13 agosto 2024

SERVIR A DEUS COM EXCELÊNCIA

 



            Deus é extremamente detalhista e é nisto que vemos a excelência de tudo o que Ele faz.

            Na criação, na Lei, nas profecias, salmos, sabedoria, em tudo vemos os detalhes minuciosos de um Deus excelente, que espera de nós também a busca por esta excelência.

 

E tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como ao Senhor, e não aos homens,

Sabendo que recebereis do Senhor o galardão da herança, porque a Cristo, o Senhor, servis.

Colossenses 3:23,24

 

Nosso trabalho no Reino de Deus deve ser feito com a mesma dedicação que vemos nas coisas que Deus faz. Detalhes são muito importantes e devem ser buscados sempre.

 

            Israel recebeu a Lei através de Moisés, mas a perfeição de detalhes deixa claro que tudo o que está nos 5 primeiros livros da Bíblia, não poderiam vir da mente de um homem.

            São detalhes minuciosos que apontam para conhecimentos que excedem a sabedoria humana.

           

            O Tabernáculo, as vestes sacerdotais, as ofertas e sacrifícios, as leis diversas, tudo criado com excesso de detalhes e que hoje, com o conhecimento do evangelho, entendemos que são símbolos e tipos que apontam para Jesus Cristo e a Igreja. Tudo aponta para o plano de salvação e para as coisas futuras. Muito se cumpriu e muito ainda está por se cumprir.

            Nosso entendimento do que se cumpriu e está se cumprindo, nos garante que a parte sobre o fim se cumprirá, exatamente como está escrito.

 

No novo testamento, vemos o cumprimento da Lei em Cristo, e também recebemos de Jesus, a legislação para o Reino de Deus.

É a Lei que o Senhor apresenta para a Igreja. Assim como Israel viveria pela Lei, nós também encontramos Vida nos ensinamentos de Jesus.

Os capítulos 5, 6 e 7 do evangelho de Mateus nos trazem a Lei do Reino, com tanta riqueza de detalhes quanto a Lei de Moiséis.

 

Havendo Deus antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, a nós falou-nos nestes últimos dias pelo Filho,

Hebreus 1:1

 

 

Por isso, irmãos santos, participantes da vocação celestial, considerai a Jesus Cristo, apóstolo e

sumo sacerdote da nossa confissão,

Sendo fiel ao que o constituiu, como também o foi Moisés

em toda a sua casa.

Hebreus 3:1,2

 

            O escritor de Hebreus nos diz que Moisés edificou uma casa para Deus, através da Lei, e Jesus edificou a própria casa, que somos nós, Sua Igreja, firmados na Palavra.

 

E, na verdade, Moisés foi fiel em toda a sua casa, como servo, para testemunho das coisas que se haviam de anunciar;

Mas Cristo, como Filho, sobre a sua própria casa; a qual casa somos nós, se tão somente conservarmos firme a confiança e a glória da esperança até ao fim.

Hebreus 3:5,6

 

 

A Lei do Reino de Deus traz todos os detalhes sobre a vida cotidiana dos cidadãos do Reino. Assim como na Lei de Moisés o transgressor era severamente punido até mesmo com a morte, na Lei do Reino a punição pode ser muito mais severa.

 

Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas:

O que vencer não receberá

o dano da segunda morte.

Apocalipse 2:11

A primeira morte é a morte do corpo e a segunda é

a morte eterna da alma.

 

            Na Lei do Reino, os detalhes são a excelência do Rei dos Reis.

 

Veja como um contexto pode envolver muitos outros, tornando todo o ensino indivisível:

 

 

 E por que reparas tu no argueiro que está no olho do teu irmão, e não vês a trave que está no teu olho?

Ou como dirás a teu irmão: Deixa-me tirar o argueiro do teu olho, estando uma trave no teu?

Hipócrita, tira primeiro a trave do teu olho, e então cuidarás em tirar o argueiro do olho do teu irmão.

Mateus 7:3-5

 

 

Este contexto só faz sentido, quando aplicamos a ele, diversos outros ensinos que estão em Mateus e nos outros evangelhos, como em toda a Palavra, que é o que Paulo diz à Timóteo, lembrando que Paulo se refere ao Velho testamento, pois o Novo ainda estava sendo escrito.

 

Uma pessoa com uma trave no olho é um cego e a Palavra diz que um cego não pode guiar outro cego.

A Palavra é a cura que vai possibilitar a pessoa que tinha uma trave, ajudar ao que tem o argueiro, mas somente após a cura daquele que tinha a trave.

Se eu for tentar tirar o argueiro do olho de um irmão tendo uma trave no meu, o mínimo que farei será furar o olho do irmão. Esta é a natureza humana agindo, sem a direção de Deus.

Mas quando sou pobre de espírito, manso, tenho sede de justiça, sou misericordioso e limpo de coração, então estou apto para ser corpo de Cristo e ser servo Daquele que vai, através das minhas mãos, tirar o argueiro do olho de meu irmão.

O contexto também deixa claro que temos de nos preocupar com a vida uns dos outros, estando prontos para ajudar da maneira que for possível, apontando para o novo mandamento:

 

 

Um novo mandamento vos dou:

Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós,

que também vós uns aos outros vos ameis.

Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos,

se vos amardes uns aos outros.

João 13:34,35

 

Este mandamento é a evolução do mandamento dado através de Moisés:

 

 

Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor.

Amarás, pois, o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças.

