18 dezembro 2016

Filhos do Homem






Quando contemplo os teus céus, obra dos teus dedos,
a lua e as estrelas que ali firmaste, pergunto:
Que é o homem, para que com ele te importes?
E o filho do homem, para que com ele te preocupes?
Salmos 8:3,4


Sempre que inicio orações em favor de mais intercessores comprometidos com o Reino de Deus, me entristeço com a lembrança de que a intercessão é tão mal compreendida entre os cristãos de nossos dias.
Um dos motivos desta má interpretação está no fato de que muitos ministérios não se dedicam ao ensino puro, simples e honesto das verdades básicas do evangelho.
Lendo o Salmo 8, me veio novamente a lembrança de como a graça de Deus é tão maravilhosa e incompreendida.
Se este estudo tivesse intenções de ser uma análise teológica sobre este grandioso Salmo, teríamos uma grande quantidade de páginas e certamente aprenderíamos muito com isto, mas a intenção principal é incentivar os intercessores, então nos prenderemos apenas no que diz respeito ao nosso papel como cidadãos do Reino de Deus e íntimos do Rei.

Entre ouros, pratas, pérolas e pedras preciosas que se podem extrair do Salmo 8, vamos abraçar a porção da Graça revelada nas entrelinhas desta maravilhosa leitura.
É indescritível a alegria que a revelação de tamanha Graça pode trazer à vida de quem garimpa as verdades de Deus no livro de Salmos. Aqui nestes versos temos o contraste entre a pequenez do homem e a grandeza de Deus. É a Graça de Deus revelada em todo o esplendor na resposta de Deus ao coração do salmista:

Tu o fizeste um pouco menor do que os seres celestiais e o coroaste de glória e de honra.

Não podemos olhar para este Salmo sem perceber que é uma profecia sobre o Messias, que desceria do trono e se tornaria homem para redimir a humanidade. Mas a Palavra de Deus é interpretada profeticamente e também não se deve deixar de olhar para o texto com amor e bondade, podendo extrair mais do que os olhos podem ver. Leia novamente todo o Salmo 8 e pergunte ao Espírito sobre o que o salmista pensava quando escreveu.
A minha resposta foi que a intenção principal é adorar ao criador, agradecendo pelo privilégio que Ele nos dá de sermos suas criaturas. Esta resposta nos remete à criação do homem, no Livro de Gênesis:

Então disse Deus: "Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança. Domine ele sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os animais grandes de toda a terra e sobre todos os pequenos animais que se movem rente ao chão".
Criou Deus o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.

            Em outra parte do salmo 8, vejo uma referência à Graça que foi usada pelo próprio Senhor, pouco antes de encontrar com o chamado homem rico, em Mateus 19.

Dos lábios das crianças e dos recém-nascidos firmaste o teu nome como fortaleza, por causa dos teus adversários, para silenciar o inimigo que busca vingança.
Salmos 8:2
           
As crianças, neste texto, representam a Graça de Deus oferecida sem restrições ou pré-requisitos.
Me deixe explicar, antes de fechar o texto:
Assim como no Salmo 8, onde a grandeza de Deus é um contraste com a pequenez do homem, pois este só pode ter algo de bom, se for concedido pelo próprio Deus, as crianças e o homem religioso, no texto do evangelho de Mateus, são um grande contraste entre a justiça própria do homem e a Graça de Deus.

Depois trouxeram crianças a Jesus, para que lhes impusesse as mãos e orasse por elas. Mas os discípulos os repreendiam.
Então disse Jesus: "Deixem vir a mim as crianças e não as impeçam; pois o Reino dos céus pertence aos que são semelhantes a elas".
Mateus 19:13,14

            Este texto está pouco antes do texto sobre o homem religioso exatamente para que possamos entender o contrate entre a graça e a auto justificação.

Depois de lhes impor as mãos, partiu dali.

Eis que alguém se aproximou de Jesus e lhe perguntou: "Mestre, que farei de bom para ter a vida eterna? "


            Este é o grande problema dos religiosos de nossos dias. Se o Reino de Deus pertence aos que o recebem como uma criança, ou seja, como um presente, não podemos fazer nada de bom para merecer o Reino de Deus.
            Voltando ao Salmo 8 e a criação, vemos que o homem foi escolhido por Deus para ser o que é, e isto não teve nenhuma interferência das ações humanas.
           
            Voltando à visão escatológica do Salmo 8, vemos o Messias como o Filho do Homem. Esta figura é confirmada ainda no Velho Testamento, no Salmo 8 e no Salmo 80 e depois pelo próprio Senhor, nos evangelhos:

Repouse a tua mão sobre aquele que puseste à tua mão direita, o filho do homem que para ti fizeste crescer.
O Filho do homem veio para salvar o que se havia perdido.

            Jesus é o filho do homem que veio para restaurar a humanidade à sua posição de início. Antes do pecado, estávamos na posição descrita no Salmo 8, mas após a queda, o domínio foi suspenso, até a vinda daquele que pisaria a cabeça da serpente.
            Adão recebeu o domínio sem fazer nada para merecer, assim como uma criança que recebe um presente. Qualquer esforço para agradar o Criador e merecer presentes é auto justificação e um contraste tremendo com a Graça.

            Medite no Salmo 8 e no versos 17 do Salmo 80. Deus é o criador e somente Ele pode dar coisas boas às suas criaturas.

            Se o próprio Senhor se apresentou como sendo o filho do homem, podemos ter a certeza de que somos os Filhos do Homem, pois somos filhos de Deus através da Graça de Cristo:

Contudo, aos que o receberam, aos que creram em seu nome, deu-lhes o direito de se tornarem filhos de Deus, os quais não nasceram por descendência natural, nem pela vontade da carne nem pela vontade de algum homem, mas nasceram de Deus.

            Veja o que o Apóstolo Paulo aprendeu sobre a Graça e compare com tudo o que foi dito até aqui:

Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus; não por obras, para que ninguém se glorie.
Porque somos criação de Deus realizada em Cristo Jesus para fazermos boas obras, as quais Deus preparou de antemão para que nós as praticássemos.
Efésios 2:8-10

Quando os Cristãos entenderem as verdades puras e simples da Graça de Deus e a receberem como crianças, aí então teremos uma geração de verdadeiros intercessores do avivamento.

Até lá, devemos nos unir e orar continuamente por este propósito.


A graça do Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus e a comunhão do Espírito Santo sejam com todos vocês.
2 Coríntios 13:14





Portanto, pode também salvar perfeitamente os que por ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui ...

Comentários