07 maio 2017

Luz Interior

Luz Interior





"Ninguém acende uma candeia e a coloca em lugar onde fique escondida ou debaixo de uma vasilha. Pelo contrário, coloca-a no lugar apropriado, para que os que entram possam ver a luz.
Os olhos são a candeia do corpo. Quando os seus olhos forem bons, igualmente todo o seu corpo estará cheio de luz. Mas quando forem maus, igualmente o seu corpo estará cheio de trevas.
Portanto, cuidado para que a luz que está em seu interior não sejam trevas.
Logo, se todo o seu corpo estiver cheio de luz, e nenhuma parte dele estiver em trevas, estará completamente iluminado,
como quando a luz de uma candeia brilha sobre você".





            Este é um dos grandes ensinamentos proferidos pelo Senhor Jesus, nos dando o caminho para a transformação de nossas vidas, saindo das trevas e indo em direção à luz.
            Podemos ver esta transformação na vida dos apóstolos e discípulos, que receberam a iluminação diretamente do Senhor e vivenciaram o poder desta vida transformada, levando esta mensagem para todos os homens e  causando alvoroço no mundo de seus dias:

Contudo, não os achando, arrastaram Jasom e alguns outros irmãos para diante dos oficiais da cidade, gritando: "Esses homens que têm causado alvoroço por todo o mundo, agora chegaram aqui, e Jasom os recebeu em sua casa. Todos eles estão agindo contra os decretos de César, dizendo que existe um outro rei, chamado Jesus".

            Os que não foram achados, no texto acima, foram Paulo e Silas, que estavam viajando o mundo para testemunhar do poder transformador da Palavra de Deus, que é o próprio Senhor vivendo em nós como a Luz do Mundo.
            No início de evangelho de João, vemos a chamada “genealogia espiritual” de Jesus, sendo apresentado como o Logos vivo que ilumina o mundo:

No princípio era aquele que é a Palavra. Ele estava com Deus, e era Deus.
Ela estava com Deus no princípio.
Todas as coisas foram feitas por intermédio dele; sem ele, nada do que existe teria sido feito.
Nele estava a vida, e esta era a luz dos homens.
A luz brilha nas trevas, e as trevas não a derrotaram.

Voltando aos homens que viajaram o mundo causando alvoroço, vejamos um pouco sobre a transformação de Paulo, que anteriormente era chamado Saulo de Tarso.

Enquanto isso, Saulo ainda respirava ameaças de morte contra os discípulos do Senhor. Dirigindo-se ao sumo sacerdote, pediu-lhe cartas para as sinagogas de Damasco, de maneira que, caso encontrasse ali homens ou mulheres que pertencessem ao Caminho, pudesse levá-los presos para Jerusalém.

Saulo se julgava instrumento de justiça nas mãos de Deus, caçando e destruindo os rebeldes que significavam o oposto de tudo o que acreditava.
Em todo o seu zelo por Deus, este homem se imaginava iluminado pelos ensinamentos de seu mestre Gamaliel e nem de longe sonhava que a luz que nele havia eram trevas, pois faltava-lhe o fundamento, que é Cristo.
Ao se encontrar com Jesus, Saulo ficou cego por um tempo, tendo apagadas as candeias de seu corpo. Desta forma, pode meditar no que Jesus lhe disse e confrontar com tudo o que aprendera até ali.

Em sua viagem, quando se aproximava de Damasco, de repente brilhou ao seu redor uma luz vinda do céu.
Ele caiu por terra e ouviu uma voz que lhe dizia: "Saulo, Saulo, por que você me persegue? "
Saulo perguntou: "Quem és tu, Senhor? " Ele respondeu: "Eu sou Jesus, a quem você persegue.
Levante-se, entre na cidade; alguém lhe dirá o que você deve fazer".
Os homens que viajavam com Saulo pararam emudecidos; ouviam a voz mas não viam ninguém.
Saulo levantou-se do chão e, abrindo os olhos, não conseguia ver nada. E eles o levaram pela mão até Damasco.
Por três dias ele esteve cego, não comeu nem bebeu.

Fico imaginando como a mente aguçada deste fariseu tão zeloso começou a trabalhar a toda velocidade, buscando nos textos tantas vezes lidos e relidos, a verdadeira luz que brilhara para ele ali na estrada de Damasco. Repassar mentalmente as profecias de Isaías, os Salmos de Davi, a morte de Estevão e tantas outras lembranças que estavam em trevas e agora vinham à luz deve ter provocado emoções  indescritíveis, misturando dor e alegria, amor e terror.
Passado um tempo após este encontro com a Luz, Paulo foi ao deserto buscar por mais e mais de Jesus, como uma esponja seca sendo encharcada. Neste auto retiro, recebeu o evangelho diretamente do Senhor, meditando em oração e comunhão com o Espírito:

