10 outubro 2016

ESPERANÇA INFINITA - As festas judaicas




Desde os tempos antigos ninguém ouviu, nenhum ouvido percebeu, e olho nenhum viu outro Deus, além de ti, que trabalha para aqueles que nele esperam.
Isaías 64:4


            Sempre que iniciamos um período de intercessão, imediatamente entramos em uma grande batalha interior, onde a fé, a esperança e o amor são submetidos a provas intensas.
            Nestes momentos difíceis, nossa principal arma sempre será a Palavra de Deus. Escrita no papel ou no coração e proclamada em voz interior ou em voz alta. A maneira de usar a Palavra de Deus como arma de Batalha depende do nível de ataque sofrido e da perspectiva de cada pessoa com relação à Palavra.  O que realmente importa é que esta maravilhosa arma seja usada com fé, esperança e amor, lembrando sempre que o Senhor é a Palavra, revelada em nossas vidas pelo Espírito Santo.

Usem o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus.
Efésios 6:17

            Estamos no mês de outubro, no calendário ocidental que utilizamos em nosso país, mas para o mundo espiritual, somos cidadãos do Reino de Deus e neste Reino, estamos no mês Tishrei ou Tishri. Para maiores informações, consulte o link abaixo:


            Neste mês, o Senhor convoca seu povo para celebrar quatro festas especiais, que tem a função de manter vivas as memórias dos grandes feitos do passado que, desta forma, são eternizados de geração em geração.
            Muitos poderiam neste momento, indagar sobre a importância destas festividades para a Igreja e podemos responder com uma importantíssima revelação da Palavra de Deus:

Portanto, não permitam que ninguém os julgue pelo que vocês comem ou bebem, ou com relação a alguma festividade religiosa ou à celebração das luas novas ou dos dias de sábado.
Estas coisas são sombras do que haveria de vir; a realidade, porém, encontra-se em Cristo.

            Alguns “mestres” afirmam que esta passagem torna as festividades exclusivas para os judeus de nascimento, não tendo significado para a Igreja, mas não creio que seja isto que Paulo está afirmando.
            Se estas festividades são sombras da realidade que vivemos hoje, a graça não apaga, mas sim reforça a importância destas sombras, pois deixam de ser sombras e se tornam reais em Cristo.
            O que vejo na afirmação do Apóstolo Paulo, é que devemos dar atenção especial a estas sombras, pois trazem maravilhosas revelações da Pessoa e Obra do Senhor Jesus por toda a eternidade.

"Eu sou o Alfa e o Ômega", diz o Senhor Deus, "o que é, o que era e o que há de vir, o Todo-poderoso".
Eu sou o Alfa e o Ômega, o Primeiro e o Último, o Princípio e o Fim.
No princípio era aquele que é a Palavra. Ele estava com Deus, e era Deus.
Ela estava com Deus no princípio.
Todas as coisas foram feitas por intermédio dele; sem ele, nada do que existe teria sido feito.
Nele estava a vida, e esta era a luz dos homens.
A luz brilha nas trevas, e as trevas não a derrotaram.

            Se estas festas apontam para Cristo, certamente que devemos leva-las muito a sério, pois fazem parte da história de todos os que são chamados para serem filhos de Deus através do sacrifício eterno do Cordeiro de Deus.
            Há várias datas importantes para serem celebradas anualmente ou em períodos específicos, mas para a Igreja, há sete festividades que tem significado especial, pois são festas e celebrações que edificam a fé, a esperança e o amor, apontando para Cristo e sua Igreja:

Festas em 2016
Começa ao pôr-do-sol de
Termina ao pôr-do-sol de
Festa de Purim
23 de março, quarta-feira
25 de março, sexta-feira
Festa da Páscoa (Pesach)
22 de abril, sexta-feira
30 de abril, sábado
Festa de Pentecostes (Shavuoth)
11 de junho, sábado
13 de junho, segunda-feira
Festa das Trombetas (Rosh Hashanah)
02 de outubro, domingo
04 de outubro, terça-feira
Dez dias de arrependimento
02 de outubro, domingo
12 de outubro, quarta-feira
Dia da Expiação (Yom Kippur)
11 de outubro, terça-feira
12 de outubro, quarta-feira
Festa dos Tabernáculos (Succoth)
16 de outubro, domingo
25 de outubro, terça-feira

Purim:

O decreto de Ester confirmou as regras do Purim, e isso foi escrito nos registros.
O livro de Ester trás uma maravilhosa história sobre o cuidado de Deus com seu povo, e trás também figuras de Jesus e da Igreja intercessora, alcançando o favor do Rei com fé e perseverança, ignorando os perigos.

Páscoa:

Não deixarão sobrar nada até o amanhecer e não quebrarão nenhum osso do cordeiro. Quando a celebrarem, obedeçam a todas as leis da Páscoa. 
Talvez este seja a celebração mais conhecida, mas também a menos compreendida, pois o seu significado é extremamente importante para todos os cristãos, não sendo apenas um feriado judaico.
Livrem-se do fermento velho, para que sejam massa nova e sem fermento, como realmente são. Pois Cristo, nosso Cordeiro pascal, foi sacrificado.


