25 fevereiro 2022

O Princípio e o Fim

 



Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim, diz o Senhor, que é, e que era, e que há de vir, o Todo-Poderoso.
Apocalipse 1:8

 

O Senhor Deus, pois, o lançou fora do jardim do Éden, para lavrar a terra de que fora tomado.

E havendo lançado fora o homem, pôs querubins ao oriente do jardim do Éden, e uma espada inflamada que andava ao redor, para guardar o caminho da árvore da vida.

Gênesis 3:23,24

 

Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim, o primeiro e o derradeiro.

Bem-aventurados aqueles que guardam os seus mandamentos, para que tenham direito à árvore da vida, e possam entrar na cidade pelas portas.

Apocalipse 22:13,14

 

Todo o desenrolar da revelação de Deus é o que acontece entre estes dois textos.

Em Gênesis, temos a narrativa de Deus muito próximo na vida do homem e o afastamento após a decisão do próprio homem de desobedecer a Deus e seguir seu próprio caminho.

No Apocalipse vemos a consumação final do Plano de Salvação.

A Cidade Santa é o Jardim para a eternidade, com o relacionamento pleno entre Deus e homens.

A Espada que guardava a árvore da Vida é a Palavra de Deus, entregue nas mãos do homem para que este possa seguir pelo Caminho, Verdade e Vida.

A Igreja somos nós, os sacerdotes que realizam o serviço diário no tabernáculo de Deus, que é o nosso corpo, onde Deus habita, pois foi feito pelas mãos Dele e é a Sua segunda casa. 

Somos o tabernáculo de Deus na terra e o Espírito Santo nos ilumina, guia e protege, da mesma forma que a coluna do deserto.

A Igreja é o Corpo (Tabernáculo) de Cristo neste deserto, seguindo o Caminho e pregando (semeando) aos que estão sem rumo.

O Homem foi expulso da presença de Deus, mas o próprio Senhor deu início ao plano de Salvação, que é a volta do relacionamento presencial entre Deus e o homem.

Para que isto seja possível, Deus tomou a iniciativa de habitar entre os homens, primeiramente através dos sacrifícios da família de Adão e tendo a primeira forma real através do Tabernáculo.

 

E me farão um tabernáculo, e habitarei no meio deles.

Êxodo 25:8

 

 

Tabernáculo:

Tabernáculo (em hebraicoמִשְׁכַּןmishkan, "residência" ou "habitação"), de acordo com a Bíblia hebraica, era a habitação terrestre de Deus entre os filhos de Israel desde o tempo do Êxodo do Egito até a conquista da terra de Canaã

Fonte: Wikipédia

 A simbologia do Tabernáculo é a imagem perfeita do evangelho, as boas novas de Deus para o homem perdido.

O Tabernáculo é Deus chamando o homem de volta ao jardim, mas desta vez, tendo de fazer conforme a vontade de Deus.

 

As 3 partes do Tabernáculo são a figura perfeita do Caminho, Verdade e Vida, ou seja, o próprio Deus, em Cristo, nos traz de volta à sua presença.

 

As 3 portas do Tabernáculo eram designadas pelos Judeus desta forma e Jesus usou esta terminologia para mostrar para eles que a figura do Tabernáculo estava se cumprindo.

 

A primeira porta, chamada de Caminho, dá acesso ao Altar de Sacrifícios, que á a Cruz de Cristo, sendo o início da caminhada diária:

 

E dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-me.

Lucas 9:23

 

E, naqueles dias, apareceu João o Batista pregando no deserto da Judéia, e dizendo: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus.

Mateus 3:1,2

 

O povo, que estava assentado em trevas, Viu uma grande luz; aos que estavam assentados na região e sombra da morte,A luz raiou.

Desde então começou Jesus a pregar, e a dizer: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus.

Mateus 4:16,17

 

E, ouvindo eles isto, compungiram-se em seu coração, e perguntaram a Pedro e aos demais apóstolos: Que faremos, homens irmãos?

E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo;

Atos 2:37,38

 

 

Após o altar do sacrifício, o homem chega à pia de bronze, que simboliza tanto o batismo nas águas quanto a santificação.

 

Os quais noutro tempo foram rebeldes, quando a longanimidade de Deus esperava nos dias de Noé, enquanto se preparava a arca; na qual poucas (isto é, oito) almas se salvaram pela água;

Que também, como uma verdadeira figura, agora vos salva, o batismo, não do despojamento da imundícia da carne, mas da indagação de uma boa consciência para com Deus, pela ressurreição de Jesus Cristo;

1 Pedro 3:20,21

Paulo (chamado apóstolo de Jesus Cristo, pela vontade de Deus), e o irmão Sóstenes,
À igreja de Deus que está em Corinto, aos santificados em Cristo Jesus, chamados santos, com todos os que em todo o lugar invocam o nome de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor deles e nosso:


1 Coríntios 1:1,2

Para o homem que se recusa a fazer a vontade de Deus, um encontro com a santidade de Deus é a morte, mas para quem passou pelo altar de sacrifício e está levando a Cruz diária, a Pia de Bronze mostra a porta da Verdade.

