20 janeiro 2020

Criando Filhos Para Deus

Criando filhos para Deus




E verás os filhos de teus filhos, e a paz sobre Israel.
Salmos 128:3b



            O mundo em que vivemos é cheio de grandes desafios que exigem muito de nós. Dentre estes desafios, um dos maiores é a criação de filhos.
            As pessoas costumam dizer que criam seus filhos para o mundo ou para a vida, querendo dizer com isto que estão preparando-os para enfrentar as dificuldades que os próprios pais enfrentam.
            Será que é esta a resposta que Deus espera ouvir dos cristãos? Será que devemos criar nossos filhos para enfrentar a vida da mesma maneira que nós enfrentamos?
            Veja o Salmo 128 e a vontade de Deus para este assunto:

Bem-aventurado aquele que teme ao SENHOR e anda nos seus caminhos.
Pois comerás do trabalho das tuas mãos; feliz serás, e te irá bem.
A tua mulher será como a videira frutífera aos lados da tua casa; os teus filhos como plantas de oliveira à roda da tua mesa.
Eis que assim será abençoado o homem que teme ao Senhor.
O Senhor te abençoará desde Sião, e tu verás o bem de Jerusalém em todos os dias da tua vida.
E verás os filhos de teus filhos, e a paz sobre Israel.

            O salmista nos dá uma direção maravilhosa sobre a vontade de Deus para a vida de nossos filhos:
os teus filhos como plantas de oliveira à roda da tua mesa.

            A oliveira é um símbolo da redenção de Israel e para a Igreja, simboliza a presença do Espírito de Deus como nosso Senhor e Líder:
            Da Oliveira se extrai o azeite usado no Templo, para manter aceso o castiçal. Este azeite é símbolo do Espírito Santo, mantendo aceso o fogo da Deus em nossa vida.
            A expressão do Salmista, sobre os filhos simboliza a provisão de azeite para manter aceso o Fogo Santo:

E falou o SENHOR a Moisés, dizendo:
Ordena aos filhos de Israel que te tragam azeite de oliveira, puro, batido, para a luminária, para manter as lâmpadas acesas continuamente.
Levítico 24:1,2

            A simbologia bíblica é muito importante para compreender a vontade de Deus para nossas vidas, em todos os tempos.
            Neste caso específico, o Senhor nos direciona a criar nossos filhos para que sejam os futuros líderes da Igreja, levando a Palavra de Deus para as gerações futuras.






Creio que este seja o verdadeiro legado que devemos deixar


Vejamos o exemplo do Rei Davi;

E aproximaram-se os dias da morte de Davi; e deu ele ordem a Salomão, seu filho, dizendo:
Eu vou pelo caminho de toda a terra; esforça-te, pois, e sê homem.
E guarda a ordenança do Senhor teu Deus, para andares nos seus caminhos, e para guardares os seus estatutos, e os seus mandamentos, e os seus juízos, e os seus testemunhos, como está escrito na lei de Moisés; para que prosperes em tudo quanto fizeres, e para onde quer que fores.
Para que o Senhor confirme a palavra, que falou de mim, dizendo: Se teus filhos guardarem o seu caminho, para andarem perante a minha face fielmente, com todo o seu coração e com toda a sua alma, nunca, disse, te faltará sucessor ao trono de Israel.

            O aconselhamento que Davi dá a seu filho não é militar nem mesmo social. A verdadeira preocupação de Davi para com seu filho é sobre servir a Deus.
            Todo o resto é irrelevante quando colocamos Deus em primeiro lugar:

Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.
           
            O legado de Davi para Salomão foi a construção do templo de Deus:

E tu, meu filho Salomão, conhece o Deus de teu pai, e serve-o com um coração perfeito e com uma alma voluntária; porque esquadrinha o Senhor todos os corações, e entende todas as imaginações dos pensamentos; se o buscares, será achado de ti; porém, se o deixares, rejeitar-te-á para sempre.
Olha, pois, agora, porque o Senhor te escolheu para edificares uma casa para o santuário; esforça-te, e faze a obra.
E deu Davi a Salomão, seu filho, a planta do alpendre com as suas casas, e as suas tesourarias, e os seus cenáculos, e as suas recâmaras interiores, como também da casa do propiciatório.
E também a planta de tudo quanto tinha em mente, a saber: dos átrios da casa do Senhor, e de todas as câmaras ao redor, para os tesouros da casa de Deus, e para os tesouros das coisas sagradas;

            Este também deve ser nosso legado para as gerações futuras. Preparar os materiais e as plantas.
            A casa de Deus é a Igreja coletivamente e individualmente, por isto esta figura da edificação do templo pelo filho de Davi nos mostra que devemos preparar o caminho para a geração futura ser o templo de Deus assim como nós também somos.
            Esta preparação inclui prata, ouro, madeira, tecidos, etc. Todos estes materiais tem simbologias especiais, apontando para uma vida de fé, amor, dedicação e santificação.

Assim como fez Davi, devemos preparar a geração futura para servir a Deus.




Portanto, não te envergonhes do testemunho de nosso Senhor, nem de mim, que sou prisioneiro seu; antes participa das aflições do evangelho segundo o poder de Deus,



Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém.











Marcelo Tristão de Souza
Guamaré/RN


Não esqueça de deixar seu comentário.

Compartilhando O amor de Deus




#oração

#estudos

#Bíblia

#intercessão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui ...

Comentários