31 agosto 2015

Fundamentos

Logo a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Cristo.
Romanos 10:17


Dando sequencia à busca pelas causas da fraqueza alarmante da Igreja contemporânea, vamos hoje dar uma olhada neste ponto tão importante:

Fundamentos

                Qualquer construção deve seguir padrões e normas preestabelecidos, para que possa ser iniciada e terminada satisfatoriamente. Com a Igreja do Senhor não poderia ser diferente.
                Há diversos textos na palavra de Deus que apresentam a Igreja como um edifício ou construção:
   
            
Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela; 
Edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, de que Jesus Cristo é a principal pedra da esquina; No qual todo o edifício, bem ajustado, cresce para templo santo no Senhor.
No qual também vós juntamente sois edificados para morada de Deus em Espírito.
               
                Podemos ver claramente que a Igreja foi edificada de maneira maravilhosa por Deus, tendo Jesus como pedra fundamental. Isto significa que a regra de fé e sustentação doutrinária será somente a vontade do Senhor, manifestada na Palavra escrita e também na direção que o Senhor manifesta através dos seus servos e dos Profetas.
                A vontade do Senhor é conduzida pelo Espírito Santo, que atua na vida dos que buscam os dons:

                Mas isto é o que foi dito pelo profeta Joel:
E nos últimos dias acontecerá, diz Deus, Que do meu Espírito derramarei sobre toda a carne; E os vossos filhos e as vossas filhas profetizarão, Os vossos jovens terão visões, E os vossos velhos sonharão sonhos; E também do meu Espírito derramarei sobre os meus servos e as minhas servas naqueles dias, e profetizarão;

Ora, há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo. E há diversidade de ministérios, mas o Senhor é o mesmo. E há diversidade de operações, mas é o mesmo Deus que opera tudo em todos. Mas a manifestação do Espírito é dada a cada um, para o que for útil. Porque a um pelo Espírito é dada a palavra da sabedoria; e a outro, pelo mesmo Espírito, a palavra da ciência; E a outro, pelo mesmo Espírito, a fé; e a outro, pelo mesmo Espírito, os dons de curar; E a outro a operação de maravilhas; e a outro a profecia; e a outro o dom de discernir os espíritos; e a outro a variedade de línguas; e a outro a interpretação das línguas. Mas um só e o mesmo Espírito opera todas estas coisas, repartindo particularmente a cada um como quer.

E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores, querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo;

                Todos estes textos nos mostram que a Igreja é a expressão do sobrenatural de Deus no mundo natural.
                Voltando à ideia básica de que a Igreja é um edifício construído por Deus, tendo como fundamento o próprio Senhor Jesus, vamos trazer isto para o lado prático:
                O significado disto é simples: A fé em Deus é o principal ponto de sustentação da Igreja. Esta fé é expressa em crer no sacrifício redentor de Jesus e buscar a vida santificada seguindo os ensinamentos obtidos na Bíblia.
 Aprender com a Bíblia através da leitura e do compartilhamento com outras pessoas traz fé e esta fé deve ser expressa por mudanças de comportamento, deixando para traz as ideias e atitudes que não estão de acordo com a vontade de Deus. Isto pode parecer impossível, pois quem lê a Bíblia descobre um padrão totalmente diferente de vida, costumes e comportamentos. Neste ponto é que a fé passa a atuar de maneira sobrenatural, abrindo espaço para o agir de Deus, ajudando a fazer as mudanças necessárias.
A Igreja é exatamente a reunião de pessoas que receberam a mensagem do evangelho e estão no caminho da transformação, buscando um reino que não é nada parecido com este mundo, pois é o Reino de Deus, com leis morais e físicas diversificadas do mundo natural, mas que interage, mudando o que é natural.
Além de ser a reunião das pessoas em processo de transformação, a Igreja também é literalmente cada indivíduo, e todos juntos, como partes de um edifício ou um corpo, como também é figurado, formam um grande edifício ou um corpo completo.
Como edifício, Cristo é a Pedra Fundamental e como corpo, Cristo é o Cabeça.
Olhando pelo prisma da figura do edifício, vemos que o alicerce é o Senhor e sua Palavra e cada indivíduo uma pedra viva na edificação de algo grandioso e maravilhoso. Mas e se a Palavra não estiver dando sustentação ao indivíduo e as pedras não estão vivificadas pelo poder da fé?
Eis o ponto onde quero chegar:
O que temos visto é diversos prédios construídos sobre ideias e perspectivas humanas, sem a transformação que a fé traz, sem o material humano necessário para edificar as paredes e sem o teto santificado pela esperança da salvação.
Vemos uma casa sem alicerce, sem chão sem paredes e sem teto, o que faz lembrar de uma antiga canção infantil:

A Casa
  
Era uma casa
Muito engraçada
Não tinha teto
Não tinha nada
Ninguém podia
Entrar nela, não
Porque na casa
Não tinha chão

                Uma Igreja edificada sem Deus não passa do que o poeta descreve na canção.
                A saída para este problema é só uma. Quebrar tudo e começar de novo. Não há como fazer reformas, pois o problema começou exatamente no alicerce. Não há como reformar o alicerce. Deve ser arrancado o alicerce inútil e então recomeçar com o alicerce verdadeiro.
                 A motivação de meditar nestas coisas e compartilhar é o desejo de ver mais e mais pessoas sendo transformadas em pedras vivas, fazendo parte da edificação da Igreja de Deus neste mundo e então, expandindo o Reino de Deus.
                O que podemos fazer além de escrever e compartilhar?
                Orar, buscar a presença de Deus, se santificar, amar, amar e amar.
                E então, interceder por amor.
               
                Se não fizermos estas coisas, o inimigo vai chamar nossa Casa de Oração de:

Casa engraçada
                E as tentativas de reformar vão trazer a seguinte expressão:
Mas era feita
Com muito esmero
Na Rua dos Bobos
Número Zero

 



Marcelo Tristão de Souza
Ministério Apostólico Koinonia em Guamaré/RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui ...

Comentários