01 janeiro 2017

Peregrinos - Uma direção para o ano que se inicia

Peregrinos



Os teus decretos são o tema da minha canção
em minha peregrinação.
Salmos 119:54

            Como é costume de quase todos, no início de cada ano, traçar metas para serem buscadas ou resoluções para serem seguidas, resolvi pedir a Deus uma direção para este ano que se inicia. O que veio ao abrir da Bíblia foi o verso acima, no Salmo 119.
            Estávamos reunidos na Igreja para um jantar no dia 1º e eu ainda não tinha encontrado meu direcionamento, então precisei de uma palavra para dizer na entrega do nosso amigo profético. Iria dar de presente uma encadernação com os estudos Exército de Deus - Intercessores do Avivamento, contidos no blog, e junto, coloquei no pacote o livro O Evangelho Maltrapilho, de Brennam Manning. O presente me parecia ótimo, mas faltava a mensagem. Minutos antes de iniciarmos os sorteios, abri a Bíblia aleatoriamente e este texto saltou aos meus olhos. Foi uma boa palavra profética, pois tem muito a ver com os presentes e também encaixou perfeitamente como minha meta para o ano que iniciamos.
            Poderia fazer uma grande lista de coisas para servirem como metas ou resoluções, mas a mensagem passada pelo salmista neste verso é emocionante.
            Nada mais básico e importante do que se concentrar nos decretos do Senhor e para confirmar o desejo de Deus para minha vida neste ano, o Pastor de nossa comunidade me presenteou com uma Agenda Luz e Vida, que tem como tema do devocional diário, os famosos Dez Mandamentos, finalizando os dois últimos meses com os dois mandamentos que Jesus nos dá no Novo Testamento.
            Creio que não existem coincidências quando o povo de Deus está reunido em confraternização e agradecimento pelo ano que passou e pelo que está chegando. Tanto o presente que entreguei quanto o que recebi só fazem sentido se os mandamentos de Deus para seu povo, tanto na Lei quanto na Graça, forem vividos diariamente.
            Durante a peregrinação no deserto, Deus deu primeiramente dez mandamentos e depois se segue toda a Lei e, durante a peregrinação da Igreja por este mundo tenebroso, o Senhor Jesus resumiu os mandamentos do deserto em dois que acabam se fundindo em um. Digo resumiu, pois, os mandamentos da Graça são uma síntese dos mandamentos da Lei, tendo como base o direcionamento apresentado. Veja esta explanação clara e simples que encontrei no site GospelMais:

Dos 10 mandamentos, então, certamente, podemos resumir em 2: Amar A Deus Sobre Todas as Coisas e ao Próximo Como a Nós Mesmos.
Sim, meu querido amigo, nesses 2 resumem-se toda lei dada por Deus. Pois quem ama a Deus O tem como Deus único e não coloca outros deuses em Seu lugar. Não se dobram a outros deuses, não os prestam cultos. Reservam todos os dias da semana para busca e entendimento de Sua vontade e um dia em especial para O louvar, engrandecer e lhes prestar cultos. Honra seu pai e sua mãe, independentemente de serem presentes ou não, os respeitam.
A propósito, esse é o único mandamento de Deus que contém uma promessa dada por Ele a quem procura cumpri-lo: Honra teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá. E, naturalmente, quem ama seu próximo como a si mesmo, não mata, não furta, não dá falso testemunho de ninguém e não cobiça a casa do teu próximo; não cobiça a mulher do teu próximo, nem seu escravo, nem sua escrava, nem seu boi, nem seu jumento, nem nada do que lhe pertence. Na verdade, não sente inveja do seu próximo, de ninguém.
Então, podemos afirmar que os 10 que se resumem em 2, certamente esses 2 se fundem em 1, a saber: Jesus. Nele, por Ele, com Ele e para Ele se cumprem todas as coisas.
https://estudos.gospelmais.com.br/dez-que-se-resumem-em-2-2-que-se-fundem-em-1.html

            O convívio diário com este tema certamente me trará um grande crescimento e também direcionamento para a peregrinação.
            Transformar os decretos de Deus em canção para a peregrinação é muito mais do que uma simples resolução. É um compromisso que todos nós deveríamos assumir com muita seriedade, pois é a forma com que Deus nos capacita para caminhar em qualquer terreno e em qualquer situação.
            As afirmações de Pedro em sua primeira carta direcionada aos peregrinos de seus dias nos traz uma grande luz sobre o real significado do verso do salmista como uma profecia para a Igreja peregrina:

Pedro, apóstolo de Jesus Cristo, aos eleitos de Deus, peregrinos dispersos no Ponto, na Galácia, na Capadócia, na província da Ásia e na Bitínia, escolhidos de acordo com a pré-conhecimento de Deus Pai, pela obra santificadora do Espírito, para a obediência a Jesus Cristo e a aspersão do seu sangue: Graça e paz lhes sejam multiplicadas.

