30 dezembro 2017

Batalha Espiritual - 12 - Intercedendo por tua cidade




Busquem a prosperidade da cidade para a qual eu os deportei e orem ao Senhor em favor dela, 
porque a prosperidade de vocês depende 
da prosperidade dela".



              O verso de Jeremias nos revela uma grande verdade que tem sido negligenciada pelo povo de Deus. A cidadania do cristão não é apenas terrena, mas somos cidadãos do Reino de Deus, que deve ser estabelecido na Terra assim como no céu:

            É isto que está sendo ensinado no início da oração modelo. A vontade de Deus é que o Seu Reino esteja em nossos corações e que sejamos cidadãos de dupla cidadania. Uma temporária por lugares onde vivemos como deportados ou peregrinos, e outra verdadeira e eterna, que é os céus.
            Há cristãos em todos os municípios desta grande nação, mas se olharmos atentamente para a situação social e política da maioria das cidades, não poderemos crer que estes cristãos estão empenhados em lutar pela paz e prosperidade do lugar onde Deus os enviou para habitação.
            Certamente que há grandes problemas em todos os lugares deste país, mas não precisa ser assim. A Igreja tem a obrigação e o poder de intervir nesta situação e fazer a diferença, pois somos a ligação entre os céus e a terra, com o poder de abrir e fechar portas e com a promessa de que o Inferno nunca prevalecerá sobre nós.
            É muito bonito orar pelo estado e pela nação inteira, mas a ordem bíblica é mais direta em níveis locais, como cidade, onde haveria uma maior integração. É muito mais eficiente interceder por causas que podemos sentir com mais proximidade, tendo mais convicção e mais amor, pois estamos diretamente ligados aos fatos que necessitam da intervenção de Deus. Vemos isto claramente nesta declaração de Neemias:

Fiz uma rápida inspeção e imediatamente disse aos nobres, aos oficiais e ao restante do povo: "Não tenham medo deles. Lembrem-se de que o Senhor é grande e temível, e lutem por seus irmãos, por seus filhos e por suas filhas, por suas mulheres e por suas casas".
Neemias 4:14

            Simples e objetivo. Não adianta orar por todo o mundo com o coração disperso, quando podemos ter grupos unidos em cada município, envolvidos diretamente com os problemas cotidianos e cheios de amor por pessoas que conhecem no dia a dia e não apenas de manchetes de jornais.

É hora de objetividade e ação.
Sal a luz onde podemos salgar e iluminar.

            Se deixarmos de viver com esta convicção e amarmos este mundo como se fosse nossa única opção, passaremos a absorver os antigos costumes dos quais o Senhor nos libertou.

Não amem o mundo nem o que nele há. Se alguém amar o mundo, o amor do Pai não está nele. Pois tudo o que há no mundo — a cobiça da carne, a cobiça dos olhos e a ostentação dos bens — não provém do Pai, mas do mundo. O mundo e a sua cobiça passam, mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre.

            O segredo revelado em Jeremias 29:7 é exatamente este: Viver o Reino de Deus enquanto estamos neste mundo, com o objetivo de cumprir a vontade do Pai, que é a salvação de todos.

Antes de tudo, recomendo que se façam súplicas, orações, intercessões e ação de graças por todos os homens; pelos reis e por todos os que exercem autoridade, para que tenhamos uma vida tranquila e pacífica, com toda a piedade e dignidade. Isso é bom e agradável perante Deus, nosso Salvador, que deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao conhecimento da verdade.

            A inspiração de Paulo ao escrever estes versos foi a mesma que estava no coração de Jeremias. O amor de Deus deve prevalecer sempre em nossas vidas, nos trazendo a esperança de uma nova vida de paz que já começa aqui e durará para sempre.

Certa vez, tendo sido interrogado pelos fariseus sobre quando viria o Reino de Deus, Jesus respondeu: "O Reino de Deus não vem de modo visível, nem se dirá: ‘Aqui está ele’, ou ‘Lá está’; porque o Reino de Deus está entre vocês".

