31 outubro 2016

Desperta ó tu que dormes

Desperta, ó tu que dormes ...



Por isso é que foi dito: "Desperta, ó tu que dormes, levanta-te dentre os mortos e Cristo resplandecerá sobre ti".
Efésios 5:14


Desperta ó tu que dormes é possivelmente parte da letra de um hino usado pelos cristãos primitivos, conforme nota da Bíblia de Estudos NVI, em Colossenses, 3:16
Da mesma maneira que o Apóstolo Paulo usa esta expressão para chamar a atenção da Igreja, o louvor também era usado com este mesmo fim, nos levando a perceber a grande importância que o despertar tinha desde o início, quanto mais para os dias de hoje.

Significados: Despertar = acordar, animar, avivar, estimular.
Navegando pelas páginas da Bíblia, encontraremos versos que fazem referência a cada um dos sinônimos para a palavra despertar:

Acordar
Acorde, minha alma! Acordem, harpa e lira! Vou despertar a alvorada!

Animar
Mas os homens de Israel procuraram animar-se uns aos outros, e novamente ocuparam as mesmas posições do primeiro dia. 

Avivar
Eu ouvi, Senhor, a tua fama, e temi; aviva, ó Senhor, a tua obra no meio dos anos; faze que ela seja conhecida no meio dos anos; na ira lembra-te da misericórdia.

Estimular
e consideremo-nos uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e às boas obras, 
Hebreus 10:24

Há diversas maneiras de despertar uma pessoa, mas como estamos estudando uma expressão Bíblica, devemos atentar para o significado espiritual. Seguindo por este critério, encontraremos estas opções: oração, jejum, ensino, exortação, amor.
Não se pode despertar quem não quer acordar ou não percebe seu estado de dormência, mas quando esta pessoa percebe que precisa tomar uma atitude, basta apenas um toque de amor e haverá bom resultado.
Seguindo o exemplo dos Apóstolos, vemos a importância da palavra de Deus como ferramenta principal nesta tarefa:

Conforme o Apóstolo Paulo ensinou ao seu discípulo Timóteo:

Na presença de Deus e de Cristo Jesus, que há de julgar os vivos e os mortos por sua manifestação e por seu Reino, eu o exorto solenemente:
Pregue a palavra, esteja preparado a tempo e fora de tempo, repreenda, corrija, exorte com toda a paciência e doutrina.
2 Timóteo 4:1,2

Conforme Pedro sempre fazia:

Portanto, irmãos, empenhem-se ainda mais para consolidar o chamado e a eleição de vocês, pois se agirem dessa forma, jamais tropeçarão, e assim vocês estarão ricamente providos quando entrarem no Reino eterno de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.
2 Pedro 1:10,11

Exemplos de despertamento:

Ester:
Quando Mardoqueu recebeu a resposta de Ester, mandou dizer-lhe: "Não pense que pelo fato de estar no palácio do rei, de todos os judeus só você escapará, pois, se você ficar calada nesta hora, socorro e livramento surgirão de outra parte para os judeus, mas você e a família de seu pai morrerão. Quem sabe se não foi para um momento como este que você chegou à posição de rainha?
Então Ester mandou esta resposta a Mardoqueu: "Vá reunir todos os judeus que estão em Susã, e jejuem em meu favor. Não comam nem bebam durante três dias e três noites. Eu e minhas criadas jejuaremos como vocês. Depois disso irei ao rei, ainda que seja contra a lei. Se eu tiver que morrer, morrerei".

Marta:
Caminhando Jesus e os seus discípulos, chegaram a um povoado, onde certa mulher chamada Marta o recebeu em sua casa.
Maria, sua irmã, ficou sentada aos pés do Senhor, ouvindo-lhe a palavra.
Marta, porém, estava ocupada com muito serviço. E, aproximando-se dele, perguntou: "Senhor, não te importas que minha irmã tenha me deixado sozinha com o serviço? Dize-lhe que me ajude! "
Respondeu o Senhor: "Marta! Marta! Você está preocupada e inquieta com muitas coisas; todavia apenas uma é necessária. Maria escolheu a boa parte, e esta não lhe será tirada".
Lucas 10:38-42

Jonas:
Todos os marinheiros ficaram com medo e cada um clamava ao seu próprio deus. E atiraram as cargas ao mar para tornar mais leve o navio. Enquanto isso, Jonas, que tinha descido para o porão e se deitado, dormia profundamente.
O capitão dirigiu-se a ele e disse: "Como você pode ficar aí dormindo? Levante-se e clame ao seu deus! Talvez ele tenha piedade de nós e não morramos

Pedro:
Então, voltou aos seus discípulos e os encontrou dormindo. "Simão", disse ele a Pedro, "você está dormindo? Não pôde vigiar nem por uma hora? Vigiem e orem para que não caiam em tentação. O espírito está pronto, mas a carne é fraca.

     O chamado para o despertamento é acompanhado de uma maravilhosa promessa: e Cristo resplandecerá sobre ti.
         Isto é mais do que suficiente para nos estimular a despertar e interceder para que mais e mais cristãos também despertem para buscar o Reino de Deus.

Devemos interceder por cada cristão, para que desperte e estimule outros a terem uma vida mais produtiva para o Reino de Deus, em suas casas, suas ruas, escolas, trabalhos, com paz, amor, segurança e a certeza da vida eterna. 
Que o Senhor resplandeça sobre toda a Sua Igreja, em todos os lugares desta terra.


Portanto, meus amados irmãos, mantenham-se firmes, e que nada os abale. Sejam sempre dedicados à obra do Senhor, pois vocês sabem que, no Senhor, o trabalho de vocês não será inútil.
1 Coríntios 15:58


Marcelo e Adriana Souza
Guamaré/RN




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui ...

Comentários