Para estes certamente cheiro de morte para morte; mas para aqueles cheiro de vida para vida. E para estas coisas quem é idôneo?

2 Coríntios 2:16

 E aquele que me enviou está comigo. O Pai não me tem deixado só, porque eu faço sempre o que lhe agrada.

Dizendo ele estas coisas, muitos creram nele.

Jesus dizia, pois, aos judeus que criam nele: Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sereis meus discípulos;

E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.

João 8:29-32

 

Sempre que nos referimos à Bíblia, devemos buscar o contexto e não apenas versos aleatórios, para podermos entender o pensamento de Deus para nossas vidas.

Neste texto sobre a verdade, é necessário entender de qual verdade Jesus fala.

O verso 29 nos revela exatamente isto. A verdade neste contexto é fazer a vontade aquilo que agrada a Deus.

Neste ponto, as pessoas do mundo podem dizer: E você sabe o que agrada a Deus?

A resposta é simples: Como podemos saber o que agrada a Deus?

A Palavra de Deus é exatamente este guia para se conhecer a vontade de Deus, ou mais ainda, conhecer tudo o que Deus revelou de Si para a humanidade.

 

Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração.

E não há criatura alguma encoberta diante dele; antes todas as coisas estão nuas e patentes aos olhos daquele com quem temos de tratar.

Hebreus 4:12,13

 

E é na Palavra de Deus que conhecemos a verdade sobre Deus e sobre nós mesmos.

 Dei-lhes a tua palavra, e o mundo os odiou, porque não são do mundo, assim como eu não sou do mundo.

Não peço que os tires do mundo, mas que os livres do mal.
Não são do mundo, como eu do mundo não sou.
Santifica-os na tua verdade; a tua palavra é a verdade.

João 17:14-17

 

A porta da Verdade nos revela o Candelabro de Ouro, simbolizando a Fé crescente, conforme 2Pedro 1

 

Simão Pedro, servo e apóstolo de Jesus Cristo, aos que conosco alcançaram fé igualmente preciosa pela justiça do nosso Deus e Salvador Jesus Cristo:

Graça e paz vos sejam multiplicadas, pelo conhecimento de Deus, e de Jesus nosso Senhor;

Visto como o seu divino poder nos deu tudo o que diz respeito à vida e piedade, pelo conhecimento daquele que nos chamou pela sua glória e virtude;

Pelas quais ele nos tem dado grandíssimas e preciosas promessas, para que por elas fiqueis participantes da natureza divina, havendo escapado da corrupção, que pela concupiscência há no mundo.

E vós também, pondo nisto mesmo toda a diligência, acrescentai à vossa fé a virtude, e à virtude a ciência, e à ciência a temperança, e à temperança a paciência, e à paciência a piedade, e à piedade o amor fraternal, e ao amor fraternal a caridade.

Porque, se em vós houver e abundarem estas coisas, não vos deixarão ociosos nem estéreis no conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo.

Pois aquele em quem não há estas coisas é cego, nada vendo ao longe, havendo-se esquecido da purificação dos seus antigos pecados.

Portanto, irmãos, procurai fazer cada vez mais firme a vossa vocação e eleição; porque, fazendo isto, nunca jamais tropeçareis.

Porque assim vos será amplamente concedida a entrada no reino eterno de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

2 Pedro 1:1-11

 

Neste local, chamado Lugar Santo, também estão a mesa dos 12 pães, simbolizando a comunhão com a Igreja de Cristo e a doutrina dos Apóstolos; e o Altar de Incenso, que são as nossas orações e ações de graças.

Estes 3 elementos, encontrados através da Porta da Verdade, nos dão acesso á porta da Vida, que é o Lugar Santíssimo, onde está a Arca da Presença de Deus, guardada pelo véu que foi rasgado quando Jesus bradou “tetelestai” está consumado.

A salvação está consumada em nossas vidas quando passamos pelas 3 portas e chegamos à presença de Deus, pelo novo e vivo caminho, que é o Senhor e Salvador Jesus Cristo, nosso Deus.

 Tendo, pois, irmãos, ousadia para entrar no santuário, pelo sangue de Jesus,

Pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou, pelo véu, isto é, pela sua carne,
E tendo um grande sacerdote sobre a casa de Deus,
Cheguemo-nos com verdadeiro coração, em inteira certeza de fé, tendo os corações purificados da má consciência, e o corpo lavado com água limpa,
Retenhamos firmes a confissão da nossa esperança; porque fiel é o que prometeu.


Hebreus 10:19-23

Desta forma, entramos na presença de Deus e vivemos a promessa final de Jesus no evangelho de Mateus:

 Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém.

Mateus 28:20

 O Senhor nos mandou seguir o Caminho, a Verdade e a Vida, pois sem isto, jamais chegaremos à presença de Deus.

 

A espada que guarda a entrada para o jardim nos é entregue por Deus e então, podemos entrar na Cidade santa.

 

 

Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito,

que é a palavra de Deus;
Orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito,

e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica

por todos os santos,
Efésios 6:17,18

 

 


 

Marcelo Tristão de Souza

Guamaré/RN

Email - tristaodesouza@gmail.com

https://www.facebook.com/tristaodesouza/





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui ...

Comentários