12 abril 2015

Unidade

UNIDADE




20 Não rogo somente por estes, mas também por aqueles que vierem a crer em mim, por intermédio da sua palavra; 21 a fim de que todos sejam um; e como és tu, ó Pai, em mim e eu em ti, também sejam eles em nós; para que o mundo creia que tu me enviaste. João 17:20-21
           
   
    Se perguntar para evangélicos de diversas denominações sobre os versículos acima, a maioria vai concordar que o Senhor espera união entre os irmãos, mas infelizmente, se perguntar sobre eventos evangelísticos em conjunto com outras denominações, corre o risco de ouvir o que não quer.
         Jesus ora pelos apóstolos e por aqueles que viriam a crer através da pregação deles. Entre estes últimos, estamos todos os que creram nos últimos dois milênios.
         Agora pergunto: onde foi parar a união que o Senhor pediu? O que foi feito da resposta à oração do Senhor? Será que o Pai não ouviu?
         Certamente que o Pai ouviu e abençoou, pois a vontade de Jesus era exatamente a vontade do Pai.
         É fácil entender apenas o verso 20 e pular o 21, mas isto resultou numa Igreja doente e muito fraca. A Igreja foi bem em cumprir a parte da pregação, para que outros cressem na Palavra, mas a parte da união sempre foi um grande problema.
         Todo o capítulo 17 do evangelho de João é uma oração a favor da Igreja que estava sendo formada, mas a maior preocupação do Senhor foi com a união, que só poderia existir através do amor. Se houver união, a pregação será muito mais poderosa e eficaz, pois as atitudes falam muito mais alto do que qualquer sermão.
         Nos 20 séculos de caminhada, quanto mais a Igreja buscou o conhecimento teológico, mais se afastou da vontade do Senhor, pois a união é muito mais importante do que o conhecimento de textos.
        O qual nos fez também capazes de ser ministros de um novo testamento, não da letra, mas do espírito; porque a letra mata e o espírito vivifica. 2 Coríntios 3:6
         Conhecimento bíblico é importante para a caminhada, mas a comunhão com o Senhor e com a Igreja é mais importante ainda, pois se nos afastamos do povo de Deus, nos afastamos de Deus.
        Oh! quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união. É como o óleo precioso sobre a cabeça, que desce sobre a barba, a barba de Arão, e que desce à orla das suas vestes. Como o orvalho de Hermom, e como o que desce sobre os montes de Sião, porque ali o Senhor ordena a bênção e a vida para sempre. Salmos 133:1-3
         Creio que você já esperava que eu citasse este Salmo, pois aí está. Realmente é um texto maravilhoso e ilustra muito bem o que o Senhor pediu ao Pai na oração de João 17.
         E este agora, você esperava?
Eu, pois, apascentei as ovelhas da matança, as pobres ovelhas do rebanho. Tomei para mim duas varas: a uma chamei Graça, e à outra chamei União; e apascentei as ovelhas. Zacarias 11:7
            O capítulo 17 do livro de Zacarias é uma profecia surpreendente sobre a traição e abandono sofridos pelo Senhor, mas este versículo demonstra que a união é equiparada a Graça. Nos versículos seguintes, veremos que a traição e o abandono com que o povo tratava a Deus teve por consequência a quebra das duas varas e o povo foi levado cativo pelos inimigos, pois trocavam a Graça e a União com Seu Deus, polos deuses estranhos.
            Jesus estava nos seus últimos momentos com os Apóstolos antes do sacrifício, e a oração do Senhor foi um maravilhoso apelo para que Sua Igreja fosse cheia de Graça e União.
             Nos dias atuais, vemos muita preocupação com o crescimento numérico das Igrejas. Certamente há muitas Igrejas que atuam direcionadas pelo amor ao Reino, mas também não podemos negar que há muitos lobos que pregam um evangelho destituído da Graça de Nosso Senhor Jesus Cristo e completamente alheio à união com o Pai, o Filho e o Espírito Santo.
            Novamente sou obrigado a citar outro texto esperado:
          A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo seja com todos vós. Amém. 2 Coríntios 13:14
            Graça, amor e comunhão (união). Sem estes 3 ingredientes, a Igreja será cada vez mais fraca e inerte.  Talvez estejas questionando o porque de chamar a Igreja de fraca, então olhe a sua volta e procure ver como as trevas tem avançado nas ultimas décadas. Temos perdido o foco em meio a um mundo cada dia mais idólatra e pervertido. Transformamos os nossos encontros, que deveriam ser para adorar a Deus e receber mais e mais de sua graça e poder, em reuniões egoístas, onde só há interesse no que o Senhor pode dar, como se Ele fosse um gênio dentro de uma lâmpada guardada na estante e quando precisamos de alguma coisa, damos uma esfregada, fazemos um pedido e guardamos lá de novo.
            Nós somos os senhores e Jesus é o servo?
            O Senhor se fez de servo sim, mas foi para nos ensinar a servir e a amar, e não para abusarmos de seu amor.
          Já vos não chamarei servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho feito conhecer. João 15:15
            Somos chamados pelo Senhor para sermos mais do que servos. Ele quer nos chamar de amigos, mas para isto, há uma condição:
          Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto em meu nome pedirdes ao Pai ele vo-lo conceda. Isto vos mando: Que vos ameis uns aos outros. João 15:16-17
            Para que sejamos amigos do Senhor e possamos desfrutar de tudo o que Ele tem para nós, Ele nos manda frutificar, principalmente no fruto mais importante, que é o amor, e sabemos que sem união não há amor.

          Se alguém diz: Eu amo a Deus, e odeia a seu irmão, é mentiroso. Pois quem não ama a seu irmão, ao qual viu, como pode amar a Deus, a quem não viu? 1 João 4:20

Marcelo Tristão de Souza
Ministério Apostólico Koinonia em Guamaré / RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui ...

Comentários