12 agosto 2015

Religiosidade

Logo a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Cristo.
Romanos 10:17
Religiosidade



Isaías 1:12
Quando vindes à minha presença quem vos pediu que pisásseis os meus átrios?


Dando sequencia à busca pelas causas da fraqueza alarmante da Igreja contemporânea, vamos hoje dar uma olhada neste ponto tão importante:
Nosso relacionamento com Deus.
Será que estamos buscando a presença de Deus para satisfazer nossas necessidades ou para celebrar o amor incondicional de um Deus maravilhosamente bom?
            Começaremos com esta chocante declaração encontrada logo no início do livro de Isaías.
           
Isaías 1:11-13
Indaga o SENHOR: “Que me importam os vossos inúmeros sacrifícios? Para que me trazeis tantos holocaustos? Eis que estou farto de sacrifícios queimados de carneiros e da gordura de novilhos cevados. Ora, não tenho nenhum prazer no sangue de novilhos, cordeiros e bodes! Quando vindes à minha presença quem vos pediu que pisásseis os meus átrios? Basta de trazer-me oferendas sem sentido: elas são para mim como um incenso abominável! Luas novas, sábados e celebrações! Não consigo suportar nenhuma de vossas reuniões e assembleias, todas sempre repletas de iniquidade.…

            O que será que estava errado?
            Não foi Deus mesmo quem ordenou as atividades citadas acima?
            Olhando mais detalhadamente para o contexto de todo o capítulo, fica claro que o problema não estava nas atividades propriamente, mas na intenção das pessoas que realizavam tais atividades.
            No final do texto acima está a chave para a indignação de Deus. Iniquidade.
           
Três vezes por ano, toda a população masculina comparecerá perante o SENHOR Deus.

Cuida dos teus passos e sê reverente quando adentrares o Santuário, a Casa de Deus. Aproximar-se para ouvir vale muito mais que os vários sacrifícios oferecidos pelos tolos, ainda que não percebam o mal que estão fazendo.

“Questiona a todo o povo desta terra e aos sacerdotes: Quando jejuastes e pranteastes, no quinto e no sétimo mês, durante estes setenta anos, foi de fato para mim que jejuastes?

Três vezes por ano todos os homens de Israel deverão comparecer diante de Yahweh, teu Deus, no lugar que Ele houver escolhido: na festa dos pães sem fermento, na festa das Semanas e na festa das Tendas. E ninguém se apresente de mãos vazias diante de Yahweh;

Cuida dos teus passos e sê reverente quando adentrares o Santuário, a Casa de Deus. Aproximar-se para ouvir vale muito mais que os vários sacrifícios oferecidos pelos tolos, ainda que não percebam o mal que estão fazendo.

            O Senhor lembrou aos religiosos de seus dias exatamente o que vimos nos textos acima:
Tudo o que realizam tem como alvo serem observados pelas pessoas. Por isso, fazem seus filactérios bem largos e as franjas de suas vestes mais longas.
            O que deveriam ser reuniões de celebração e júbilo pelas maravilhas de Deus haviam se transformado em meras formalidades para manter as aparências e o status. Nos dias atuais, a situação apenas se adaptou à estrutura social. Em cada região do mundo, os “cristãos” adaptaram o que deveriam ser cultos de celebração à Deus. Mais do que adaptações regionais, nos últimos 50 anos, houve uma grande onda de novas adaptações voltadas à públicos seletos.
            Temos uma infinidade de “denominações” com seus “estilos” diferenciados, visando atrair um determinado “tipo” de público.
            A maioria dos “modelos” se dizem inspirados pela “palavra de Deus” ou o que esses “líderes” afirmam ser inspiração.
            Uns se denominam especializados em milagres, outros em curas, outros prometem resolver problemas diversos, principalmente financeiros, outros resolvem problemas amorosos, etc. ultimamente surgiram os que são mais espirituais que os outros e garantem que trarão de volta a glória da igreja primitiva.
            Infelizmente, na prática, não vemos nada do que dizem estar fazendo.
            Assim como nos tempos antigos, há um remanescente espalhado por todas estas “denominações”, assim como nos dias de Elias, havia um remanescente entre os habitantes de Israel, que não se dobravam à Baal.
            Clamo ao remanescente do povo de Deus que não se dobra aos pentecostalismos, apostolicismos, profeticismos, curandeirismos, imediatismos, modismos e outros ismos.
            Sei que atrairei a “ira santa” de muita gente, mas não posso olhar para tudo o que está em volta e ficar em silencio.
            Escrevo sobre o assunto e não fico apenas nas palavras.
            Olhe lá no alto da página e lembre-se do nome do Blog.
            INTERCEDENDO POR AMOR.
            Amor a Deus e ao Seu povo.
            O que faço é exatamente o que está proposto. INTERCEDER.
            Pretendo interceder em oração, atitudes e palavras, e convido o amado leitor a participar desta empreitada e também convidar outros que estejam incomodados com a situação descrita.
            Não podemos cruzar os braços e assistir.

Grita, pois, a plenos pulmões, não te contenhas, levanta a tua voz como um Shofar, uma trombeta, e faze ver ao povo a sua própria transgressão, mostra à Casa de Jacó o seu pecado!…
               
Fizeste-me compreender que nem oferendas e sacrifícios desejaste; não requereste de mim holocaustos para remir meus pecados.

            Se o amado leitor está esperando por uma ordem direta do Pai, eis o teu chamado:

Miquéias 6:7
Ficaria o Senhor satisfeito com milhares de carneiros, com dez mil ribeiros de azeite? Devo oferecer o meu filho mais velho por causa da minha transgressão, o fruto do meu corpo por causa do meu próprio pecado?
Miquéias 6:8
Ó ser humano! Ele já te revelou o que é bom; e o que Yahweh exige de ti senão apenas que pratiques a justiça, ames a misericórdia e a lealdade, e andes humildemente na companhia do teu Deus!


CHOFAR NA MÃO E JOELHOS NO CHÃO.
                Convoque a todos os teus conhecidos para participar desta batalha, pois ela é nossa e também de Deus.


O Deus que fez o mundo e tudo o que nele há é o Senhor do céu e da terra, e não habita em santuários feitos por mãos humanas. Ele não é servido por mãos de homens, como se necessitasse de algo, porque ele mesmo dá a todos a vida, o fôlego e as demais coisas. De um só fez ele todos os povos, para que povoassem toda a terra, tendo determinado os tempos anteriormente estabelecidos e os lugares exatos em que deveriam habitar. Deus fez isso para que os homens o buscassem e talvez, tateando, pudessem encontrá-lo, embora não esteja longe de cada um de nós. ‘Pois nele vivemos, nos movemos e existimos’, como disseram alguns dos poetas de vocês: ‘Também somos descendência dele’.



Marcelo Tristão de Souza
Ministério Apostólico Koinonia em Guamaré/RN


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui ...

Comentários