03 abril 2018

Arrependimento - 02


Avançando para a Plenitude de Cristo 
Arrependimento - 02



A tristeza segundo Deus produz um arrependimento que leva à salvação e não remorso, mas a tristeza segundo o mundo produz morte.


Continuando com nosso estudo sobre o arrependimento que leva à salvação, veremos hoje um exemplo de alguém que foi levado pelo Senhor ao verdadeiro arrependimento, num momento onde o remorso já começava a causar prejuízo.
No nosso estudo de hoje, quem foi socorrido e curado por Jesus foi o Apóstolo Pedro. Veja o momento em que a ferida começou a se abrir:

Simão Pedro e outro discípulo estavam seguindo Jesus. Por ser conhecido do sumo sacerdote, este discípulo entrou com Jesus no pátio da casa do sumo sacerdote, mas Pedro teve que ficar esperando do lado de fora da porta. O outro discípulo, que era conhecido do sumo sacerdote, voltou, falou com a moça encarregada da porta e fez Pedro entrar.
Ela então perguntou a Pedro: “Você não é um dos discípulos desse homem?” Ele respondeu: “Não sou”.
Enquanto Simão Pedro estava se aquecendo, perguntaram-lhe: "Você não é um dos discípulos dele?  Ele negou, dizendo: "Não sou".
Um dos servos do sumo sacerdote, parente do homem cuja orelha Pedro decepara, insistiu: "Eu não o vi com ele no olival?”
Mais uma vez Pedro negou, e no mesmo instante um galo cantou.

            O Senhor havia previsto que Pedro o negaria e este não acreditou que seria capaz de cometer tal ato. Quando ouviu o canto do galo, certamente que uma grande tristeza atingiu seu coração, fazendo com que se sentisse indigno de Jesus.
            Após a ressurreição, Pedro estava tão abatido por ter negado seu mestre que sequer conseguia crer nas promessas que ouvira dias antes.
            Jesus encontrou Pedro em situação parecida com a primeira vez em que o chamou e, desta vez, o levou ao arrependimento e cura:

Estavam juntos Simão Pedro; Tomé, chamado Dídimo; Natanael, de Caná da Galiléia; os filhos de Zebedeu; e dois outros discípulos.
"Vou pescar", disse-lhes Simão Pedro. E eles disseram: "Nós vamos com você". Eles foram e entraram no barco, mas naquela noite não pegaram nada.
Ao amanhecer, Jesus estava na praia, mas os discípulos não o reconheceram.
Ele lhes perguntou: "Filhos, vocês têm algo para comer? " "Não", responderam eles.
Ele disse: "Lancem a rede do lado direito do barco e vocês encontrarão". Eles a lançaram, e não conseguiam recolher a rede, tal era a quantidade de peixes.
O discípulo a quem Jesus amava disse a Pedro: "É o Senhor! " Simão Pedro, ouvindo-o dizer isso, vestiu a capa, pois a havia tirado, e lançou-se ao mar.
Os outros discípulos vieram no barco, arrastando a rede cheia de peixes, pois estavam apenas a cerca de noventa metros da praia.
            Assim como no dia em que se tornou discípulo de Jesus, o pescador via um milagre e um chamado para um relacionamento eterno. Era uma segunda chance que Pedro não desperdiçaria, mas para acontecer seria necessário o arrependimento que leva à salvação.

Depois de comerem, Jesus perguntou a Simão Pedro: "Simão, filho de João, você me ama realmente mais do que estes? " Disse ele: "Sim, Senhor, tu sabes que te amo". Disse Jesus: "Cuide dos meus cordeiros".
Novamente Jesus disse: "Simão, filho de João, você realmente me ama? " Ele respondeu: "Sim, Senhor tu sabes que te amo". Disse Jesus: "Pastoreie as minhas ovelhas".
Pela terceira vez, ele lhe disse: "Simão, filho de João, você me ama? " Pedro ficou magoado por Jesus lhe ter perguntado pela terceira vez "Você me ama? " e lhe disse: "Senhor, tu sabes todas as coisas e sabes que te amo". Disse-lhe Jesus: Cuide das minhas ovelhas.
Digo-lhe a verdade: Quando você era mais jovem, vestia-se e ia para onde queria; mas quando for velho, estenderá as mãos e outra pessoa o vestirá e o levará para onde você não deseja ir.
Jesus disse isso para indicar o tipo de morte com a qual Pedro iria glorificar a Deus. E então lhe disse: "Siga-me! ".

            Pedro estava sofrendo por ter negado ao Mestre e este sofrimento estava lhe prejudicando muito, pois não havia produzido arrependimento. Somente quando as três negações foram confrontadas e trazidas a luz pelo Senhor, o arrependimento fluiu e trouxe cura. Agora o Senhor tinha um discípulo mais forte, amadurecido pelo sofrimento e pelo perdão.
            Em nossas vidas não é diferente. Quando cometemos algum ato que sabemos ser desagradável ao mestre, somos imediatamente atacados pela tristeza e remorso.
            Somente quando nos aproximamos do Senhor e encaramos nossos atos com sinceridade, encontramos o verdadeiro arrependimento e a cura.

Antes de nos abrirmos com o Senhor em oração sincera, nossa dor não passa de remorso.
O verdadeiro arrependimento só pode vir
através do confronto.

            Que o Senhor Jesus nos guie sempre pelo caminho do arrependimento que leva à salvação e nos mantenha curados.









Portanto, pode também salvar perfeitamente os que por ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles.

Jesus é o intercessor perfeito e nós somos privilegiados
por poder participar com Ele.

 Quem os condenará? Foi Cristo Jesus que morreu; e mais, que ressuscitou e está à direita de Deus, e também intercede por nós.
Romanos 8:34



Marcelo Tristão de Souza





Compartilhando O amor de Deus
#Intercedendo por Amor
#Graça
#Oração
#Intercessão



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui ...

Comentários