15 abril 2019

Orando por avivamento





"Levante-se, refulja! Porque chegou a sua luz,
e a glória do Senhor raia sobre você.
Olhe! A escuridão cobre a terra, dessas trevas envolvem os povos,
mas sobre você raia o Senhor, e sobre você se vê a sua glória.


            O termo “avivamento” é um dos mais constantes na maioria das discussões, congressos, seminários e afins. Qual será a causa de tanto interesse?
            Infelizmente, isto pode não ser algo positivo, ou melhor, um sintoma de algo muito ruim.
            O grande interesse por avivamento reflete a apatia em que a Igreja está mergulhada há muito tempo.
            A busca que muitos dizem ser algo bom, nada mais é do que a conscientização de que algo está morrendo em nós.
            Avivamento significa exatamente isto:

Significado de Avivamento
substantivo masculino
Ação ou efeito de avivar ou avivar-se (tornar mais vivo).

            O lado positivo nesta situação é que este interesse por tornar a viver é uma prova de que o Espírito Santo continua vivo em nós.
            Um dos significados para o termo avivamento é “despertamento” e este é o grande interesse do Espírito de Cristo em nossas vidas:

Por isso é que foi dito: "Desperta, ó tu que dormes, levanta-te dentre os mortos e Cristo resplandecerá sobre ti".

            O Apóstolo Paulo diz “por isto é que foi dito” talvez se referindo a Isaías:

"Levante-se, refulja! Porque chegou a sua luz, e a glória do Senhor raia sobre você.
Olhe! A escuridão cobre a terra, dessas trevas envolvem os povos, mas sobre você raia o Senhor, e sobre você se vê a sua glória.

         Estes versos de Isaías são a minha definição preferida para o termo “avivamento”. Creio que é este o desejo do Espírito Santo para a Igreja em geral, começando no anelo individual por mais vida.

         Despertamento revela melhor a intenção do Senhor para a Igreja que vive um estado de letargia muito perigoso, podendo evoluir em alguns casos e chegar à morte.
         Na cultura oriental, a morte é figurada como um sono eterno e esta figuração é retratada na Bíblia:

Depois de dizer isso, prosseguiu dizendo-lhes: "Nosso amigo Lázaro adormeceu, mas vou até lá para acordá-lo".
Seus discípulos responderam: "Senhor, se ele dorme, vai melhorar".
Jesus tinha falado de sua morte, mas os seus discípulos pensaram que ele estava falando simplesmente do sono.

Enquanto Jesus ainda estava falando, chegaram algumas pessoas da casa de Jairo, o dirigente da sinagoga. "Sua filha morreu", disseram eles. "Não precisa mais incomodar o mestre! "
Então entrou e lhes disse: "Por que todo este alvoroço e lamento? A criança não está morta, mas dorme".

         Nos dois textos acima, a morte é figurada como um sono. Por isto a busca pelo avivamento é uma busca por um despertamento espiritual, pois mesmo que o corpo pareça morto, o espírito apenas está em estado de letargia, podendo ser trazido de volta à vida mesmo após longo tempo de dormência.

Orar a Deus pedindo um despertamento é uma grande prova de que o corpo está adormecido e o espírito sofre com esta situação.
        
            Neste caso, corpo vai além de nosso corpo físico, simbolizando a Igreja do Senhor, que é um organismo vivo formado de muitos membros, assim como nosso corpo:

Ora, assim como o corpo é uma unidade, embora tenha muitos membros, e todos os membros, mesmo sendo muitos, formam um só corpo, assim também com respeito a Cristo.
Pois em um só corpo todos nós fomos batizados em um único Espírito: quer judeus, quer gregos, quer escravos, quer livres. E a todos nós foi dado beber de um único Espírito.


É o Espírito de Cristo quem clama ao nosso espírito:

Desperta ó tu que dormes !!!

            Este despertamento é o anelo que Deus nos tem enviado e que está crescendo dia a dia.
            Isto não é novidade e também não é um fato isolado. Várias vezes através dos séculos, Deus despertou seu povo para que se aproximasse mais e vivesse a vida que temos direito.
            Os chamados finais estão no livro de Apocalipse:

Eis que estou à porta e bato. Se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei e cearei com ele, e ele comigo.

O Espírito e a noiva dizem: "Vem! " E todo aquele que ouvir diga: "Vem! " Quem tiver sede, venha; e quem quiser, beba de graça da água da vida.

            No início do século XX, este chamado foi ouvido por um grupo de pessoas em uma das regiões mais pobres e idólatras do mundo, a Índia.
            Através de um pequeno grupo, o clamor por despertamento e vida tomou conta de milhares de vidas e a Ásia inteira foi abençoada.
            Veja abaixo os princípios que o Espírito Santo colocou no coração de John Nelson Hyde e seus amigos:   

OS 5 PRINCÍPIOS DA ASSOCIAÇÃO DE ORAÇÃO DE PUNJAB
01 – Estás orando, pedindo um avivamento para a tua vida, para a vida dos teus companheiros de trabalho e para a Igreja?
02 – Estás anelando mais poder do Espírito Santo na tua própria vida e serviço, e estás convicto de que não podes avançar sem esse poder?
03 – Orarás pedindo graça para não te envergonhares de Jesus?
04 – Crês que a oração é um grande meio de alcançar um despertamento espiritual?
05 – Reservarás trinta minutos diariamente, logo após o meio-dia, para orar pedindo esse despertamento, e estás pronto a orar até que venha o despertamento?
Punjab, Índia – 1904
Extraído de: O Homem que orava – Francisco A. McGaw - CPAD
               
            Estes mesmos princípios podem ser válidos para nossa Igreja no século XXI, pois vivemos as mesmas necessidades por mais vida que aquele grupo lá na Índia, há mais de cem anos atrás.
           
            O mesmo Espírito que incendiou John Nelson Hyde e seu grupo está ardendo em nós e gritando:

"Desperta, ó tu que dormes, levanta-te dentre os mortos
e Cristo resplandecerá sobre ti".

"Levante-se, refulja! Porque chegou a sua luz,
e a glória do Senhor raia sobre você.
Olhe! A escuridão cobre a terra, dessas trevas envolvem os povos, mas sobre você raia o Senhor, e sobre você se vê a sua glória.

O Senhor nos convida:
Eis que estou à porta e bato. Se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei e cearei com ele, e ele comigo.


INTERCESSÃO:
Que o Espírito do Senhor queime em nossos corações continuamente, até que despertemos e vivamos tudo aquilo para o que fomos transportados das trevas para a luz.


Marcelo Tristão de Souza
Guamaré/RN – 15/04/2019

Escrever impulsionado pelo amor à Palavra de Deus é ter o privilégio de ser o primeiro a ler.
John Bever


#oração

#estudos

#Bíblia

#intercessão




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui ...

Comentários