28 março 2022

O Evangelho de Paulo

 

O EVANGELHO DE PAULO

 


Mas faço-vos saber, irmãos, que o evangelho que por mim foi anunciado não é segundo os homens.

Porque não o recebi, nem aprendi de homem algum, mas pela revelação de Jesus Cristo.

Porque já ouvistes qual foi antigamente a minha conduta no judaísmo, como sobremaneira perseguia a igreja de Deus e a assolava.

E na minha nação excedia em judaísmo a muitos da minha idade, sendo extremamente zeloso das tradições de meus pais.

Mas, quando aprouve a Deus, que desde o ventre de minha mãe me separou, e me chamou pela sua graça, revelar seu Filho em mim, para que o pregasse entre os gentios, não consultei a carne nem o sangue, nem tornei a Jerusalém, a ter com os que já antes de mim eram apóstolos, mas parti para a Arábia, e voltei outra vez a Damasco.

Depois, passados três anos, fui a Jerusalém para ver a Pedro, e fiquei com ele quinze dias.

E não vi a nenhum outro dos apóstolos, senão a Tiago, irmão do Senhor.

Ora, acerca do que vos escrevo, eis que diante de Deus testifico que não minto.

Depois fui para as partes da Síria e da Cilicia.

E não era conhecido de vista das igrejas da Judéia, que estavam em Cristo; mas somente tinham ouvido dizer: Aquele que já nos perseguiu anuncia agora a fé que antes destruía.

E glorificavam a Deus a respeito de mim.

Gálatas 1:11-24

 

         Quando lemos este texto, vemos a Graça de Deus se manifestando na vida do Apóstolo Paulo, mas muitas vezes criamos uma visão que vai além do que o próprio Apóstolo está afirmando.

         Quando afirma que não recebeu o evangelho dos homens, mas de revelação por Jesus, o que está dizendo com isto?

         Já ouvi pregadores usando este texto para defender a teoria de que o evangelho só depende de orar e o Espírito Santo revela o que falar em qualquer situação, independente de estudar a Bíblia. Muitos usam esta doutrina para atacar as escolas teológicas, escolas dominicais e cultos de doutrina.

         Mas o que Paulo está afirmando é exatamente o contrário.

         Paulo era profundo conhecedor das Escrituras, tendo estudado em uma escola de elite entre os Judeus, com o mestre Gamaliel:

 

Mas, levantando-se no conselho um certo fariseu, chamado Gamaliel, doutor da lei, venerado por todo o povo, mandou que por um pouco levassem para fora os apóstolos;

Atos 5:34

Quanto a mim, sou judeu, nascido em Tarso da Cilícia, e nesta cidade criado aos pés de Gamaliel, instruído conforme a verdade da lei de nossos pais, zelador de Deus, como todos vós hoje sois.

Atos 22:3

 

         Estes dois textos nos mostram que Paulo era um Teólogo de formação e zeloso da Palavra de Deus, então, qual é o evangelho que ele recebeu?

         Uma leitura mais cuidadosa nos mostra que o que aconteceu com Paulo nos dias de exílio foi um exame profundo de tudo o que já havia estudado, mas agora sob a luz da revelação da Graça de Cristo.

           

Portanto, ninguém vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa dos dias de festa, ou da lua nova, ou dos sábados, que são sombras das coisas futuras, mas o corpo é de Cristo.

Colossenses 2:16,17

 

         O próprio Paulo afirma que as escrituras que eram conhecidas até Cristo, eram sombras que só podem ser reveladas pela Luz da Graça de Deus.

         Isto significa que, o evangelho que ele recebeu de Deus foi o entendimento do que o escritor da carta aos Hebreus afirma:

Porque tendo a lei a sombra dos bens futuros, e não a imagem exata das coisas, nunca, pelos mesmos sacrifícios que continuamente se oferecem cada ano, pode aperfeiçoar os que a eles se chegam.

Hebreus 10:1

 

O Evangelho de Paulo é a revelação de Cristo e do Plano de Salvação iniciado desde a fundação do mundo

 

Como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor;

Efésios 1:4

E adoraram-na todos os que habitam sobre a terra, esses cujos nomes não estão escritos no livro da vida do Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo.

