07 janeiro 2017

Verdadeira Sabedoria





Os sábios são envergonhados, espantados e presos;
eis que rejeitaram a palavra do Senhor;
que sabedoria, pois, têm eles?


            Para entender melhor o significado da sabedoria para o Cristão, vamos começar expondo o termo pelo entendimento comum:

Sabedoria (do latim sapere - que tem sabor, gosto) é a condição de quem tem conhecimento, erudição. O equivalente em grego "sofia" (Σοφία) é o termo que equivale ao saber (presente na formação de palavras como teosofia, significando ainda habilidade manual, ciência e sabedoria);
O termo encontra definições distintas conforme a ótica filosóficateológica ou psicológica. No sentido vulgar, comum, a sabedoria é a qualidade que dá sensatez, prudência, moderação à pessoa, ao passo em que para a religião é o "conhecimento inspirado nas coisas divinas e humanas".

            A parte final da exposição acima é bastante interessante: Qualidade que dá sensatez, prudência e moderação ... conhecimento inspirado nas coisas divinas e humanas. Podemos perceber que há uma tentativa de misturar o conhecimento adquirido humanamente com a sabedoria inspirada por Deus, pois quem escreveu a definição acima não consegue ver a diferença entre conhecimento humano e sabedoria por um único motivo: Somente Deus pode dar sabedoria ao homem.

Se algum de vocês tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá livremente, de boa vontade; e lhe será concedida.
Toda boa dádiva e todo dom perfeito vêm do alto, descendo do Pai das luzes, que não muda como sombras inconstantes.

            Antes de conhecer ao Senhor e Sua Palavra, busquei conhecimento em escritos orientais e vivi enganado por muito tempo, imaginando que tinha um pouco de sabedoria. O livro que mais influenciou minha adolescência foi o Tao te King, escrito pelo filósofo Lao Tsé.
            Ficava maravilhado com a simplicidade com que descrevia a vida, fazendo comparações simplistas com a natureza humana e nos fazendo crer que eram grandes verdades. Hoje percebo que as melhores partes não passam de pequenas distorções do conhecimento adquirido pelo homem que observa o mundo com olhar crítico sem quase nenhuma humildade e verdades relativas.
            Tentar aplicar algumas destas “verdades” ao meu cotidiano só trouxe frustrações e depressão, pois não passam de fuga da realidade.
            Não se pode aplicar a verdade relativa de uma cultura oriental alienada ao cotidiano de uma pessoa que não sabe se realmente quer viver alienado.
            As grandes “verdades” do sábio chinês não são praticáveis fora do ambiente de um mosteiro e não deveriam ser sequer chamadas de sabedoria.
            Baixe ou compre o livro Tao te King e leia um pouco. Não recomendo a compra pois é uma leitura cansativa e enfadonha e que trará arrependimento pelo dinheiro gasto logo nas primeiras páginas. Se tiver conhecimento dos Livros Bíblicos de sabedoria, que são Eclesiastes e Provérbios, verá que as partes mais aceitáveis do conhecimento chinês não passam de pobres paráfrases da Bíblia.
            Se realmente quiser conhecer um pouco da “sabedoria” de Lao Tsé, pode baixar o Tao te King neste link:


            Não estou dizendo que a cultura chinesa seja inferior ou pobre, mas apenas estou usando a expressão literária chinesa antiga como exemplo da sabedoria humana desprovida da revelação de Deus. Se passei a impressão de desprezo pela cultura e arte chinesa, me perdoe, pois há muita beleza na arte e cultura oriental e creio que o Senhor usa nossas qualidades humanas e as aperfeiçoa, quando nos rendemos à Graça.
            Nos tempos modernos, a maioria dos estudiosos acredita que Lao Tsé não foi uma pessoa e sim, uma expressão para “sabedoria “ e, desta forma, o Tao te King seria uma compilação de provérbios milenares passados de geração em geração.
            Na mesma linhagem de sabedoria humana chinesa, podemos encontrar os indianos e muitos outros povos orientais que basearam sua sabedoria na minimização do pensamento e, com isto, acabaram gerando uma grande quantidade de seitas e religiões baseadas nos preceitos desta sabedoria, que acabou gerando fanatismo e proselitismo violento, levando nações a se dividirem e se dizimarem por disputas religiosas.
            Este fato está implícito no verso citado lá no começo desta reflexão:

Os sábios são envergonhados, espantados e presos; eis que rejeitaram a palavra do Senhor; que sabedoria, pois, têm eles?

