09 fevereiro 2021

REINO X IMPÉRIO



Depois, virá o fim, quando tiver entregado o Reino a Deus, ao Pai, e quando houver aniquilado todo império e toda potestade e força.

1 Coríntios 15:24

            Compreender a diferença entre Reino de Deus e Império das Trevas é a chave para entender o caos que o mundo vive deste a queda de Adão.

Os termos reino e império são muitas vezes empregados como sinônimos, representando os domínios de um soberano, mas isto não é totalmente correto.

            Há uma grande diferença entre estes termos, referente ao tipo de domínio exercido, ou seja, um se refere ao domínio de direito de um soberano sobre o povo de determinada área, que é o Reino, já o Império não é um domínio de direito, mas sim um domínio conquistado pela força ou outras circunstancias.

           

Veja este texto da Revista Superinteressante:

 

A questão da extensão territorial é relevante, mas talvez a diferença mais importante entre os dois conceitos seja outra: o rei governa seu próprio povo, enquanto o imperador é soberano de outros povos, conquistados não só pela força, mas também pelo poder econômico ou pela eficiência diplomática.

Um bom exemplo para diferenciar os dois conceitos é o do reino inglês.

Com a conquista de territórios fora da Grã-Bretanha a partir do século 16, ele passaria a ser chamado de Império Britânico. Isso até perder quase todas as suas últimas colônias no século 20 e voltar a ser apenas um reino.

Leia mais em: https://super.abril.com.br/mundo-estranho/qual-a-diferenca-entre-imperio-e-reino/

 

Esta é a ideia que o Apóstolo Paulo apresenta no texto do início desta reflexão e também no seguinte:

 

Ele nos tirou da potestade das trevas e nos transportou para o Reino do Filho do seu amor,
Colossenses 1:13

 

            Desde o início, o Diabo usa o engano, falsidade e mentira para manter e expandir o seu domínio usurpado de Deus lá no Jardim do Éden, quando veio à tona o desejo humano de ser independente de Deus e conhecer o bem e o mal.

            Após ser lançado fora do Jardim, o homem começou sua luta para se aproximar novamente de Deus, através de ofertas e sacrifícios, mas novamente o Diabo plantou o erro e fundou a Religiosidade através da oferta de Caim.

            Após a morte de Abel, nasceu Sete e este reiniciou a linhagem dos que buscam a Deus em obediência, em oposição à linhagem de Caim, que continuou a desenvolver a religiosidade e buscava agradar o próprio ventre.

Com o passar do tempo, a religiosidade assumiu o controle e se transformou em egocentrismo extremo, gerando o mal extremo e então foi se expandindo e se adaptando, até ao ponto de Deus intervir.

           

E viu o Senhor que a maldade do homem se multiplicara sobre a terra e que toda imaginação dos pensamentos de seu coração era só má continuamente.
Gênesis 6:5

 

Com isto, veio Noé, da linhagem de Sete, e o dilúvio aniquilou a corrupção humana.

Só que não

            Após o dilúvio, Deus nos dá a entender que o homem continuaria corrompido até o fim, pois sabemos que o Plano de Salvação não era a Arca de Noé, mas a Arca de Deus criada em Cristo, que é a Igreja.

            Veja a declaração de Deus:

 

E o Senhor cheirou o suave cheiro e disse o Senhor em seu coração: Não tornarei mais a amaldiçoar a terra por causa do homem, porque a imaginação do coração do homem é má desde a sua meninice; nem tornarei mais a ferir todo vivente, como fiz.

Enquanto a terra durar, sementeira e sega, e frio e calor, e verão e inverno, e dia e noite não cessarão.

Gênesis 8:21,22

 

            E também não cessará luz e trevas, verdade e mentira, até que se cumpra o que Paulo disse no verso chave desta reflexão:

 

Depois, virá o fim, quando tiver entregado o Reino a Deus, ao Pai, e quando houver aniquilado todo império e toda potestade e força.

1 Coríntios 15:24

 

            A causa de a imaginação do homem ser má desde a sua meninice é a falsidade plantada pelo Diabo e que foi herdade por toda a humanidade.

            A primeira manifestação desta falsidade foi o ato religioso egocêntrico de Caim e esta religiosidade nunca cessou, mas cresceu e se adaptou, corrompendo todas as gerações futuras.

            Todos os povos da Terra têm suas próprias formas de religiosidade, buscando seus próprios deuses da maneira que mais lhes agradam, e isto é chamado de “diversidade cultural”.

