23 março 2015

A FÉ E O CANDELABRO PARTE 2 / 2



Logo a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Cristo.
Romanos 10:17




A FÉ E O CANDELABRO
                                     PARTE 2 / 2                  



Outro ponto importante é a direção em que a luz das lâmpadas seria dirigida:

Fala a Arão, e dize-lhe: Quando acenderes as lâmpadas, as sete lâmpadas iluminarão o espaço em frente do candelabro. E Arão fez assim: Acendeu as lâmpadas do candelabro para iluminar o espaço em frente, como o Senhor ordenara a Moisés.

Foi este detalhe que confirmou para mim a relação entre todos estes textos mencionados até agora e este a seguir:

E por isso mesmo vós, empregando toda a diligência, acrescentai à vossa fé a bondade, e à bondade o conhecimento, e ao conhecimento o domínio próprio, e ao domínio próprio a perseverança, e à perseverança a piedade, e à piedade a fraternidade, e à fraternidade o amor.
2Pe 1.5-7.

Existem outras figuras para o desenvolvimento da vida cristã, mas este é o que me marca desde meus primeiros dias como cristão.
Cada avanço é uma luz que se acende para iluminar a caminhada, por isto a disposição das lâmpadas, sendo colocadas sempre de forma a iluminar o espaço em frente ao candelabro.

Pelos teus mandamentos alcancei entendimento; por isso odeio todo falso caminho. Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho. Salmos
119:104-105

O caminho do cristão começa pela fé:

Porque nós pelo Espírito da fé aguardamos a esperança da justiça.
        
         Muito se pode falar sobre a fé, mas a revelação que Paulo nos traz no versículo acima, nos dá algo extraordinário. A fé verdadeira nos é concedida pelo Espírito Santo e com isto, sabemos que esta fé direcionada para a justiça realizada no calvário é superior à fé comum que há na maioria das pessoas.
         Isto nos mostra que, quando uma pessoa é levada até Jesus pelo Espírito, sua fé sobe de nível, passando agora a ser a base para a vida diária.

Porque nele se descobre a justiça de Deus de fé em fé, como está escrito: Mas o justo viverá pela fé.
Romanos 1:17
               
         Todo ser humano nasce com um certo tipo de fé que pode leva-lo à Jesus, mas são as escolhas individuais que vão determinar se esta fé realmente vai vencer o homem natural. Mas quando o indivíduo decide dar ouvidos a esta fé natural, começa a transformação e o Espírito começa a agir, levando-o a Jesus.
               
Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou o não trouxer; e eu o ressuscitarei no último dia.
João 6:44
                Sabei que o Senhor é Deus; foi ele que nos fez, e não nós a nós mesmos; Somos povo seu e ovelhas do seu pasto.
         E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça e do juízo.
Do pecado, porque não crêem em mim;

         Esta é a função do Espírito Santo na salvação, ajudando o indivíduo a entender o que sua fé natural está lhe dizendo. Neste ponto, a maioria não dá ouvidos e prefere ficar na escuridão, mas a todos os que ouvem a voz, é concedido o direito à salvação e o início da caminhada de crescimento.
         Vimos no estudo anterior, que o fogo do tabernáculo foi enviado por Deus, não sendo aceso por mãos humanas e sendo proibido acender fogo estranho.

Porque o fogo saiu de diante do Senhor, e consumiu o holocausto e a gordura, sobre o altar; o que vendo todo o povo jubilaram e caíram sobre as suas faces.

         É exatamente este fogo vindo do céu que é representação da fé transformada.
               
                 E por isso mesmo vós, empregando toda a diligência, acrescentai à vossa fé a bondade,
         
        É a esta fé transformada pelo Espírito Santo que Pedro se refere como base para o crescimento, a qual se deve acrescentar a bondade.
         Este é o começo da caminhada, quando começamos a deixar para traz o velho homem

         Que, quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe pelas concupiscências do engano;
Efésios 4:22

É esta disposição de acrescentar a bondade à fé que chamamos de novo nascimento:

Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.
João 3:3

Vislumbrando o candelabro do tabernáculo, podemos dizer que, pegamos o fogo do altar, que é a fé, e acendemos a primeira lâmpada, que é a bondade.
A figura do tabernáculo representa o próprio corpo de Cristo, e o candelabro é a vida cristã, que deve preencher tudo, podendo assim iluminar toda a frente, que é por onde caminharemos. Não precisamos cobrar exatidão de detalhes, pois são apenas figuras, sendo o tempo atual cumprimento do que Deus disse figuradamente.
Esta primeira lâmpada começa a iluminar a frente e podemos ver um pouco do caminho, finalmente começando a caminhar ainda lentamente, pois ainda faltam seis lâmpadas a serem acesas.
Neste momento, começam as dificuldades, que são como um vento que tenta apagar a lâmpada bondade, mas Deus tem suas estratégias também.
Lembra-se de como as lâmpadas são alimentadas, para que nunca se apaguem?

E falou o SENHOR a Moisés, dizendo:
Ordena aos filhos de Israel que te tragam azeite de oliveira, puro, batido, para a luminária, para manter as lâmpadas acesas continuamente.
Levítico 24:1-2

A estratégia de Deus para manter a chama da bondade na vida do iniciante é criar vinculo com os outros caminhantes que já estão há mais tempo no caminho. É necessário azeite para que a lâmpada não se apague e este azeite é trazido pelo povo de Deus.
Temos então a figura da comunhão da Igreja, mantida pelo Espírito santo.

Consultávamos juntos suavemente, e andávamos em companhia na casa de Deus.
Oh! quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união. É como o óleo precioso sobre a cabeça, que desce sobre a barba, a barba de Arão, e que desce à orla das suas vestes. Como o orvalho de Hermom, e como o que desce sobre os montes de Sião, porque ali o Senhor ordena a bênção e a vida para sempre.
Salmos 133:1-3
A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo seja com todos vós. Amém
2 Coríntios 13:14

 A lâmpada da bondade vai iluminar e trazer a necessidade de uma outra lâmpada, que é a lâmpada do conhecimento.
e à bondade o conhecimento,
Quando o homem nasce de novo pela obra da fé e bondade, começa a caminhar em comunhão com o Espírito Santo e com a Igreja de Cristo, passando a ter a necessidade de conhecer esta nova realidade em que está inserido.
O primeiro ponto que o novato vai entender é quem é o seu novo Senhor, e esta tarefa também será efetuada pelo Espírito Santo:

Portanto vos quero fazer compreender que ninguém, falando pelo Espírito de Deus, diz: Jesus é anátema! e ninguém pode dizer: Jesus é o Senhor! senão pelo Espírito Santo.
1 Coríntios 12:3
         Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito.
         Pois quando a sabedoria entrar no teu coração, e o conhecimento for agradável à tua alma,
         
        Agora que o conhecimento do Senhor, através da direção do Espírito Santo na compreensão da Palavra de Deus já está iluminando melhor o caminho, é hora de recorrer ao azeite da comunhão e acender outra lâmpada, que é a lâmpada do domínio próprio.
        Sem o domínio próprio, a tendência seria retornar e se possível apagando as lâmpadas anteriores. Por isto o Senhor mantém o azeite presente através da Igreja, não deixando faltar.
        Sempre que um cristão está neste ponto da caminhada, a luta das trevas para fazê-lo parar é tremenda.
       
Como a cidade com seus muros derrubados, assim é quem não sabe dominar-se.
Provérbios 25:28       
         Porque a graça salvadora de Deus se há manifestado a todos os homens, Ensinando-nos que, renunciando à impiedade e às concupiscências mundanas, vivamos neste presente século sóbria, justa, e piamente,

Vemos que é praticamente impossível para o homem vencer as tentações que sobrevém para derrubá-lo, mas Deus, em sua infinita bondade, nos concede de sua Graça e nos fortalece para vencer e continuar a caminhar.
Vemos que a próxima lâmpada significa exatamente o meio do caminho, pois esta será a quarta de sete lâmpadas, que é a perseverança:
e ao domínio próprio a perseverança,
As dificuldades virão com força, mas Deus nos concede de sua graça em Jesus Cristo e nos fortalece para continuar, ensinando a perseverar.

Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece.
Filipenses 4:13
Aquele, porém, que atenta bem para a lei perfeita da liberdade, e nisso persevera, não sendo ouvinte esquecidiço, mas fazedor da obra, este tal será bem-aventurado no seu feito.
Tiago 1:25
Mas aquele que perseverar até ao fim, esse será salvo.
Mateus 24:13

Agora que há luz suficiente para caminhar com firmeza e alegria, vamos iniciar uma nova fase, onde as lâmpadas já começam a iluminar a vida de outras pessoas.
e à perseverança a piedade,

Piedade, no Novo Testamento, se refere ao amor e devoção à Deus, ensinando-nos a ter respeito e devoção às coisas do alto, rejeitando os enganos do mundo, conforme este texto:

E, sem dúvida alguma, grande é o mistério da piedade: Deus se manifestou em carne, foi justificado no Espírito, visto dos anjos, pregado aos gentios, crido no mundo, recebido acima na glória.

Exercendo esta piedade, estaremos cada vez mais comprometidos com o Reino de Deus, nos alimentando e crescendo conforme a vontade do Pai.

A penúltima lâmpada será a fraternidade.
e à piedade a fraternidade,

Este é o ponto onde o cristão se tornará mais integrado à Igreja, que é o corpo de Cristo, pois fraternidade significa exatamente “sentimento de irmandade entre pessoas”. Esta integração trará uma visão mais ampla dos deveres do povo de Deus com relação uns aos outros e com os de fora, possibilitando azeite suficiente para que se acenda a última lâmpada, que é o amor.
e à fraternidade o amor.

Poderíamos escrever páginas e páginas sobre o amor, mas vamos apenas citar alguns versículos:

Há muito que o Senhor me apareceu, dizendo: Porquanto com amor eterno te amei, por isso com benignidade te atraí.
Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores.
E nós conhecemos, e cremos no amor que Deus nos tem. Deus é amor; e quem está em amor está em Deus, e Deus nele.
Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
Como o Pai me amou, também eu vos amei a vós; permanecei no meu amor.
Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis. Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros.

O amor é a razão maior do nosso relacionamento com o Senhor. Ele nos ama e quer desenvolver em nós este mesmo amor.
Vejamos agora o restante do contexto na carta de Pedro:

Porque, se em vós houver e abundarem estas coisas, não vos deixarão ociosos nem estéreis no conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo. Pois aquele em quem não há estas coisas é cego, nada vendo ao longe, havendo-se esquecido da purificação dos seus antigos pecados. Portanto, irmãos, procurai fazer cada vez mais firme a vossa vocação e eleição; porque, fazendo isto, nunca jamais tropeçareis. Porque assim vos será amplamente concedida a entrada no reino eterno de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

Aí está o resultado da iluminação da frente, através das sete lâmpadas do candelabro.
Peço que medite nos versículos acima e reveja sua caminhada.
Será que há esta luz em você? Se achar que falta algum destes sete pontos, ore a Deus pedindo ajuda e procure fortalecer o ponto anterior ao que sentir falta, pois esta é a ordem que deve ser seguida. Acrescentai é a ordem da primeira até a última lâmpada.
O ponto mais importante para quando sentirmos uma das lâmpadas enfraquecendo em nossas vidas, é lembrar que o azeite (Comunhão do Espírito Santo) é fornecido por Deus mas é preciso buscar junto com a Igreja. Sem comunhão não há resultado.

A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo seja com todos vós. Amém.
2 Coríntios 13:14

Devemos interceder uns pelos ouros, para que o Espírito Santo direcione cada um no amor e comunhão;

E o anjo que falava comigo voltou, e despertou-me, como a um homem que é despertado do seu sono, e disse-me: Que vês? E eu disse: Olho, e eis que vejo um castiçal todo de ouro, e um vaso de azeite no seu topo, com as suas sete lâmpadas; e sete canudos, um para cada uma das lâmpadas que estão no seu topo. E, por cima dele, duas oliveiras, uma à direita do vaso de azeite, e outra à sua esquerda. E respondi, dizendo ao anjo que falava comigo: Senhor meu, que é isto?
Então respondeu o anjo que falava comigo, dizendo-me: Não sabes tu o que é isto? E eu disse: Não, senhor meu. E respondeu-me, dizendo: Esta é a palavra do Senhor a Zorobabel, dizendo: Não por força nem por violência, mas sim pelo meu Espírito, diz o Senhor dos Exércitos. 
Zacarias 4:1-6 

        Leia a Parte 01




Marcelo Tristão de Souza
Guamaré/RN


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui ...

Comentários