23 julho 2015

Humildade



Humildade



Logo a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Cristo.
Romanos 10:17





Da série:
O que Deus espera de nós:
Parte 1

Serão abordados temas como:
Humildade
Religiosidade
Propósito
Santidade
Amor
Dons
E outros ...


         Um dos assuntos que mais incomodam os críticos da religião, nos dias atuais, é a diferença entre a Igreja Bíblica e a Igreja contemporânea. Aliás, não semente os críticos religiosos, mas qualquer pessoa que tenta ser um verdadeiro cristão está altamente incomodada com este assunto.
         Se procurarmos comparar a Igreja do Novo Testamento com as nossas congregações, certamente encontraremos uma grande quantidade de motivos que ajudam a explicar tamanha diferença.
         A procura honesta deve comparar os exemplos deixados pelo Senhor, pois é o parâmetro correto de comparação.
         Existem, nas escrituras, inclusive no Velho Testamento, diversos exemplos que certamente não são seguidos, caso contrario, teríamos uma Igreja mais viva e atuante.
         Futuramente falarei de outros exemplos, mas hoje quero ressaltar um que creio estar entre os principais:
        
Humildade.
        
         Vejamos primeiramente, dois versículos no evangelho de Mateus:

MATEUS(cap. 5)·
3 Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus.

       Humilde de espírito parece um termo figurativo, mas é bem mais realista do que muitos procuram afirmar.
O espírito é a parte do ser humano que deve se relacionar diretamente com Deus, pois veio de Deus e retornará. Após a alma aceitar a salvação através de Jesus Cristo, o espirito entra em fase de restauração pelo contato com o Espírito Santo. Isto é o que o Senhor chama de “nascer de novo”.
Já li e ouvi vários ensinos que afirmam que o Senhor fala sobre submissão ao ministério da Igreja local. Esta afirmação é aceita por aqueles “teólogos” que tratam o ministério como uma hierarquia militar, onde os mais “altos cargos” têm altos privilégios em relação aos “inferiores”. Procure refletir sobre estes altos privilégios que os líderes religiosos, inclusive os ditos cristãos tem sobre o povo que dizem guiar, e compare com a situação da direção onde você se congrega. Espero que Deus te ajude ...
       Neste contexto, a felicidade é alcançada pelas pessoas que tem a humildade de receber de bom grado os ensinamentos referentes ao Reino de Deus e obedecem por amor. O contrário deste sentimento é o espírito altivo, também conhecido por arrogância. Em 2 Pedro capítulo 2, quando se fala sobre os falsos mestres, a arrogância é apontada como uma das principais características.

MATEUS(cap. 11)·
29 Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para as vossas almas.
       Humilde de coração também parece ser um termo figurativo, mas também é bastante realista.
       O Senhor nos ensina que, do coração procedem os maus pensamentos e outras maldades.
       Porque do coração procedem os maus pensamentos, homicídios, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos e blasfêmias. Mateus 15:19
       Quando Jesus diz que é humilde de coração, está afirmando que Ele é o único que não foi contaminado pelo pecado. Somente o Senhor tem o coração humilde e Ele quer dividir isto conosco. Através da mansidão e humildade de Jesus, podemos aprender a ser mansos e humildes, pois Ele não somente perdoa, mas purifica o homem por completo.
       O jugo do Senhor certamente vai nos fazer caminhar pelo Caminho certo e nos dará capacidade para aprender o que convém para achar descanso.
       Eis ai outra característica não encontrada nos falsos mestres, pois estes só conseguem confundir e produzir contendas.
      
       Vejamos agora um exemplo prático na Igreja Bíblica ou Igreja Primitiva, como quiser chamar.

II CORINTIOS(cap. 10)·
1 Ora eu mesmo, Paulo, vos rogo pela mansidão e benignidade de Cristo, eu que, na verdade, quando presente entre vós, sou humilde, mas quando ausente, ousado para convosco;

       O Apostolo Paulo nos dá aqui um grande exemplo de alguém que aprendeu a humildade com o próprio Senhor.
       Vemos claramente que humildade não deve ser sinônima de covardia. Paulo foi humilde quando estava entre os Coríntios, ensinando sobre o Reino de Deus, mas teve a necessidade de ser mais ousado nas cartas, pois a situação exigia mais firmeza. Esta ousadia não é sinal de arrogância, e sim de amor, pois o Apostolo foi obrigado a corrigir os irmãos como um pai corrige o filho a quem ama.

       O contraste entre humilde e exaltado.

LUCAS(cap. 14)·
11 Porque todo o que a si mesmo se exaltar será humilhado, e aquele que a si mesmo se humilhar será exaltado
TIAGO(cap. 1)·
9 Mas o irmão de condição humilde glorie-se na sua exaltação,
TIAGO(cap. 4)·
10 Humilhai-vos perante o Senhor, e ele vos exaltará.

       Os textos acima são um claro contraste entre o falso evangelho pregado principalmente na mídia e o evangelho puro e simples que, mesmo que escassamente, ainda é pregado em púlpitos reais.
      
       Existe uma grande quantidade de exemplos, principalmente no Velho Testamento, sobre pessoas que se humilharam e foram exaltadas por Deus, assim como os que se exaltaram e foram humilhados.
       Dentre os inúmeros exemplos, vamos seguir o Grande Exemplo, que é o próprio Senhor:
      
Tenham entre vocês o mesmo modo de pensar que Cristo Jesus tinha: Ele tinha a natureza de Deus, mas não tentou ficar igual a Deus. Pelo contrário, ele abriu mão de tudo o que era seu e tomou a natureza de servo, tornando-se assim igual aos seres humanos. E, vivendo a vida comum de um ser humano, ele foi humilde e obedeceu a Deus até a morte,morte de cruz. Por isso Deus deu a Jesus a mais alta honra e pôs nele o nome que é o mais importante de todos os nomes, para que, em homenagem ao nome de Jesus, todas as criaturas no céu, na terra e no mundo dos mortos, caiam de joelhos e declarem abertamente que Jesus Cristo é o Senhor, para a glória de Deus, Pai.
Filipenses 2:5-11



Marcelo Tristão de Souza
Ministério Apostólico Koinonia em Guamaré/RN


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui ...

Comentários