21 setembro 2015

Baal Teshuva

                              

      
               
Teshuvá – Retorno ou arrependimento.

                Por toda a Terra, pode se ouvir um clamor vindo diretamente do Trono de Deus.
 Arrependam-se e retornem à minha presença.

Foi desta maneira que Deus encerrou o Velho Testamento:
A pregação deste profeta fará os pais e os filhos se unirem de coração novamente; e todos saberão que, se não se arrependerem, eu virei e castigarei a terra com maldição.
            Malaquias 4:6
               
                Este profeta foi João Batista, que começou seu ministério com esta mensagem:

Abandonem os seus pecados, voltem-se para Deus, porque o Reino dos Céus está para chegar logo.
            Mateus 2:2

                O início do ministério do Senhor Jesus não foi diferente:

                Após voltar dos 40 dias no deserto e saber da prisão de João Batista, Jesus começou seu ministério:

            Daí em diante, Jesus começou a pregar: ”Deixem o pecado e voltem para Deus, porque o Reino dos Céus está próximo”.
            Mateus 4:17

                O início da Igreja foi da mesma maneira. No dia de Pentecostes, quando o Espírito Santo veio para habitar na Igreja, Pedro se levantou e demonstrou com grande autoridade, que Jesus Cristo é o Messias e então proclamou:

            Cada um de vocês deve abandonar o pecado, voltar-se para Deus e ser batizado no nome de Jesus Cristo para o perdão dos seus pecados. Então vocês também receberão o dom do Espírito Santo.
            Atos 2:38

                Tudo isto demonstra claramente que a base do evangelho é exatamente esta: Arrepender-se e crer em Deus e no Cristo.

     Jesus lhes respondeu: A obra de Deus é esta: Que creiais naquele que ele enviou.
            João 6:29

                Mas nestes últimos tempos, Deus está indo além e nos chamando para caminhar com Ele mais alguns quilômetros além do que já caminhamos até aqui. Esta nova caminhada é um novo nível de conhecimento e busca por mais de Deus.

Conheçamos, e prossigamos em conhecer ao Senhor; a sua saída, como a alva, é certa; e ele a nós virá como a chuva, como a chuva serôdia que rega a terra.
            Oséias 6:3

Pedi ao Senhor chuva no tempo da chuva serôdia, sim, ao Senhor, que faz os relâmpagos; e ele lhes dará chuvas copiosas, e a cada um erva no campo,
            Zacarias 10:1

                Esta chuva serôdia, ou chuva temporã, é a chuva que cai no final da estação, perto do tempo da colheita. Esta é uma figura do amadurecimento espiritual, gerado pela obra do Espírito Santo.
                O arrependimento inicial, figurado nas chuvas e no orvalho, nos trouxe a Salvação, pois nos livrou do pecado e abriu caminho para que pudéssemos conhecer ao Senhor, mas agora é chegada a época da colheita e os grãos devem estar maduros para que sejam colhidos.
                As profecias do Antigo Testamento apontaram para este tempo. Quanto mais próximo o dia final, quando o Senhor vier buscar a Sua Igreja, maior a necessidade de amadurecimento espiritual, pois Ele vem buscar uma Igreja Santa e Pura. Isto está profetizado no livro de cantares e também em vários outros pontos do Antigo Testamento.
                A profecia de Joel, citada por Pedro no dia de Pentecostes, fala sobre esta chuva temporã, que seria exatamente um derramamento do Espírito Santo de forma mais acentuada, trazendo grandes mudanças.
                Já não basta o arrependimento para salvação. A Igreja precisa buscar o arrependimento diário e a santificação em um nível mais profundo.
                Se queremos ser a geração do arrebatamento, devemos fazer a nossa parte para que isto aconteça.
                O Senhor deixou claro que viria buscar uma noiva Santa e Pura. Isto significa exatamente, que a Igreja deve se santificar mais e se purificar mais.
                No capítulo final da Bíblia, temos uma breve classificação da humanidade.

            Quem é injusto, faça injustiça ainda: e quem está sujo, suje-se ainda; e quem é justo, faça justiça ainda; e quem é santo, santifique-se ainda.
            Apocalipse 22:11

a)      Injusto – Faça injustiça ainda;
b)      Sujo – Suje-se ainda;
c)       Justo – Faça justiça ainda;
d)      Santo – Santifique-se ainda.

Os injustos e os sujos são os que nunca quiseram o menor contato com a Palavra de Deus, preferindo continuar no caminho da iniquidade. Os justos são os que preferiram o caminho da religiosidade, justificando-se a si mesmos e negando a graça de Deus. Estes não entenderam o avivamento dos últimos dias, que é a chuva temporã, ou o derramamento do Espírito Santo com a intenção de preparar a Igreja para a colheita. Os santos que se santificarão mais ainda são os que receberam o Espírito Santo na medida que Deus enviou, ou seja, transbordante. Estes se arrependem diariamente e se santificam diariamente, buscando não apenas a boa vontade de Deus, mas a perfeita vontade. Sede santos como Eu Sou santo.

BAAL TESHUVÁ

Teshuvá significa retorno, é um termo utilizado por Judeus ortodoxos, referindo-se àqueles que não praticavam a religião mas passaram a praticar, através de uma conversão completa. 
A palavra vai além disto, pois além de retorno, significa arrependimento profundo. Os ortodoxos usam o termo como referencia à volta ao Judaísmo Legalista, mas arrependimento é muito mais do que legalismo.
Como foi demonstrado no inicio deste texto, o arrependimento foi a transição entre a antiga aliança e a nova aliança. Entre a Lei e a Graça está o arrependimento. No contexto de transição, o arrependimento não deve ser aplicado apenas aos pecados dos gentios, como é propagado por muitas denominações e tem sido usado por Satanás para atrapalhar a visão sobre o que Deus está fazendo.
Volte ao texto de Apocalipse 22 e perceberá que o alvo não são as pessoas que estão fora da Igreja e sim, os que estão na Igreja.
Os injustos, sujos, justos e santos estão dentro da Igreja e todos são chamados ao arrependimento ou Teshuvá.
Teshuvá tem o sentido de se arrepender dos pecados de maneira profunda e sincera. Aquele que passa pelo processo de teshuvá com sucesso é chamado de baal teshuva.
Mesmo que seja um termo utilizado pelos judeus ortodoxos para descrever a volta de Judeus que não praticavam a Lei, vemos claramente que o termo é aplicável melhor à Igreja que deixa de lado a religiosidade e se volta para a santificação.

Vamos interceder pelos irmãos que estão ainda perdidos em sua religiosidade, se fazendo injustos, sujos e se justificando.
Clamemos a Deus e nos arrependamos 
pela falta de santificação.
Venha, Santo Espírito e derrama a chuva serôdia sobre todo o povo de Deus e traga a visão de santificação, para que a noiva finalmente tenha vestes brancas e tenha ornamentação necessária para receber o noivo.

E o Espírito e a noiva dizem: Vem. E quem ouve, diga: Vem. E quem tem sede, venha; e quem quiser, 
receba de graça a água da vida.
Apocalipse 22:17


JESUS É A PORTA PARA O RETORNO AO PAI


Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor;
Hebreus 12:14








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui ...

Comentários