16 março 2020

Perseverança em tempos de apostasia




E ao anjo da igreja que está em Pérgamo escreve: Isto diz aquele que tem a espada aguda de dois fios:
Conheço as tuas obras, e onde habitas, que é onde está o trono de Satanás; e reténs o meu nome, e não negaste a minha fé, ainda nos dias de Antipas, minha fiel testemunha, o qual foi morto entre vós, onde Satanás habita. Mas algumas poucas coisas tenho contra ti, porque tens lá os que seguem a doutrina de Balaão, o qual ensinava Balaque a lançar tropeços diante dos filhos de Israel, para que comessem dos sacrifícios da idolatria, e fornicassem.
Assim tens também os que seguem a doutrina dos nicolaítas, o que eu odeio.
Arrepende-te, pois, quando não em breve virei a ti, e contra eles batalharei com a espada da minha boca.
Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao que vencer darei eu a comer do maná escondido, e dar-lhe-ei uma pedra branca, e na pedra um novo nome escrito, o qual ninguém conhece senão aquele que o recebe.

1 - Trono de Satanás - Esta expressão se refere ao templo de Zeus, o principal deus Grego, equivalente à Júpiter, na cultura romana, designando Pérgamo como capital religiosa do Império. 
A abertura desta carta, onde o Senhor se apresenta como aquele que tem a espada aguda de dois fios contrapõe a imagem de Zeus como senhor e dominador, empunhando uma grande espada de dois gumes.
Posteriormente, o Império se infiltrou na Igreja e trouxe consigo várias heresias, trazendo também o trono de Satanás, com o catolicismo romano.

2 – Balaão - Era um profeta mercenário, que dizia o que Deus mandava mas foi vencido pela ganância.
Nos dias de hoje, os falsos profetas continuam ensinando heresias e fazendo o povo de Deus tropeçar.

3 – Nicolaítas – Nico significa "conquistar" em grego e laíta significa "pessoas" (ou "povo"); daí, a palavra pode significar "conquistador de pessoas" ou "conquistador das pessoas".
Líderes que fazem discípulos para si são os Nicolaítas da atualidade.

4 – Espada da minha boca – Somente o ensino da Palavra de Deus pode nos livrar destas abominações.

5 – Maná escondido – Maná significa a provisão diária de Deus.

6 – Pedra Branca – Há várias interpretações. Vejamos esta:
No final das competições Romanas, os vencedores recebiam uma pedra branca com seu nome, que servia como ingresso para um banquete que era realizado em honra aos vencedores.
Os que vencem as tentações e permanecem firmes com Cristo, recebem a honra de se banquetear com a Sua presença:

Eu repreendo e castigo a todos quantos amo; sê pois zeloso, e arrepende-te.
Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo.

7 – Ninguém conhece – A experiência da batalha e da vitória são íntimas e pessoais:


O segredo do Senhor é com aqueles que o temem;
e ele lhes mostrará a sua aliança.
Salmos 25:14

O maná escondido é reservado para aqueles que buscam estar mais perto do Senhor










Marcelo Tristão de Souza
Guamaré/RN


Não esqueça de deixar seu comentário.

Compartilhando O amor de Deus




#oração

#estudos

#Bíblia

#intercessão



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui ...

Comentários