Apocalipse 13:8

Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo;

Mateus 25:34

 

         De Adão até João Batista, Deus se revelou gradualmente, até a revelação completa em Cristo. Este é o evangelho que devemos aprender de Deus, no exílio de nossos estudos pessoais, buscando a revelação que não pode vir do sangue ou da carne, mas somente de Deus:

 

Tudo por meu Pai foi entregue; e ninguém conhece quem é o Filho senão o Pai, nem quem é o Pai senão o Filho, e aquele a quem o Filho o quiser revelar.

Lucas 10:22

Ler o contexto – Lucas 10: 19-24 (Deus se revelou na Palavra, através dos séculos)

 

O que foi entregue?

A Palavra de Deus

 

Mas que diz? A palavra está junto de ti, na tua boca e no teu coração; esta é a palavra da fé, que pregamos,
Romanos 10:8

 

Meu evangelho:

Romanos 2:16  e  2Timóteo 2:8

 

         Para entendermos a vida cristã revelada figurativamente na Lei de Moisés, vamos ler este texto extremamente revelador de Deuteronômio 20: 1-8 e correlacionar com os ensinos do Apostolo Paulo.

Está tudo intimamente ligado

 

Quando saíres à peleja contra teus inimigos, e vires cavalos, e carros, e povo maior em número do que tu, deles não terás temor; pois o SENHOR teu Deus, que te tirou da terra do Egito, está contigo.

E será que, quando vos achegardes à peleja, o sacerdote se adiantará, e falará ao povo, e dir-lhe-á: Ouvi, ó Israel, hoje vos achegais à peleja contra os vossos inimigos; não se amoleça o vosso coração: não temais nem tremais, nem vos aterrorizeis diante deles, pois o Senhor vosso Deus é o que vai convosco, a pelejar contra os vossos inimigos, para salvar-vos.

E nos ressuscitou juntamente com ele e nos fez assentar nos lugares celestiais, em Cristo Jesus;

Efésios 2:6

 

Então os oficiais falarão ao povo, dizendo: Qual é o homem que edificou casa nova e ainda não a consagrou? Vá, e torne-se à sua casa para que porventura não morra na peleja e algum outro a consagre.

Assim que já não sois estrangeiros, nem forasteiros, mas concidadãos dos santos, e da família de Deus;

Edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, de que Jesus Cristo é a principal pedra da esquina;

No qual todo o edifício, bem ajustado, cresce para templo santo no Senhor.

No qual também vós juntamente sois edificados para morada de Deus em Espírito.

Efésios 2:19-22

 

E qual é o homem que plantou uma vinha e ainda não a desfrutou? Vá, e torne-se à sua casa, para que porventura não morra na peleja e algum outro a desfrute.

Esta é uma palavra fiel, e digna de toda a aceitação, que Cristo Jesus veio ao mundo, para salvar os pecadores, dos quais eu sou o principal.

1 Timóteo 1:15

 

E qual é o homem que está desposado com alguma mulher e ainda não a recebeu? Vá, e torne-se à sua casa, para que porventura não morra na peleja e algum outro homem a receba.

Por isso deixará o homem seu pai e sua mãe, e se unirá a sua mulher; e serão dois numa carne.
Grande é este mistério; digo-o, porém, a respeito de Cristo e da igreja.

Efésios 5:31,32

 

E continuarão os oficiais a falar ao povo, dizendo: Qual é o homem medroso e de coração tímido? Vá, e torne-se à sua casa, para que o coração de seus irmãos não se derreta como o seu coração.

Porque, assim como o corpo é um, e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, são um só corpo, assim é Cristo também.

Pois todos nós fomos batizados em um Espírito, formando um corpo, quer judeus, quer gregos, quer servos, quer livres, e todos temos bebido de um Espírito.

Porque também o corpo não é um só membro, mas muitos.

1 Coríntios 12:12-14

 

 


 Marcelo Tristão de Souza

20 de Março de 2022




 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui ...

Comentários