15 junho 2017

De geração a geração

De geração a geração



Tu, Senhor, reinas para sempre; teu trono permanece de geração a geração.
Lamentações 5:19


            A declaração de Jeremias é maravilhosa, principalmente quando lemos a história de tudo o que estava acontecendo nos dias em que o livro lamentações foi escrito.
            Eram dias extremamente sombrios, levando a maioria do povo de Israel a desacreditar qualquer opção de restauração futura. Se alguém dissesse coisas contrárias ao que Jeremias declara acima, não poderia ser severamente repreendido, pois era necessária muita fé para ver Deus no trono perante o cenário de terror que estava perante os olhos de todos.
            Nos dias atuais, onde a apostasia e as heresias estão se propagando velozmente em meio à Igreja do Senhor, muitos se perguntam se Deus realmente está no trono assistindo a tudo.

Mas o Espírito Santo brada aos quatro ventos:

Jesus Cristo é o mesmo, ontem, hoje e para sempre.
Hebreus 13:8
         A sua misericórdia estende-se aos que o temem, de geração em geração.
Lucas 1:50
             
            Cheios da fé produzida por estes dois versos, vamos olhar de perto o verso a seguir, quando Davi orava clamando pela bênção de Deus na transição do reinado em Israel.

E dá ao meu filho Salomão um coração íntegro para obedecer aos teus mandamentos, aos teus preceitos e aos teus decretos, a fim de construir este templo para o qual fiz os preparativos necessários".
1 Crônicas 29:19

            Este texto é riquíssimo em profundidade de significado para a Igreja da geração da Graça, pois podemos tirar grande ensinamento tanto olhando de forma individual, entre nós e nossos filhos, ou de forma coletiva, aplicando para toda a Igreja.
           
Individualmente, me pergunto:

Será que estou fazendo os preparativos necessários para a edificação do templo do Senhor
na vida de meus filhos?

           
            Se o trono do Senhor permanece de geração a geração, certamente que a responsabilidade de preparar o caminho para minha próxima geração é minha. Sou responsável por ensinar meus filhos de todas as formas possíveis.
            O ensinamento da Palavra de Deus é muito importante, mas a maneira mais eficaz de preparar nossos filhos para ser templo e morada do Espírito Santo é através do exemplo.
            É nossa vida com Deus que vai fazer a diferença muito mais do que nossas palavras.
            Não vejo sentido algum em mandar alguém orar, adorar, amar, etc. Estas coisas são muito íntimas para serem ordenadas. O único meio de levar nossos filhos para este caminho é dando o exemplo e clamando a Deus para que se cumpra o que está no livro de Zacarias:

‘Não por força nem por violência, mas pelo meu Espírito’, diz o Senhor dos Exércitos.


Coletivamente, podemos nos perguntar:

Será que estamos fazendo os preparativos necessários para que a Igreja seja realmente
templo e morada do Espírito Santo?

           
            Este segundo ponto é tão importante quanto o primeiro, pois expandir a tarefa da edificação do Templo do Senhor na vida de nossos filhos é tanto responsabilidade de cada um de nós, quanto a edificação do Reino de Deus na geração em que estamos e já preparando para a próxima. De geração em geração.
            A figura que há na oração de Davi por Salomão é maravilhosa:

E dá ao meu filho Salomão um coração íntegro para obedecer aos teus mandamentos, aos teus preceitos e aos teus decretos, a fim de construir este templo para o qual fiz os preparativos necessários".
1 Crônicas 29:19

            No verso acima, pense em Davi como figura do Senhor Jesus e Salomão, figurando a Igreja.
            Jesus completou todos os preparativos necessários para a edificação do Templo de Deus entre os homens através da Cruz, trazendo a Graça Salvadora.
            Tudo o que precisamos para que sejamos templo e morada do Espírito Santo encontramos em Jesus. Não há nada que possamos conseguir por mérito, mas somente crendo no sacrifício perfeito e abrindo totalmente a porta para Aquele que bate.

Eis que estou à porta e bato. Se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei e cearei com ele, e ele comigo.

Porque a graça de Deus se manifestou salvadora a todos os homens.
Ela nos ensina a renunciar à impiedade e às paixões mundanas e a viver de maneira sensata, justa e piedosa nesta era presente, enquanto aguardamos a bendita esperança: a gloriosa manifestação de nosso grande Deus e Salvador, Jesus Cristo.
Ele se entregou por nós a fim de nos remir de toda a maldade e purificar para si mesmo um povo particularmente seu, dedicado à prática de boas obras.
É isso que você deve ensinar, exortando-os e repreendendo-os com toda a autoridade. Ninguém o despreze.
            Voltando à declaração do Profeta Jeremias:

Tu, Senhor, reinas para sempre; teu trono permanece de geração a geração.
Lamentações 5:19

            Será que a geração atual está conseguindo ser exemplo de quem vive em conformidade com o verso acima? Estamos vivendo realmente debaixo do Senhorio do Rei dos Reis? Estamos apontando o Trono da Graça para a geração futura? Estamos edificando o templo do Espírito Santo de geração a geração?

            A ordem do Senhor, nos seus últimos momentos como homem neste mundo foi:

Então, Jesus aproximou-se deles e disse: "Foi-me dada toda a autoridade no céu e na terra.
Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei. E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos".

Mas receberão poder quando o Espírito Santo descer sobre vocês, e serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra".

Cabe a cada cristão se esforçar para viver o Reino de Deus em sua geração e preparar o caminho para a geração seguinte.

Se por estarmos em Cristo, nós temos alguma motivação, alguma exortação de amor, alguma comunhão no Espírito, alguma profunda afeição e compaixão, completem a minha alegria, tendo o mesmo modo de pensar, o mesmo amor, um só espírito e uma só atitude.
Nada façam por ambição egoísta ou por vaidade, mas humildemente considerem os outros superiores a si mesmos.
Cada um cuide, não somente dos seus interesses, mas também dos interesses dos outros. Seja a atitude de vocês a mesma de Cristo Jesus, que, embora sendo Deus, não considerou que o ser igual a Deus era algo a que devia apegar-se; mas esvaziou-se a si mesmo, vindo a ser servo, tornando-se semelhante aos homens.
E, sendo encontrado em forma humana, humilhou-se a si mesmo e foi obediente até à morte, e morte de cruz!
Por isso Deus o exaltou à mais alta posição e lhe deu o nome que está acima de todo nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, no céu, na terra e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para a glória de Deus Pai.
Filipenses 2:1-11
             





Portanto, pode também salvar perfeitamente os que por ele se chegam a Deus,
vivendo sempre para interceder por eles.

Jesus é o intercessor perfeito e nós somos privilegiados
por poder participar com Ele.



Marcelo Tristão de Souza


Compartilhando O amor de Deus

#Intercedendo por Amor


EU E MINHA CASA




Fiz uma rápida inspeção e imediatamente disse aos nobres, aos oficiais e ao restante do povo: "Não tenham medo deles. Lembrem-se de que o Senhor é grande e temível, e lutem por seus irmãos, por seus filhos e por suas filhas, por suas mulheres e por suas casas". 
Neemias 4:14


Seu comentário é importante ...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui ...

Comentários