            A sabedoria a que o profeta está se referindo é a sabedoria humana, que traz vergonha, espanto e prisão pois se baseia na percepção humana do mundo ao redor, variando muito entre os povos. Quando confrontados com a Palavra de Deus, estes “sábios” não passam de meros prisioneiros de sua própria ignorância.
            A verdadeira sabedoria está sintetizada no final do Livro de Eclesiastes:

As palavras dos sábios são como aguilhões, e como pregos, bem fixados pelos mestres das assembleias, que nos foram dadas pelo único Pastor.
E, demais disto, filho meu, atenta: não há limite para fazer livros, e o muito estudar é enfado da carne.
De tudo o que se tem ouvido, o fim é: Teme a Deus, e guarda os seus mandamentos; porque isto é o dever de todo o homem.
Porque Deus há de trazer a juízo toda a obra, e até tudo o que está encoberto, quer seja bom, quer seja mau.

            Temer a Deus e guardar os seus mandamentos é o princípio da sabedoria.
            Lembrando que princípio, neste contexto e na maioria das vezes em que se vê esta palavra na Bíblia, significa fundamento ou essência, vemos que a essência da sabedoria é depender de Deus e da Palavra para adquiris a sabedoria real.
            O salmista descobriu o valor da sabedoria e se apegou a isto por toda a vida:

Como eu amo a tua lei!
Medito nela o dia inteiro.
Os teus mandamentos me tornam mais sábio que os meus inimigos, porquanto estão sempre comigo.
Tenho mais discernimento que todos os meus mestres, pois medito nos teus testemunhos.
Tenho mais entendimento que os anciãos, pois obedeço aos teus preceitos.
Afasto os pés de todo caminho mau para obedecer à tua palavra.
Não me afasto das tuas ordenanças, pois tu mesmo me ensinas.
Como são doces para o meu paladar as tuas palavras!
Mais do que o mel para a minha boca!

A tua palavra é lâmpada que ilumina os meus passos e luz que clareia o meu caminho.

            Em todo o livro de Provérbios, encontraremos maravilhosas citações sobre a sabedoria como sendo a base para a vida e nos traz o convite do próprio Deus, que promete se revelar a nós através da sabedoria inspirada por Ele.

O temor do Senhor é o princípio do conhecimento, mas os insensatos desprezam a sabedoria e a disciplina.

A sabedoria clama em voz alta nas ruas, ergue a voz nas praças públicas; nas esquinas das ruas barulhentas ela clama, nas portas da cidade faz o seu discurso:
"Até quando vocês, inexperientes, irão contentar-se com a sua inexperiência? Vocês, zombadores, até quando terão prazer na zombaria? E vocês, tolos, até quando desprezarão o conhecimento?
Se acatarem a minha repreensão, eu lhes darei um espírito de sabedoria e lhes revelarei os meus pensamentos.

            Se compararmos o texto de Provérbios com a profecia de Isaías sobre o Messias, teremos a maravilhosa confirmação de que o Espírito de Sabedoria de que Salomão fala é o Espírito Santo:

Um ramo surgirá do tronco de Jessé, e das suas raízes brotará um renovo.
O Espírito do Senhor repousará sobre ele, o Espírito que dá sabedoria e entendimento, o Espírito que traz conselho e poder, o Espírito que dá conhecimento e temor do Senhor.

