perguntou ele.
Eles responderam: "Permite que, na tua glória, nos assentemos um à tua direita e o outro à tua esquerda".
Disse-lhes Jesus: "Vocês não sabem o que estão pedindo. Podem vocês beber o cálice que eu estou bebendo ou ser batizados com o batismo com que estou sendo batizado? "

            Jesus faz a pergunta e responde afirmativamente, mesmo sabendo que não era a resposta que esperavam ouvir.
            Leia o restante do contexto e então veja que este segundo batismo é o único meio para que alguém possa alcançar a capacitação de ser um líder dentro dos parâmetros que o Senhor espera de Sua Igreja.

"Podemos", responderam eles. Jesus lhes disse: "Vocês beberão o cálice que estou bebendo e serão batizados com o batismo com que estou sendo batizado; mas o assentar-se à minha direita ou à minha esquerda não cabe a mim conceder. Esses lugares pertencem àqueles para quem foram preparados".
Quando os outros dez ouviram essas coisas, ficaram indignados com Tiago e João.
Jesus os chamou e disse: "Vocês sabem que aqueles que são considerados governantes das nações as dominam, e as pessoas importantes exercem poder sobre elas.
Não será assim entre vocês. Pelo contrário, quem quiser tornar-se importante entre vocês deverá ser servo; e quem quiser ser o primeiro deverá ser escravo de todos.
Pois nem mesmo o Filho do homem veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos".

            Muitos tratam todo este texto como sendo dois ensinos separados, mas não entendo como se pode fazer tal separação. Certamente que o Senhor utilizou um fato para então ilustrar e elaborar o ensino.
            O pedido daqueles homens agradou ao Senhor e então foi usado como ilustração para ensinar sobre a verdadeira liderança.
            Somente quem está disposto a sofrer pelos outros tem entendimento do que seja liderar.
            Um dos grandes males da Igreja e o entendimento errado do conceito de liderança que está neste contexto acima. A chave para entendermos o que Jesus ensinou está na afirmação: Não será assim entre vocês.
            O conceito natural, vivenciado na vida comum não pode servir de base para o conceito de liderança que o Senhor espera de Seu povo.
            No mundo, liderar é estar à frente de um empreendimento, dando direcionamentos para atingir um determinado alvo.
            Na vida cristã, liderar é servir e ser o primeiro a estar disposto a fazer a vontade de Deus, não importa o preço a ser pago, mesmo que a própria vida.
            O texto de Marcos apresenta o pedido de ser líder feito por Tiago e João, mas no livro de Mateus, vemos que quem fez o pedido foi a mãe deles.
           
Então, aproximou-se de Jesus a mãe dos filhos de Zebedeu com seus filhos e, prostrando-se, fez-lhe um pedido.
"O que você quer? ", perguntou ele. Ela respondeu: "Declara que no teu Reino estes meus dois filhos se assentarão um à tua direita e o outro à tua esquerda".

            Será que estamos dispostos a fazer este pedido ao Senhor, sabendo que a resposta é viver uma vida totalmente contrária ao mundo dos homens e entrar nos moldes do Reino de Deus?
            Assim como aqueles homens não esperavam tal resposta, a mãe deles também deve ter se surpreendido e até mesmo voltado atrás, mas o ensino ficou perpetrado. Liderar é servir. Ser grande é ser o menor servo possível.
            Este ensino se tornou a base da teologia de Paulo, moldando totalmente sua vida e ministério.
            Veja o ensino que ele traz aos filipenses:

Seja a atitude de vocês a mesma de Cristo Jesus, que, embora sendo Deus, não considerou que o ser igual a Deus era algo a que devia apegar-se; mas esvaziou-se a si mesmo, vindo a ser servo, tornando-se semelhante aos homens. E, sendo encontrado em forma humana, humilhou-se a si mesmo e foi obediente até à morte, e morte de cruz!
Por isso Deus o exaltou à mais alta posição e lhe deu o nome que está acima de todo nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, no céu, na terra e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para a glória de Deus Pai.

