14 setembro 2017

O Caminho

O Caminho



Pois ele nos resgatou do domínio das trevas e nos transportou para o Reino do seu Filho amado, em quem temos a redenção, a saber, o perdão dos pecados.
Colossenses 1:13,14

            Lendo esta maravilhosa afirmação do Apóstolo Paulo, podemos nos perguntar: Qual é o processo que Deus usa para fazer isto?
            Creio que é o que o Senhor diz quando nos chama para andar em seu caminho.


             Nos primeiros anos, a Igreja do Senhor era conhecida por O Caminho, conforme vemos no livro de Atos dos Apóstolos:

Naquele tempo houve um grande tumulto por causa do Caminho.
Atos 19:23

            Não sabemos se foram os próprios irmãos ou se foram os de fora que começaram a usar este termo, mas acredito que seja um dos melhores utilizados para explicar o que realmente devemos ser.
            O próprio Senhor nos chamou para caminhar e deixou claro a natureza deste caminho:

Entrem pela porta estreita, pois larga é a porta e amplo o caminho que leva à perdição, e são muitos os que entram por ela.
Como é estreita a porta, e apertado o caminho que leva à vida! São poucos os que a encontram".

            Este Caminho se inicia por uma porta estreita e segue da mesma forma, sendo apertado mas tendo um destino certo, que é a VIDA.
            Não podemos deixar de pensar nas referências que o Senhor sempre fazia à Lei quando ensinava, principalmente no Livro de Mateus. Para esta expressão, podemos ir ao livro de Deuteronômio, e veremos a menção a dois caminhos de vida antagônicos com destinos também opostos, bênçãos e maldições, levando um à vida e outro à morte:

Se vocês obedecerem fielmente ao Senhor, ao seu Deus, e seguirem cuidadosamente todos os seus mandamentos que hoje lhes dou, o Senhor, o seu Deus, os colocará muito acima de todas as nações da terra.
Não se desviem, nem para a direita nem para a esquerda, de qualquer dos mandamentos que hoje lhes dou, para seguir outros deuses e prestar-lhes culto.
Entretanto, se vocês não obedecerem ao Senhor, ao seu Deus, e não seguirem cuidadosamente todos os seus mandamentos e decretos que hoje lhes dou, todas estas maldições cairão sobre vocês e os atingirão:

            É importante ler todo o capítulo 28 de Deuteronômio para entender melhor o que o Senhor estava dizendo com porta e caminho estreitos e largos.
            A humanidade foi condenada a escolhas erradas desde o princípio, lá no Éden, quando o primeiro Adão fez sua escolha e afetou a todos, mas Deus nos deu uma segunda chance de escolher, ou melhor, iluminou diante de nós a porta que estava escondida pelas trevas:

No princípio era aquele que é a Palavra. Ele estava com Deus, e era Deus.
Ela estava com Deus no princípio.
Todas as coisas foram feitas por intermédio dele; sem ele, nada do que existe teria sido feito.
Nele estava a vida, e esta era a luz dos homens.
A luz brilha nas trevas, e as trevas não a derrotaram.

            Para isto Deus enviou Jesus a este mundo. Para iluminar o caminho da vida, pois toda a humanidade estava caminhando nas trevas, sem forças para voltar:

Quando Jesus ouviu que João tinha sido preso, voltou para a Galiléia.
Saindo de Nazaré, foi viver em Cafarnaum, que ficava junto ao mar, na região de Zebulom e Naftali, para cumprir o que fora dito pelo profeta Isaías:
"Terra de Zebulom e terra de Naftali, caminho do mar, além do Jordão, Galiléia dos gentios; o povo que vivia nas trevas viu uma grande luz; sobre os que viviam na terra da sombra da morte raiou uma luz".
Daí em diante Jesus começou a pregar: "Arrependam-se, pois o Reino dos céus está próximo".

            O Caminho, como foi chamada a Igreja nos primeiros anos, é exatamente o caminho estreito da benção, por onde somente Jesus pode nos guiar, sendo Ele mesmo este Caminho:

Respondeu Jesus: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim.

            Neste verso temos a revelação perfeita do texto de Deuteronômio 28 e muitos outros que apontam para a Vida em oposição à morte.
            O arrependimento é a forma de dar meia volta e entrar pela porta certa, que aliás, também é o próprio Senhor:

Eu sou a porta; quem entra por mim será salvo. Entrará e sairá, e encontrará pastagem.

            A Igreja primitiva vivia esta verdade no dia a dia comum, sem alardes ou imposições. Para eles, esta era a única forma de viver e estariam dispostos a morrer antes de aceitar qualquer desvio. Aprenderam isto pela dor e jamais se desviariam, pois sabiam o que há no outro caminho:

Por isso, tenham o cuidado de fazer tudo como o Senhor, o seu Deus, lhes ordenou; não se desviem, nem para a direita, nem para a esquerda.
Andem sempre pelo caminho que o Senhor, o seu Deus, lhes ordenou, para que tenham vida, tudo lhes vá bem e os seus dias se prolonguem na terra da qual tomarão posse.

            A maneira correta de entrar e poder seguir este caminho nos foi revelada por Deus e chamamos de GRAÇA. Para os antigos, a Lei era o guia, mas para nós, o guia é o próprio Senhor, pois sabemos QUEM é o VERBO e a VERDADE.

Pois a Lei foi dada por intermédio de Moisés; a graça e a verdade vieram por intermédio de Jesus Cristo.

            Israel não conseguiu se manter no caminho estreito, apesar de já terem revelação suficiente para isto na Lei e nos profetas, conforme vimos em Deuteronômio e, para quem quer aprender mais, basta buscar em todo o VT e achará inúmeras passagens que se referem a este tema.
            Gosto muito do Salmo 119 exatamente por ser longo e parecer um pouco repetitivo. Esta é uma ótima maneira de escrever em nossa mente as verdades que o Senhor deseja que vivamos.
O verso 105 nos traz uma síntese de tudo o que devemos aprender nos outros 175:

A tua palavra é lâmpada que ilumina os meus passos e luz que clareia o meu caminho.

            O Senhor Jesus é esta Palavra e nos apresentou o Espírito Santo como sendo aquele que mantem a Palavra viva em nós, para que possamos caminhar sem se desviar:

"Se vocês me amam, obedecerão aos meus mandamentos.
E eu pedirei ao Pai, e ele lhes dará outro Conselheiro para estar com vocês para sempre, o Espírito da verdade. O mundo não pode recebê-lo, porque não o vê nem o conhece. Mas vocês o conhecem, pois ele vive com vocês e estará em vocês.
Mas quando o Espírito da verdade vier, ele os guiará a toda a verdade. Não falará de si mesmo; falará apenas o que ouvir, e lhes anunciará o que está por vir.
Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade.

                A Igreja primitiva foi chamada de Caminho por viver em comunhão com o Espírito Santo, jorrando vida e transtornando o mundo de seus dias.


Esta é a minha oração pela Igreja contemporânea:
Que possamos novamente ser chamados de
O Caminho





Portanto, pode também salvar perfeitamente os que por ele se chegam a Deus,
vivendo sempre para interceder por eles.

Jesus é o intercessor perfeito e nós somos privilegiados
por poder participar com Ele.








Blogger

Google+

Facebook

Compartilhando O amor de Deus
#Intercedendo por Amor
#Graça
#Oração
#Intercessão


Ofertas serão sempre bem-vindas:

Caixa Econômica Federal
Agência - 0761
Poupança - 013 
Conta - 46.509-7

Marcelo Tristão de Souza





Seu comentário é importante ...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui ...

Comentários