Pentecostes:

Outra festa muito conhecida mas também não compreendida como de grande importância para os cristãos em geral, celebra as primícias, ou seja, primeiras colheitas. Para a Igreja, celebramos o dia em que o Espírito Santo veio habitar em nós e produziu a primeira grande colheita do Reino de Deus.
Foi o grande dia em que começaram a cumprir a ordem de ir até os confins da terra.

Ele lhes respondeu: "Não lhes compete saber os tempos ou as datas que o Pai estabeleceu pela sua própria autoridade. Mas receberão poder quando o Espírito Santo descer sobre vocês, e serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra".

Trombetas:

Disse o Senhor a Moisés:
"Diga também aos israelitas: No dia primeiro do sétimo mês vocês terão um dia de descanso, uma reunião sagrada, comemorada com toques de trombeta.
Não realizem trabalho algum, mas apresentem ao Senhor uma oferta preparada no fogo".

Esta é a celebração do ano novo judaico e também deve ser importante para a Igreja do Senhor, pois celebrar um dia de consagração e fraternidade entre todos os filhos de Deus em todo o mundo certamente tem grande importância para quem tem o entendimento de que serve ao Reino de Deus.

Dez Dias:

Estes são os primeiros dez dias do ano, dedicados ao arrependimento e auto avaliação. São os dias dedicados à Teshuvá:

"Venham, voltemos para o Senhor. Ele nos despedaçou, mas nos trará cura; ele nos feriu, mas sarará nossas feridas.
Depois de dois dias ele nos dará vida novamente; ao terceiro dia nos restaurará, para que vivamos em sua presença.
Conheçamos o Senhor; esforcemo-nos por conhecê-lo. Tão certo como nasce o sol, ele aparecerá; virá para nós como as chuvas de inverno, como as chuvas de primavera que regam a terra. "

Expiação:

Disse o Senhor a Moisés:
"O décimo dia deste sétimo mês é o Dia da Expiação. Façam uma reunião sagrada e humilhem-se, e apresentem ao Senhor uma oferta preparada no fogo.
Não realizem trabalho algum nesse dia, porque é o Dia da Expiação, quando se faz propiciação por vocês perante o Senhor, o Deus de vocês.
Quem não se humilhar nesse dia será eliminado do seu povo.

Este é o dia da prestação de contas, quando tudo o que o Senhor revelou ao coração do homem durante o período de teshuvá será analisado e expiado através do jejum, oração intensa e finalizado com uma oferta especial.

Tabernáculos:

De todas as simbologias que Deus nos deixou através das festas e celebrações, esta é uma das mais ricas e complexas.
São várias sombras e figuras que apontam para o infinito, ou seja, revelam o amor e o poder de Deus livre das nossas percepções de tempo e espaço.
Celebrando o cuidado e livramentos durante os quarenta anos de peregrinação e também apontando para os filhos de Deus dispersos por todos os lugares da Terra, esta festividade aponta diretamente para Jesus, quando faz uma de suas partes mais importantes, que é a oferenda da água.
O próprio Senhor apontou esta figura durante a festa de tabernáculos em que esteve presente em Jerusalém.

A Palavra de Deus, no evangelho de João e na carta aos Hebreus, nos mostra a figura de Cristo e do Espírito Santo como o poder que esteve com o povo Hebreu no deserto:

No último e mais importante dia da festa, Jesus levantou-se e disse em alta voz:
"Se alguém tem sede, venha a mim e beba.
Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva".


Mas, ao se aproximar a festa judaica das cabanas;
Contudo, depois que os seus irmãos subiram para a festa, ele também subiu, não abertamente, mas em segredo;
Quando a festa estava na metade, Jesus subiu ao templo e começou a ensinar;
Jesus respondeu: “O meu ensino não é de mim mesmo. Vem daquele que me enviou.
João 7:2;10;14;16.


Assim, como diz o Espírito Santo: "Hoje, se vocês ouvirem a sua voz, não endureçam o coração, como na rebelião, durante o tempo de provação no deserto, onde os seus antepassados me tentaram, pondo-me à prova, apesar de, durante quarenta anos, terem visto o que eu fiz.


A declaração feita por Jesus no ultimo dia da festa de tabernáculos ainda tem algo grandioso para a Igreja dos últimos dias.

Ele estava se referindo ao Espírito, que mais tarde receberiam os que nele cressem. Até então o Espírito ainda não tinha sido dado, pois Jesus ainda não fora glorificado.
João 7:39

Olhamos para o passado e vemos nossos pecados lavados pelo sangue do cordeiro, olhamos para o presente e podemos viver em liberdade, pois somos curados, libertos física e emocionalmente e perdoados diariamente. Mas quando olhamos para o futuro, clamamos:

O Espírito e a noiva dizem: “Vem!” E todo aquele que ouvir diga: “Vem!” Quem tiver sede, venha; e quem quiser, beba de graça da água da vida.
Apocalipse 22:17


Jesus foi enviado por Deus para salvar, cuidar, proteger, prover e capacitar.


Devemos olhar sempre para a Palavra de Deus como um todo, contendo ensinamentos eternos, que nos fortalecem nos momentos difíceis, nos recordando da fé, da esperança e do amor.
           
Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra.




Portanto, pode também salvar perfeitamente os que por ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui ...

Comentários