10 outubro 2016

Siloé



Logo a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Cristo.
Romanos 10:17

SILOÉ




No último e mais importante dia da festa, Jesus levantou-se e disse em alta voz: Se alguém tem sede, venha a mim e beba. Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva.

João 7:37-38



            Sempre gostei muito de estudar as referencias do AT que apontam para Jesus e a Igreja e uma das mais belas e poderosas é a figura de Jesus como o enviado de Deus. Por algum tempo acreditei que os termos Siló e Siloé tinham o mesmo significado, mas recentemente percebi que, mesmo com significados parecidos, ( Siló significa “a quem pertence” e Siloé significa “ O Enviado”) a representação destas figuras para os dias atuais são bem distintas. Siló é o Rei que cumpre a profecia de Jacó para Judá ( Genesis 49:10 ) e Siloé é o Senhor cumprindo a profecia de Isaías 61.
           
O cetro não se apartará de Judá, nem o bastão de comando de seus descendentes, até que venha aquele a quem ele pertence, e a ele as nações obedecerão.
Genesis 49:9-10

            Já meditamos na figura do Siló em um texto anterior, agora vamos olhar mais de perto o Siloé.
           
Então lhe disse: “Vá lavar-se no tanque de Siloé” (que significa “enviado”). O homem foi, lavou-se e voltou vendo.
João 9:7


            Poderíamos fazer referência apenas ao termo “enviado”, mas é muito importante fazer referencia ao milagre acima, pois este tanque, onde o cego se lavou, nos traz um grande ensinamento sobre Jesus e a festa dos Tabernáculos.
            Vejamos o contexto sobre a festa dos Tabernáculos, ou cabanas, e o tanque de Siloé:

Mas, ao se aproximar a festa judaica das cabanas;
Contudo, depois que os seus irmãos subiram para a festa, ele também subiu, não abertamente, mas em segredo;
Quando a festa estava na metade, Jesus subiu ao templo e começou a ensinar;
Jesus respondeu: “O meu ensino não é de mim mesmo. Vem daquele que me enviou.
João 7:2;10;14;16.

            A festa das cabanas, ou Tabernáculos, é comemorada anualmente pelo povo Hebraico e representa a dependência de Deus. Mesmo sendo uma festa Hebraica, todos os cristãos devem comemorar esta festa, pois tem grande significado para toda a Igreja do Senhor.
Durante a peregrinação no deserto, após a saída do Egito, os judeus habitaram em cabanas, dispostas organizadamente em volta do tabernáculo, conforme tudo o que Deus ordenou a Moisés. Durante todos os anos que moraram desta forma, o Senhor cuidou deles de maneira maravilhosa, não deixando que nada lhes faltasse, apesar dos problemas diversos causados pela dureza e incredulidade. 
Atualmente, esta festa é comemorada para que o povo se lembre do passado para obter sabedoria, aplique esta sabedoria para tomar as decisões corretas no presente e obtenha a sabedoria necessária para andar em fé no futuro. Nestes três tempos, eles devem sempre ter Deus como a fonte de tudo.
A tradição judaica traz uma figura que, mesmo não sendo compreendida pelos judeus desta forma, é uma figura grandiosa do Messias. No ultimo dia da festa, os sacerdotes faziam um ritual de purificação do altar, caminhando em procissão até o tanque de Siloé e retirando água para lavar o altar. Esta cerimonia incluía todos, pois havia o louvor, geralmente o Salmo 118 era cantado nesta ocasião.
Na festa citada no livro de João, vemos que a figura se cumpriu maravilhosamente perante os olhos de todos, mas eles não podiam ver.
O próprio Senhor Jesus estava presente com eles, ensinando, isto é, a própria fonte de águas vivas estava jorrando, lavando o altar, que deveria ser seus corações.
Então o Senhor faz uma declaração que inclui todos nós ali naquele momento solene:

No último e mais importante dia da festa, Jesus levantou-se e disse em alta voz: Se alguém tem sede, venha a mim e beba. Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva.
João 7:37-38

Hoje podemos celebrar a nossa festa dos tabernáculos completamente, pois o Senhor veio fazer de nós mesmos Seu tabernáculo e Ele mesmo é a água viva que lava o altar e flui através de nós. Somos templo e morada do Espírito Santo e somos o altar de adoração.

Jesus lhe respondeu: “Se você conhecesse o dom de Deus e quem lhe está pedindo água, você lhe teria pedido e ele lhe teria dado água viva”.
Jesus declarou: “Creia em mim, mulher: está próxima a hora em que vocês não adorarão o Pai nem neste monte, nem em Jerusalém”.
“No entanto, está chegando a hora, e de fato já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade. São estes os adoradores que o Pai procura.
“Deus é espírito, e é necessário que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade”.
João 4:10;21;23;24.

Jesus habita em nós e por isto, celebramos a nossa Festa dos Tabernáculos completamente e não apenas por figura, ou um ensaio, como os judeus ortodoxos celebram. O nosso Messias já veio e habita em nós, fazendo de cada cristão verdadeiro, templo e altar.

A declaração feita por Jesus no ultimo dia da festa ainda tem algo grandioso para a Igreja dos últimos dias.

Ele estava se referindo ao Espírito, que mais tarde receberiam os que nele cressem. Até então o Espírito ainda não tinha sido dado, pois Jesus ainda não fora glorificado.
João 7:39

Olhamos para o passado e vemos nossos pecados lavados pelo sangue do cordeiro, olhamos para o presente e podemos viver em liberdade, pois somos curados, libertos física e emocionalmente e perdoados diariamente. Mas quando olhamos para o futuro, clamamos:

O Espírito e a noiva dizem: “Vem!” E todo aquele que ouvir diga: “Vem!” Quem tiver sede, venha; e quem quiser, beba de graça da água da vida.
Apocalipse 22:17
           

A água que Jesus trouxe vai muito além de lavar o altar. Ela flui através de nós e nos une com o Senhor no cumprimento da profecia de Isaías 61:

Ele foi a Nazaré, onde havia sido criado, e no dia de sábado entrou na sinagoga, como era seu costume. E levantou-se para ler. Foi-lhe entregue o livro do profeta Isaías. Abriu-o e encontrou o lugar onde está escrito:
O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me ungiu para pregar boas novas aos pobres. Ele me enviou para proclamar liberdade aos presos e recuperação da vista aos cegos, para libertar os oprimidos e proclamar o ano da graça do Senhor. Então ele fechou o livro, devolveu-o ao assistente e assentou-se. Na sinagoga todos tinham os olhos fitos nele; e ele começou a dizer-lhes: “Hoje se cumpriu a Escritura que vocês acabaram de ouvir”.
Lucas 4 16:21
           


Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor;


Marcelo Tristão de Souza
Guamaré/RN







Comentários