28 março 2018

Arrependimento - 01

Avançando para a Plenitude de Cristo
Arrependimento - 01



Porque a tristeza segundo Deus opera arrependimento para a salvação, da qual ninguém se arrepende; mas a tristeza do mundo opera a morte.


Continuando nossa jornada diária rumo à Plenitude de Cristo, iniciaremos uma série de estudos sobre ARREPEDIMENTO.
Creio que todos já têm um bom entendimento sobre o assunto e, por este mesmo motivo, procuraremos edificar a fé e conhecimento uns dos outros, compartilhando o que o Senhor nos dá.
O verso temático desta série, em 2 Co 7:10, nos mostra o arrependimento segundo a vontade de Deus para nossa vida, abordando o termo com maravilhosa profundidade.
O arrependimento que leva à salvação inclui o início da caminhada, quando lutávamos contra pecados que posteriormente pareceram bem menores e também inclui os dias em que fraquejamos e ficamos à mercê de tentações que acreditávamos ter vencido há tempos. Inclui as orações por nossa vida e santificação e inclui também a intercessão por nossa família de DNA natural e afetivo, amigos e “inimigos”, Igreja e aqueles que esperamos que venham a ser Igreja.
Nas próximas semanas, buscaremos enraizar em nossos corações o verdadeiro significado do arrependimento, não segundo nosso entendimento natural, mas conforme a revelação de Deus em Sua Palavra, para cada um de nós.
É muito natural afirmar que “me arrependo diariamente” ou que “busco viver em arrependimento” e outros chavões cristãos, por isto, vamos examinar nossas convicções à luz da Palavra e da revelação, sem máscaras ou escudos. Se alguém se incomoda com esta afirmação é sinal de que estamos no caminho certo e há barreiras a serem derrubadas.
Confesso que, enquanto escrevia a frase acima, lutei muito para não pressionar a tecla “backspace”. Graças a Deus por Sua Palavra de dois gumes.
A natureza humana é totalmente contrária ao arrependimento, sendo propícia a negar a própria culpa, ativando gatilhos mentais que buscam mascarar a situação e se esquivar das responsabilidades.
A atitude de Adão e sua mulher, quando foram confrontados por Deus, é o grande exemplo da natureza humana decaída, cheia de mesquinhez e mentira. Poderiam se arrepender do mal que praticaram e seriam perdoados, mas a natureza humana não conhece qualquer boa qualidade. Agiram conforme o pecado que acabavam de conhecer e jogaram a culpa para a frente. A serpente aceitou a culpa por não haver mais ninguém envolvido e principalmente por conhecer bem Aquele que questionava:

Ouvindo o homem e sua mulher os passos do Senhor Deus que andava pelo jardim quando soprava a brisa do dia, esconderam-se da presença do Senhor Deus entre as árvores do jardim.
Mas o Senhor Deus chamou o homem, perguntando: "Onde está você? "
E ele respondeu: "Ouvi teus passos no jardim e fiquei com medo, porque estava nu; por isso me escondi".
E Deus perguntou: "Quem lhe disse que você estava nu? Você comeu do fruto da árvore da qual lhe proibi comer? "
Disse o homem: "Foi a mulher que me deste por companheira que me deu do fruto da árvore, e eu comi".
O Senhor Deus perguntou então à mulher: "Que foi que você fez? " Respondeu a mulher: "A serpente me enganou, e eu comi".

            Antes deste dia, não havia conhecimento do mal e não havia necessidade para arrependimentos, mas a partir da queda, a lição do arrependimento começaria a ser ensinada por Deus, como única forma de reatar o relacionamento quebrado.
            A progressão passaria dos sacrifícios rudimentares à época dos holocaustos coordenados por sacerdotes escolhidos por Deus.
            Com o tempo, a lição se aprofundaria, até chegar o tempo em que seria revelado que a verdadeira fonte do arrependimento é o próprio Senhor, que viria ao mundo como sacrifício perfeito, revelando o plano completo de reconciliação.
            Após a morte e ressurreição de Jesus, entramos na dispensação da Graça, onde nos tornamos o sacrifício vivo e também o sacerdócio real:

Portanto, irmãos, rogo-lhes pelas misericórdias de Deus que se ofereçam em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus; este é o culto racional de vocês.
Vocês, porém, são geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo exclusivo de Deus, para anunciar as grandezas daquele que os chamou das trevas para a sua maravilhosa luz.

Todas as formas de arrependimento e sacrifícios apresentadas no passado foram figuras do plano de salvação revelado na Graça:

A intenção dessa graça era que agora, mediante a igreja, a multiforme sabedoria de Deus se tornasse conhecida dos poderes e autoridades nas regiões celestiais, de acordo com o seu eterno plano que ele realizou em Cristo Jesus, nosso Senhor, por intermédio de quem temos livre acesso a Deus em confiança, pela fé nele.








Portanto, pode também salvar perfeitamente os que por ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles.

Jesus é o intercessor perfeito e nós somos privilegiados
por poder participar com Ele.

 Quem os condenará? Foi Cristo Jesus que morreu; e mais, que ressuscitou e está à direita de Deus, e também intercede por nós.
Romanos 8:34



Marcelo Tristão de Souza





Compartilhando O amor de Deus
#Intercedendo por Amor
#Graça
#Oração
#Intercessão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui ...

Comentários