Deuteronômio 6:5,6

 

Se somos casa e morada de Deus,

devemos cumprir totalmente o mandamento da Lei de Moisés e o mandamento da Lei do Rei dos Reis.

 

Assim vemos que um contexto da Lei de Jesus nos remete a toda a escritura conhecida nos tempos de Paulo e Timóteo e a escritura totalizada, como a conhecemos no nosso tempo.

 

Mas a excelência ainda vai além. Após transmitir os ensinamentos ao povo, Jesus nos mostra que é realmente o mestre por excelência.

Um professor ensina os alunos a questionar e evoluir, mas um verdadeiro mestre, ensina a extrair as respostas dos detalhes.

 

E, descendo ele do monte, seguiu-o uma grande multidão.

E, eis que veio um leproso, e o adorou, dizendo: Senhor, se quiseres, podes tornar-me limpo.

E Jesus, estendendo a mão, tocou-o, dizendo: Quero; sê limpo. E logo ficou purificado da lepra.

Disse-lhe então Jesus: Olha, não o digas a alguém, mas vai, mostra-te ao sacerdote, e apresenta a oferta que Moisés determinou, para lhes servir de testemunho.

Mateus 8:1-4

 

         Aqui temos um dos grandes exemplos da tipologia da Lei se cumprindo no evangelho. A lepra é a simbologia do pecado, o sacerdote simboliza a Igreja.

         Vamos ao texto da Lei, para entender o que Jesus estava ensinando.

 

Falou mais o SENHOR a Moisés, dizendo:

Toma a Arão e a seus filhos com ele, e as vestes, e o azeite da unção, como também o novilho da expiação do pecado, e os dois carneiros, e o cesto dos pães ázimos,

E reúne toda a congregação à porta da tenda da congregação.

Fez, pois, Moisés como o Senhor lhe ordenara, e a congregação reuniu-se à porta da tenda da congregação.

Então disse Moisés à congregação: Isto é o que o Senhor ordenou que se fizesse.

E Moisés fez chegar a Arão e a seus filhos, e os lavou com água.

Levítico 8:1-6

 

Neste início da consagração dos sacerdotes, temos a tipologia da salvação através dos elementos: Água, animais para sacrifício, azeite e pães ázimos.

 

         O que aprendemos aqui?

 

         Lavar com água é a primeira parte, pois nos achegamos a Deus pela Palavra, simbolizada na água.

 

Vós já estais limpos, pela palavra que vos tenho falado.

João 15:3

 

De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus.

Romanos 10:17

 

Após ser lavados, recebem as vestes sacerdotais, que são uma tipologia da santificação e da armadura de Deus que Deus nos revela em Efésios, Capítulo 6

 

Mas para estares aptos ao ofício sacerdotal, os sacerdotes devem primeiramente serem purificados com sangue.

 

 Depois fez chegar o outro carneiro, o carneiro da consagração; e Arão com seus filhos puseram as suas mãos

sobre a cabeça do carneiro.

E degolou-o; e Moisés tomou do seu sangue, e o pôs sobre a ponta da orelha direita de Arão, e sobre o polegar da sua mão direita, e sobre o polegar do seu pé direito.

Levítico 8:22,23

 

Porque, havendo Moisés anunciado a todo o povo todos os mandamentos segundo a lei, tomou o sangue dos bezerros e dos bodes, com água, lã purpúrea e hissopo, e aspergiu tanto o mesmo livro como todo o povo,

Dizendo: Este é o sangue do testamento que Deus vos tem mandado.

E semelhantemente aspergiu com sangue o tabernáculo e todos os vasos do ministério.

E quase todas as coisas, segundo a lei, se purificam com sangue; e sem derramamento de sangue não há remissão.

Hebreus 9:19-22

 

         Esta tipologia é maravilhosa. O sangue na orelha direita, mão direita e pé direito nos dizem que, sem Cristo, nada podemos fazer.

 

Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.

João 15:5

 

O escritor de Hebreus diz que também o livro, o tabernáculo e os vasos foram aspergidos com sangue, sendo purificados para serem usados na adoração ao Rei dos Reis.

Esta tipologia nos mostra que o sangue da antiga aliança é a fiel representação do cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, purificando sua Igreja através do sangue puro da Nova Aliança.

 

E, tomando o cálice, e dando graças, deu-lhes,

dizendo: Bebei dele todos;

Porque isto é o meu sangue, o sangue do novo testamento, que é derramado por muitos, para remissão dos pecados.

Mateus 26.:27,28

 

Mas a excelência dos detalhes de Deus ainda continua:

A purificação não era feita apenas com o sangue, mas também com azeite, simbolizando a santificação.

 

 

Então Moisés tomou o azeite da unção, e ungiu o tabernáculo, e tudo o que havia nele, e o santificou;

E dele espargiu sete vezes sobre o altar, e ungiu o altar e todos os seus utensílios, como também a pia e a sua base,

para santificá-las.

Depois derramou do azeite da unção sobre a cabeça de Arão, e ungiu-o, para santificá-lo.

Levítico 8:10-12

 

A consagração do Tabernáculo, dos utensílios e do sacerdócio são a tipificação de Jesus e da Igreja.

 

Para servir a Deus e estar apto para tirar o argueiro do olho do irmão, precisamos estar santificados com o sangue da nova aliança e santificados com o azeite da unção.

 

Só servimos a Deus com excelência, se:

Somos casa e morada de Deus

 

Marcelo © Tristão de Souza

Guamaré/RN




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui ...

Comentários