            Na Carta aos Romanos, o Apóstolo Paulo escreve um dos momentos mais belos do Novo Testamento, quando expressa seu louvor ao Espírito Santo e Sua sabedoria:

Ó profundidade da riqueza da sabedoria e do conhecimento de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e inescrutáveis os seus caminhos!
"Quem conheceu a mente do Senhor? Ou quem foi seu conselheiro? "
"Quem primeiro lhe deu, para que ele o recompense? "
Pois dele, por ele e para ele são todas as coisas.
A ele seja a glória para sempre! Amém.

            É também o Apóstolo Paulo quem nos traz a revelação de que a sabedoria de Deus é revelada ao mundo, inclusive ao mundo espiritual, pela Igreja de Cristo, pois o Senhor se revela ao seu povo através da Graça que opera pela fé:

Embora eu seja o menor dos menores dentre todos os santos, foi-me concedida esta graça de anunciar aos gentios as insondáveis riquezas de Cristo e esclarecer a todos a administração deste mistério que, durante as épocas passadas, foi mantido oculto em Deus, que criou todas as coisas.
A intenção dessa graça era que agora, mediante a igreja, a multiforme sabedoria de Deus se tornasse conhecida dos poderes e autoridades nas regiões celestiais, de acordo com o seu eterno plano que ele realizou em Cristo Jesus, nosso Senhor, por intermédio de quem temos livre acesso a Deus em confiança, pela fé nele.
Que grande privilégio e também, principalmente, que grande responsabilidade!

            A sabedoria de Deus se revela através do plano da salvação, que para o mundo é loucura, mas para aqueles que abrem o coração para a fé e a graça, é o poder de Deus.

Pois a mensagem da cruz é loucura para os que estão perecendo, mas para nós, que estamos sendo salvos, é o poder de Deus.
Pois está escrito: "Destruirei a sabedoria dos sábios e rejeitarei a inteligência dos inteligentes". Onde está o sábio? Onde está o erudito? Onde está o questionador desta era? Acaso não tornou Deus louca a sabedoria deste mundo?
Visto que, na sabedoria de Deus, o mundo não o conheceu por meio da sabedoria humana, agradou a Deus salvar aqueles que creem por meio da loucura da pregação.

            Esta é a verdadeira diferença entre a sabedoria humana e a sabedoria que vem do alto. A sabedoria de Deus traz salvação e a sabedoria humana traz trevas, pois afasta o homem de seu criador.

Quem é sábio e tem entendimento entre vocês? Que o demonstre por seu bom procedimento, mediante obras praticadas com a humildade que provém da sabedoria.
Contudo, se vocês abrigam no coração inveja amarga e ambição egoísta, não se gloriem disso, nem neguem a verdade.
Esse tipo de "sabedoria" não vem do céu, mas é terrena, não é espiritual e é demoníaca. Pois onde há inveja e ambição egoísta, aí há confusão e toda espécie de males.
Mas a sabedoria que vem do alto é antes de tudo pura; depois, pacífica, amável, compreensiva, cheia de misericórdia e de bons frutos, imparcial e sincera.
O fruto da justiça semeia-se em paz para os pacificadores.




O temor do Senhor é o princípio da sabedoria,
e o conhecimento do Santo é entendimento.





A nossa oração de intercessão pelo povo de Deus,
nestes tempos de apostasia,
deve ser esta:


A palavra de Cristo habite em vós abundantemente, em toda a sabedoria, ensinando-vos e admoestando-vos uns aos outros, com salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando ao Senhor com graça em vosso coração.






Portanto, pode também salvar perfeitamente os que por ele se chegam a Deus,
vivendo sempre para interceder por eles.


Jesus é o intercessor perfeito e nós somos privilegiados
por poder participar da intercessão com Ele.



Marcelo Tristão de Souza
Guamaré/RN



Compartilhando O amor de Deus
#Intercedendo por Amor




Blogger

Google+

Facebook

Email


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui ...

Comentários