A linhagem de Sete busca a cultura do Reino,

e a linhagem de Caim busca a diversidade cultural do Império

 

            Foi neste quadro caótico que nasceu Jesus, o segundo Adão, que encerraria a cultura de sacrifícios da linhagem de Sete, pois esta estava totalmente misturada com a diversidade cultural das ofertas de Caim.

            O Rei dos reis veio para bater de frente com o Império das trevas e começou a batalha exatamente trazendo uma forma pura e simples de o homem se achegar a Deus:

 

Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida.

Ninguém vem ao Pai senão por mim.

João 14:6

 

            O Rei decretou o fim dos sacrifícios e da religiosidade, centralizando toda a busca no amor a Deus e ao próximo. Esta seria a nova Lei que aproximaria o homem de Deus, criador e criatura, sem intermediários e sem rituais.

 

Mestre, qual é o grande mandamento da lei?

E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento.

Este é o primeiro e grande mandamento.

E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.

Desses dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas.

Mateus 22:36-40

 

            A religião, que é definida como a forma de ligação entre adoradores e divindades, passou a ter outro significado, conforme Tiago nos diz:

 

A religião pura e imaculada para com Deus, o Pai, é esta: visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações e guardar-se da corrupção do mundo.

Tiago 1:27

 

            A partir do sacrifício do Cordeiro de Deus, toda a religiosidade passaria a fazer parte exclusivamente do Império das Trevas:

            Muitos séculos antes, Deus já havia revelado esta realidade através do profeta Samuel:

 

Porém Samuel disse: Tem, porventura, o Senhor tanto prazer em holocaustos e sacrifícios como em que se obedeça à palavra do Senhor? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar; e o atender melhor é do que a gordura de carneiros.

1 Samuel 15:22

 

            A Lei exigia sacrifícios e ofertas, mas o princípio era sempre a obediência à vontade de Deus, mas os homens não compreendiam isto e transformaram a Lei em rituais sem significado, segundo o engano dos seus corações e expandindo o Império de Trevas.

            O primeiro Rei de Israel foi Saul, que abandonou o Reino de Deus e deu início a um império particular, seguindo seus instintos e vontades.

Após Saul, Deus levantou a Davi, que seria um Rei segundo o coração de Deus, ou seja, reinaria guiado pelo temor e amor a Deus, expandindo o Reino de Deus entre os homens. Por isto Jesus é chamado Filho de Davi. A obediência de Davi fez com que Deus lhe garantisse um reino eterno, que seria cumprido pelo Rei dos Reis.

No nosso tempo, que é os tempos do fim, a religiosidade impera até mesmo dentro da Igreja do Senhor Jesus, em cumprimento das diversas profecias sobre os falsos pastores, líderes, mestres e profetas.

A apostasia plantada dentro da Igreja é o joio no meio do trigo, representado por pessoas que se aproveitam da fraqueza de muitos para expandirem seus domínios.

Esta triste realidade nos mostra que o desafio da Igreja de Jesus é não apenas pregar o evangelho aos que estão no mundo, mas aos que estão em trevas, dentro e fora da Igreja.

O objetivo é combater o império das trevas no mundo, assim como o Senhor nos enviou para fazer:

 

Portanto, ide, ensinai todas as nações,

batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;
ensinando-as a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até à consumação dos séculos. Amém!

Mateus 28:19,20

 

            Este é a pregação do Evangelho completo, do Pai que prometeu a redenção através do Filho e do Espírito que é dado a todo aquele que Ama e obedece à Palavra do Pai.

No princípio, era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.
Ele estava no princípio com Deus.
Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez.
Nele, estava a vida e a vida era a luz dos homens;
e a luz resplandece nas trevas, e as trevas não a compreenderam.
João 1:1-5

 

Se me amardes, guardareis os meus mandamentos.
E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre,
o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê, nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco e estará em vós.
João 14:15-17

 

            Nestes versos, o Apóstolo João nos apresenta o Deus único, que habitou entre nós, revelou o Pai e, após cumprir o sacrifício de redenção, voltou para habitar com todos aqueles que o amam, para que, assim como estava com Adão no Princípio, esteja conosco hoje em Espírito.

 

E ouvi uma grande voz no céu, que dizia: Agora chegada está a salvação, e a força, e o reino do nosso Deus, e o poder do seu Cristo; porque já o acusador de nossos irmãos é derribado,

o qual diante do nosso Deus os acusava de dia e de noite.

E eles o venceram pelo sangue do Cordeiro e pela palavra do seu testemunho; e não amaram a sua vida até à morte.

Apocalipse 12:10,11 


 Marcelo Tristão de Souza

Guamaré / 09/02/2021


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui ...

Comentários