Irmãos, quero que saibam que o evangelho por mim anunciado não é de origem humana.
Não o recebi de pessoa alguma nem me foi ele ensinado; pelo contrário, eu o recebi de Jesus Cristo por revelação.
Vocês ouviram qual foi o meu procedimento no judaísmo, como perseguia com violência a igreja de Deus, procurando destruí-la. No judaísmo, eu superava a maioria dos judeus da minha idade, e era extremamente zeloso das tradições dos meus antepassados.
Mas Deus me separou desde o ventre materno e me chamou por sua graça. Quando lhe agradou revelar o seu Filho em mim para que eu o anunciasse entre os gentios, não consultei pessoa alguma.
Tampouco subi a Jerusalém para ver os que já eram apóstolos antes de mim, mas de imediato parti para a Arábia, e tornei a voltar a Damasco.
Depois de três anos, subi a Jerusalém para conhecer Pedro pessoalmente, e estive com ele quinze dias.
Não vi nenhum dos outros apóstolos, a não ser Tiago, irmão do Senhor.
Quanto ao que lhes escrevo, afirmo diante de Deus que não minto.
A seguir, fui para as regiões da Síria e da Cilícia.
Eu não era pessoalmente conhecido pelas igrejas da Judéia que estão em Cristo.
Apenas ouviam dizer: "Aquele que antes nos perseguia, agora está anunciando a fé que outrora procurava destruir".
E glorificavam a Deus por minha causa.

Paulo é um grande exemplo de trevas interiores que se tornaram luz ao olharem diretamente para o Cristo Vivo. Esta figuração do Senhor e da Palavra de Deus como Luz se tornou uma sólida base para toda a teologia vivida e ensinada pelo Apóstolo dos Gentios.


A noite está quase acabando; o dia logo vem. Portanto, deixemos de lado as obras das trevas e vistamo-nos a armadura da luz.
O deus desta era cegou o entendimento dos descrentes, para que não vejam a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus.
Pois não nos pregamos a nós mesmos, mas a Jesus Cristo, o Senhor, e a nós como escravos de vocês, por amor de Jesus.
Pois Deus que disse: "Das trevas resplandeça a luz", ele mesmo brilhou em nossos corações, para iluminação do conhecimento da glória de Deus na face de Cristo.
Porque outrora vocês eram trevas, mas agora são luz no Senhor. Vivam como filhos da luz, pois o fruto da luz consiste em toda bondade, justiça e verdade; e aprendam a discernir o que é agradável ao Senhor.
Não participem das obras infrutíferas das trevas; antes, exponham-nas à luz. Porque aquilo que eles fazem em oculto, até mencionar é vergonhoso.
Mas, tudo o que é exposto pela luz torna-se visível, pois a luz torna visíveis todas as coisas.
Mas vocês, irmãos, não estão nas trevas, para que esse dia os surpreenda como ladrão.

Vocês todos são filhos da luz, filhos do dia. Não somos da noite nem das trevas.
Portanto, não se envergonhe de testemunhar do Senhor, nem de mim, que sou prisioneiro dele, mas suporte comigo os sofrimentos pelo evangelho, segundo o poder de Deus, que nos salvou e nos chamou com uma santa vocação, não em virtude das nossas obras, mas por causa da sua própria determinação e graça. Esta graça nos foi dada em Cristo Jesus desde os tempos eternos, sendo agora revelada pela manifestação de nosso Salvador, Cristo Jesus. Ele tornou inoperante a morte e trouxe à luz a vida e a imortalidade por meio do evangelho.


            Jesus é a luz do mundo e nós, como Igreja do Senhor, somos chamados para cumprir esta tarefa neste mundo tenebroso.

Falando novamente ao povo, Jesus disse: "Eu sou a luz do mundo. Quem me segue, nunca andará em trevas, mas terá a luz da vida".
Enquanto estou no mundo, sou a luz do mundo". 
Eu vim ao mundo como luz, para que todo aquele que crê em mim não permaneça nas trevas. 

"Vocês são a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade construída sobre um monte.
E, também, ninguém acende uma candeia e a coloca debaixo de uma vasilha. Pelo contrário, coloca-a no lugar apropriado, e assim ilumina a todos os que estão na casa.
Assim brilhe a luz de vocês diante dos homens, para que vejam as suas boas obras e glorifiquem ao Pai de vocês, que está nos céus".


INTERCESSÃO:
Oro também para que os olhos do coração de vocês sejam iluminados,
a fim de que vocês conheçam a esperança para a qual ele os chamou, as riquezas da gloriosa herança dele nos santos
e a incomparável grandeza do seu poder para conosco,
os que cremos, conforme a atuação
da sua poderosa força.
Efésios 1:18,19




Portanto, pode também salvar perfeitamente os que por ele se chegam a Deus,
vivendo sempre para interceder por eles.

Jesus é o intercessor perfeito e nós somos privilegiados
por poder participar com Ele.



Marcelo Tristão de Souza
Guamaré/RN


Compartilhando O amor de Deus
#Intercedendo por Amor




Blogger

Google+

Facebook

Email




Seu comentário é importante ...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui ...

Comentários