11 julho 2024

Jonas e a pregação aos gentios

 


O profeta Jonas é uma figura do Cristo que viria e pregaria a Palavra de Deus a todos os povos. Israel nunca teve o entendimento de um Deus universal, se ensoberbecendo na ideia de povo exclusivo e odiando os gentios.

Vemos este ódio claramente em Jonas e o Senhor ensinando ao profeta sobre compaixão e misericórdia.

O profeta Isaías nos fala claramente sobre a universalidade do amor de Deus, no capítulo 56:

E aos filhos dos estrangeiros, que se unirem ao Senhor, para o servirem, e para amarem o nome do Senhor, e para serem seus servos, todos os que guardarem o sábado, não o profanando, e os que abraçarem a minha aliança,

Também os levarei ao meu santo monte, e os alegrarei na minha casa de oração; os seus holocaustos e os seus sacrifícios serão aceitos no meu altar; porque a minha casa será chamada casa de oração para todos os povos.

Isaías 56:6-7

  

Na genealogia de Jesus, apresentada no início do Evangelho de Mateus, temos 2 mulheres gentias inseridas. Raabe e Rute. Estas mulheres creram em Deus e foram aceitas, da maneira que está descrito pelo profeta Isaías. Se converteram e passaram a adorar a Deus.

A dificuldade em aceitar os gentios sempre existiu, mesmo na Igreja Primitiva.

 

Deus teve de insistir com o Apóstolo Pedro para que fosse pregar para um gentio, enviando uma visão que mostra o equívoco dos judeus quanto aos gentios.

 

Mas Pedro disse: De modo nenhum, Senhor, porque nunca comi coisa alguma comum e imunda.

E segunda vez lhe disse a voz: Não faças tu comum ao que Deus purificou.

E aconteceu isto por três vezes; e o vaso tornou a recolher-se ao céu.

Atos 10: 14-16

Finalmente o Senhor chamou Saulo de Tarso para ser o pregador dos gentios.

Em Atos 13:47, Paulo cita Isaías 49:6, mostrando aos Judeus que o evangelho foi enviado para salvação de todos os povos.


Porque o Senhor assim no-lo mandou:eu te pus para luz dos gentios,a fim de que sejas para salvação até os confins da terra.

Atos 13:47


Disse mais: Pouco é que sejas o meu servo, para restaurares as tribos de Jacó, e tornares a trazer os preservados de Israel; também te dei para luz dos gentios, para seres a minha salvação até à extremidade da terra.

Isaías 49:6



Assim devemos crer e agir. Pregar o evangelho a todos, sem distinção.

O sinal para todos deve ser o sinal de Jonas, citado por Jesus. Isto significa que pregamos a Cristo, crucificado e ressuscitado ao terceiro dia.


Marcelo (C) Tristão de Souza

Guamaré, 10 de Julho de 2024



 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui ...

Comentários