            Como o (a) amado(a) leitor(a) já deve ter percebido, o que quero dizer com tudo isto, é que o propósito da vida de intercessão é servir ao próximo, doando a própria vida, se possível for.
            A intercessão é o serviço mais precioso que se pode fazer em prol de alguém, pois é desta forma que cumprimos com o ministério de Cristo:

Portanto ele é capaz de salvar definitivamente aqueles que, por meio dele, aproximam-se de Deus, pois vive sempre para interceder por eles.

            Na carta aos efésios, Paulo dá um exemplo prático de como exercer este ministério em prol do tão esperado despertamento espiritual que tirará a Igreja destes tempos de apostasia e a colocará na posição que o Senhor espera:

Maridos, amem suas mulheres, assim como Cristo amou a igreja e entregou-se a si mesmo por ela para santificá-la, tendo-a purificado pelo lavar da água mediante a palavra, e apresentá-la a si mesmo como igreja gloriosa, sem mancha nem ruga ou coisa semelhante, mas santa e inculpável.

            A oração de intercessão pelo despertamento espiritual daquele povo e de todos os cristãos, em todos os tempos está exemplificada nas duas orações de Paulo pelos efésios e deve ser um guia para que busquemos mais e mais do Espírito Santo, que intercede conosco, quando nos dispomos a fazer o que o Senhor espera de nós.

Por essa razão, desde que ouvi falar da fé que vocês têm no Senhor Jesus e do amor que demonstram para com todos os santos, não deixo de dar graças por vocês, mencionando-os em minhas orações.
Peço que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o glorioso Pai, lhes dê espírito de sabedoria e de revelação, no pleno conhecimento dele.
Oro também para que os olhos do coração de vocês sejam iluminados, a fim de que vocês conheçam a esperança para a qual ele os chamou, as riquezas da gloriosa herança dele nos santos e a incomparável grandeza do seu poder para conosco, os que cremos, conforme a atuação da sua poderosa força.
Esse poder ele exerceu em Cristo, ressuscitando-o dos mortos e fazendo-o assentar-se à sua direita, nas regiões celestiais, muito acima de todo governo e autoridade, poder e domínio, e de todo nome que se possa mencionar, não apenas nesta era, mas também na que há de vir.
Deus colocou todas as coisas debaixo de seus pés e o designou como cabeça de todas as coisas para a igreja, que é o seu corpo, a plenitude daquele que enche todas as coisas, em toda e qualquer circunstância.

Por essa razão, ajoelho-me diante do Pai, do qual recebe o nome toda a família nos céus e na terra.
Oro para que, com as suas gloriosas riquezas, ele os fortaleça no íntimo do seu ser com poder, por meio do seu Espírito, para que Cristo habite em seus corações mediante a fé; e oro para que vocês, arraigados e alicerçados em amor, possam, juntamente com todos os santos, compreender a largura, o comprimento, a altura e a profundidade, e conhecer o amor de Cristo que excede todo conhecimento, para que vocês sejam cheios de toda a plenitude de Deus.
Àquele que é capaz de fazer infinitamente mais do que tudo o que pedimos ou pensamos, de acordo com o seu poder que atua em nós, a ele seja a glória na igreja e em Cristo Jesus, por todas as gerações, para todo o sempre! Amém!


INTERCESSÃO:
Que o propósito de nossas vidas seja servir, intercedendo pelos outros com amor, dedicação e servidão, não levando em conta nossas próprias vidas, mas nos doando de todas as formas possíveis.



O Espírito e a noiva dizem: "Vem! " E todo aquele que ouvir diga: "Vem! " Quem tiver sede, venha; e quem quiser, beba de graça da água da vida.
Apocalipse 22:17




Portanto, pode também salvar perfeitamente os que por ele se chegam a Deus,
vivendo sempre para interceder por eles.

Jesus é o intercessor perfeito e nós somos privilegiados
por poder participar com Ele.




Marcelo Tristão de Souza
Guamaré/RN



Blogger

Google+

Facebook

Compartilhando O amor de Deus
#Intercedendo por Amor

EU E MINHA CASA







Fiz uma rápida inspeção e imediatamente disse aos nobres, aos oficiais e ao restante do povo: "Não tenham medo deles. Lembrem-se de que o Senhor é grande e temível, e lutem por seus irmãos, por seus filhos e por suas filhas, por suas mulheres e por suas casas". 

Neemias 4:14

Seu comentário é importante ...

Um comentário:

Comente aqui ...

Comentários