            É por isto que devemos seguir o conselho de Jeremias, intercedendo em oração pela cidade em que estamos habitando, pois nossa paz deve refletir em todos à nossa volta, demonstrando com firmeza a nossa cidadania no Reino de Deus.
            Paulo nos mostra a verdade de Jeremias de forma prática, nos fazendo lembrar que as profecias do passado são sombras do que estamos vivendo hoje, como Igreja.
            O Apóstolo instrui a interceder por todos os homens e depois faz questão de incluir os reis e todos os que exercem autoridade. Isto parece redundante, pois estes estariam entre todos os homens, como já foi citado, mas Paulo sabia da dificuldade que os cristãos teriam em interceder pelos reis e pelos que exercem autoridade. Eram tempos de grande perseguição e os perseguidores eram exatamente estes que o Apóstolo fez questão de destacar.
            A realidade de nossos dias não é tão dura quanto a de Paulo e Timóteo, mas a nossa responsabilidade em interceder da mesma maneira que está na epístola é até maior, pois as táticas destrutivas do Diabo continuam tendo como forte base aliada, os administradores públicos.
            Se uma cidade é administrada por pessoas com boas intenções, isto refletirá positivamente na vida de todos, mas se as intenções são egoístas e mesquinhas, todos sofrem. Esta é uma verdade que deve ser observada tanto na vida material como na espiritual. Se muitos membros da Igreja se corrompem, deixando de cumprir seu propósito de ser sal e luz, isto refletirá na vida de toda a Igreja, pois somos um corpo interligado.
            Para que possamos interceder pelo povo, reis e administradores em geral, precisamos estar com a vida bem ordenada perante Deus, seguindo a paz e a santificação, para que possamos entrar na presença dEle.

Portanto, fortaleçam as mãos enfraquecidas e os joelhos vacilantes. "Façam caminhos retos para os seus pés", para que o manco não se desvie, mas antes seja curado. Esforcem-se para viver em paz com todos e para serem santos; sem santidade ninguém verá o Senhor. Cuidem que ninguém se exclua da graça de Deus. Que nenhuma raiz de amargura brote e cause perturbação, contaminando a muitos.

            Em resumo, o texto acima fala de união. Se nos unirmos como Igreja do Senhor, deixando de lado placas denominacionais, ideologias e títulos humanos, nos esforçando pelo bem da cidade onde vivemos, veremos grandes mudanças na vida de todo o povo e dos administradores também.  Mas se há divisões, facções e corrupção entre o povo de Deus, isto refletirá no mundo à volta.
            Somos um povo único, com uma missão única e um único Deus e é assim que devemos viver neste mundo, pois no Reino de Deus a vida é esta. Se vivermos neste mundo de maneira totalmente contrária ao Reino de Deus, então o Reino de Deus não estará em nós. Veja a oração do Senhor Jesus pela Igreja, clamando pela união e pela proteção do pai:

Eu rogo por eles. Não estou rogando pelo mundo, mas por aqueles que me deste, pois são teus. Tudo o que tenho é teu, e tudo o que tens é meu. E eu tenho sido glorificado por meio deles. Não ficarei mais no mundo, mas eles ainda estão no mundo, e eu vou para ti. Pai santo, protege-os em teu nome, o nome que me deste, para que sejam um, assim como somos um.

            Esta oração deve se cumprir diariamente em nossas vidas, pois foi esta a vontade do Senhor e certamente que esta é a vontade do Pai. Eles são um e nós devemos ser um. Quem não consegue viver isto, não está vivendo o Reino de Deus.

           

Busquem a prosperidade da cidade para a qual eu os deportei e orem ao Senhor em favor dela, porque a prosperidade de vocês depende da prosperidade dela".
Jeremias 29:7



Vamos interceder pela união e pela santificação das Igrejas
em todos os municípios.
Somente unidos num só amor e propósito, poderemos estar aptos a

fazer diferença neste mundo tenebroso.


Esta é nossa forma de fazer política !!!




Portanto, pode também salvar perfeitamente os que por ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles.


Jesus é o intercessor perfeito e nós somos privilegiados
por poder participar com Ele.

 Quem os condenará? Foi Cristo Jesus que morreu; e mais, que ressuscitou e está à direita de Deus, e também intercede por nós.
Romanos 8:34






Compartilhando O amor de Deus
#Intercedendo por Amor
#Graça
#Oração
#Intercessão
#Avivamento

Comentários