Amados, insisto em que, como estrangeiros e peregrinos no mundo, vocês se abstenham dos desejos carnais que guerreiam contra a alma.
Vivam entre os pagãos de maneira exemplar para que, naquilo em que eles os acusam de praticarem o mal, observem as boas obras que vocês praticam e glorifiquem a Deus no dia da sua intervenção.

            Quando olhamos para a vida dos peregrinos dos tempos da Lei, vemos claramente que não conseguiram transformar os decretos de Deus em canção, mas as afirmações acima nos dão a chave para entender como é que podemos ter sucesso naquilo que Israel falhou.

pela obra santificadora do Espírito, para a obediência a Jesus Cristo
           
            A obra santificadora do Espírito Santo é o que nos capacita a obedecer à vontade do Pai. Somente através da ação do Espírito Santo em nossas vidas é que podemos entender e seguir os ensinos contidos na Palavra de Deus.
            Devemos viver neste mundo como peregrinos, buscando incansavelmente o Reino de Deus que é nossa verdadeira pátria:
           
Venha o teu Reino; seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu.
Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas.

            Quando estava orando em intercessão pela Igreja de todos os tempos, o Senhor nos deixou a lição de como seguir o caminho dos peregrinos e cantar a canção do salmista:

Dei-lhes a tua palavra, e o mundo os odiou, pois eles não são do mundo, como eu também não sou.
Não rogo que os tires do mundo, mas que os protejas do Maligno.
Eles não são do mundo, como eu também não sou. Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade.
Assim como me enviaste ao mundo, eu os enviei ao mundo.

            A Palavra de Deus é a canção que devemos cantar em todos os dias de nossa peregrinação. Estudando, aplicando e vivenciando diariamente os decretos que o Espírito nos direciona, teremos força, coragem e determinação para ir sempre em frente.

Não por força nem por violência, mas pelo meu Espírito’, diz o Senhor dos Exércitos.

Será que você não sabe? Nunca ouviu falar? O Senhor é o Deus eterno, o Criador de toda a terra. Ele não se cansa nem fica exausto, sua sabedoria é insondável.
Ele fortalece ao cansado e dá grande vigor ao que está sem forças.
Até os jovens se cansam e ficam exaustos, e os moços tropeçam e caem; mas aqueles que esperam no Senhor renovam as suas forças. Voam bem alto como águias; correm e não ficam exaustos, andam e não se cansam.


            Quem espera no Senhor e confia plenamente nas Suas Palavras, terá suas forças renovadas diariamente, pois caminhará cantando a canção que o Espírito inspira em seu interior.
            Os decretos do Senhor são a chave para vencer as dificuldades da caminhada, não importa quão grandes pareçam:

Coloquei toda minha esperança no Senhor; ele se inclinou para mim e ouviu o meu grito de socorro.
Ele me tirou de um poço de destruição, de um atoleiro de lama; pôs os meus pés sobre uma rocha e firmou-me num local seguro. Pôs um novo cântico na minha boca, um hino de louvor ao nosso Deus. Muitos verão isso e temerão, e confiarão no Senhor.

            O apóstolo Paulo aprendeu isto durante seus dias de peregrinação e ensinou isto ao seu discípulo Timóteo:

Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra.

            Como servo de Cristo e intercessor, creio que só posso obedecer aos decretos de Deus, à medida que conheço o autor de tais decretos e me disponho a dedicar tempo e esforços em conhecer Toda e Escritura, como Paulo diz acima.
            Se queremos vivenciar o poder de Deus, temos que nos dedicar a conhecer o que Ele quer de nós e nos esforçarmos em seguir o que ouvirmos dEle:

Aquele que tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas.

Não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê: primeiro do judeu, depois do grego.
Porque no evangelho é revelada a justiça de Deus, uma justiça que do princípio ao fim é pela fé, como está escrito: "O justo viverá pela fé".

Sem fé é impossível agradar a Deus, pois quem dele se aproxima precisa crer que ele existe e que recompensa aqueles que o buscam.


Uma Palavra de Intercessão Profética para o ano de 2.017, por toda a Igreja do Senhor e principalmente por aqueles que Ele está separando para serem intercessores do avivamento:


Conheçamos o Senhor; esforcemo-nos por conhecê-lo.
Tão certo como nasce o sol, ele aparecerá; virá para nós como as chuvas de inverno, como as chuvas de primavera que regam a terra. "
Oséias 6:3






Portanto, pode também salvar perfeitamente os que por ele se chegam a Deus,
vivendo sempre para interceder por eles.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui ...

Comentários