05 novembro 2016

O Amor de Deus

O amor de Deus



Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna.
João 3:16


            Quando tentamos entender, com nossa percepção corrompida, o amor de Deus, temos a forte tendência de fazer comparações com nossas próprias experiências e isto nunca vai nos dar uma noção sequer aceitável sobre o amor do Pai; O próprio uso da palavra pai relacionado ao nosso Deus traz grandes dificuldades para a grande maioria das pessoas, pois a ação do Diabo, desde o início da humanidade, foi estabelecer um grande conflito entre as pessoas e minar o significado de paternidade.
            Ciente deste grande problema, o Apóstolo Paulo nos dá este conselho:

Portanto, já que vocês ressuscitaram com Cristo, procurem as coisas que são do alto, onde Cristo está assentado à direita de Deus.
Mantenham o pensamento nas coisas do alto, e não nas coisas terrenas.

            Seguindo este raciocínio, devemos procurar entender o amor de Deus através da revelação da Sua própria Palavra. No Velho Testamento encontraremos inúmeras figurações deste amor, mas a verdadeira expressão física e espiritual está no Novo Testamento, personificado em Cristo:

No princípio era aquele que é a Palavra. Ele estava com Deus, e era Deus.
Ela estava com Deus no princípio.
Todas as coisas foram feitas por intermédio dele; sem ele, nada do que existe teria sido feito.
Nele estava a vida, e esta era a luz dos homens.

            No princípio é exatamente o Genesis, ou seja, a criação e estabelecimento do mundo. Jesus não apenas estava com Deus, mas o texto esclarece que Ele é o próprio Deus. Ele é o verbo de Deus que criou todas as coisas. É o haja lançado contra o nada e trazendo a existência todas as coisas.
           
            Olhando para a minha própria vida, muitas vezes me sinto muito afastado desta maravilhosa Verdade, expressa com total maestria pelo próprio Senhor, através do evangelho de João.
            Por toda a história da humanidade, de Genesis até Malaquias, vemos o amor de Deus sendo colocado à prova pelas Suas próprias criaturas, e sempre que se chegava a um ponto crítico, as promessas de salvação no Messias eram relembradas pelo próprio Deus, demonstrando longanimidade e extremo amor.
            A transição entre o Antigo e o Novo testamentos é exatamente a chegada da Graça para cumprir a Lei:

Aquele que é a Palavra tornou-se carne e viveu entre nós. Vimos a sua glória, glória como do Unigênito vindo do Pai, cheio de graça e de verdade.
João dá testemunho dele. Ele exclama: "Este é aquele de quem eu falei: Aquele que vem depois de mim é superior a mim, porque já existia antes de mim".
Todos recebemos da sua plenitude, graça sobre graça. Pois a Lei foi dada por intermédio de Moisés; a graça e a verdade vieram por intermédio de Jesus Cristo.

           
A grande Verdade de Deus é o Seu amor totalmente revelado e entregue ao mundo na Pessoa de Jesus Cristo:

Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna.

            Esta é a grande verdade que preciso viver em cada minuto desta existência no mundo que Deus ama. Não devo me apegar às coisas do mundo, mas nunca devo me afastar da certeza de que Deus ama todas as pessoas que Ele criou e estão neste mundo.
            O que diferencia o Cristão das outras pessoas é exatamente o seu relacionamento com esta Verdade e Graça reveladas em Jesus Cristo. Sem um relacionamento íntimo com o Cristo, não há diferenciação. E Cristo é amor na mais pura essência.
            Muitas vezes nos sentimos melhores do que as pessoas que não conhecem a Palavra de Deus, mas nos esquecemos que isto não nos torna melhores nem piores do que os outros. Se receberemos a salvação no final desta jornada, é totalmente equivalente ao quanto vivemos desta salvação durante a jornada. A Graça é a única diferença. Viver diariamente o Amor revelado ao mundo em Cristo é o que nos torna Cristãos. Sem isto, não somos sequer filhos de Deus:

Aquele que é a Palavra estava no mundo, e o mundo foi feito por intermédio dele, mas o mundo não o reconheceu. Veio para o que era seu, mas os seus não o receberam.
Contudo, aos que o receberam, aos que creram em seu nome, deu-lhes o direito de se tornarem filhos de Deus, os quais não nasceram por descendência natural, nem pela vontade da carne nem pela vontade de algum homem, mas nasceram de Deus.
            Nasceram de Deus é a expressão da Graça de Cristo. Crer e viver o amor de Deus em Cristo é o que nos dá acesso a esta maravilhosa Graça. Sem isto, não estaremos na Graça e sim, estaremos presos eternamente aos nossos pecados e afastados de Deus.
            Após revelar a Graça e o Amor de Deus, o Senhor voltou aos céus, para Reinar ao lado do Pai no Seu trono que existe de eternidade a eternidade, mas, como Ele mesmo nos prometeu, não nos deixou por conta própria, mas enviou um ajudador, que nos guiaria ao conhecimento de tudo o que Ele fez por nós:

Tenho ainda muito que lhes dizer, mas vocês não o podem suportar agora.
Mas quando o Espírito da verdade vier, ele os guiará a toda a verdade. Não falará de si mesmo; falará apenas o que ouvir, e lhes anunciará o que está por vir.
Ele me glorificará, porque receberá do que é meu e o tornará conhecido a vocês.

            Hoje temos pleno acesso a toda a Verdade, pois o Espírito de Cristo vive em nós e nos guia no conhecimento desta maravilhosa verdade que é o Amor de Deus e a Graça de Deus contidos completamente em Cristo.

            O caminho que o Senhor nos dá nestes dias difíceis é exatamente este. Viver a Graça e a Verdade em cada momento do dia a dia e desta maneira, cumprir a vontade do Senhor expressa nos últimos instantes de seu ministério físico nesta terra:

Mas receberão poder quando o Espírito Santo descer sobre vocês, e serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra".

Minha intenção nesta reflexão é encorajar e despertar os Intercessores do Avivamento para que vivam intensamente esta grande Verdade e Graça.

Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna. Pois Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para condenar o mundo, mas para que este fosse salvo por meio dele.

            Foi exatamente este o direcionamento que o Apóstolo Paulo profetizou para o ministério de Timóteo e é este direcionamento que profetizo na vida de todos os intercessores que o Senhor está despertando e levantando por todo o mundo, especialmente no Brasil.

Antes de tudo, recomendo que se façam súplicas, orações, intercessões e ação de graças por todos os homens; pelos reis e por todos os que exercem autoridade, para que tenhamos uma vida tranquila e pacífica, com toda a piedade e dignidade. Isso é bom e agradável perante Deus, nosso Salvador, que deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao conhecimento da verdade.
Pois há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens: o homem Cristo Jesus, o qual se entregou a si mesmo como resgate por todos. Esse foi o testemunho dado em seu próprio tempo.

Intercedo por cada Cristão neste mundo, para que Deus os desperte e vivam intensamente a Verdade e a Graça em Cristo Jesus.

Por isso é que foi dito: "Desperta, ó tu que dormes, levanta-te dentre os mortos 
e Cristo resplandecerá sobre ti".
Efésios 5:14





Marcelo Tristão de Souza
Guamaré / RN



Portanto, pode também salvar perfeitamente os que por ele se chegam a Deus,
vivendo sempre para interceder por eles.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui ...

Comentários