01 outubro 2017

180°

180°




Quem esconde os seus pecados não prospera, mas quem os confessa e os abandona encontra misericórdia.
Provérbios 28:13


                A mensagem do evangelho consiste primordialmente no arrependimento. Não em se lamentar pelos erros passados e sim, se arrepender profundamente de tudo o que nos afasta de Deus. É dar uma guinada de 180° e tomar um novo rumo, em direção à Deus.
            Deus está sempre pronto para nos receber e ter comunhão conosco, mas o problema está em nós:


Vejam! O braço do Senhor não está tão curto que não possa salvar, e o seu ouvido tão surdo que não possa ouvir.
Mas as suas maldades separaram vocês do seu Deus; os seus pecados esconderam de vocês o rosto dele, e por isso ele não os ouvirá.

                O arrependimento é a única forma de mudar o rumo das coisas e viver a vida nova que o evangelho anuncia. Somente quando há uma decisão real, vinda do fundo do coração e dominando todo o ser, a mudança verdadeira acontece. Mas muitas pessoas acabam vivendo como simples pião, rodando em 360° continuamente, feito um loop.




            A falta de sinceridade evita que o arrependimento se aprofunde e gere mudança, levando a pessoa sempre de volta ao caminho errado. Por mais que tende mudar de direção, parece que os esforços são inúteis, vivendo sempre num eterno loop, dando voltas, iniciando com 90°, depois 180°, mas logo vai aos 270° e enfim 360°.

          




  O Apóstolo Paulo trata deste assunto na carta aos Romanos, no capítulo 8. Vale a pena parar um pouco esta leitura e ler o capítulo inteiro, talvez começando pelo 7  e indo até o fim do 8. Vamos ver aqui alguns versos:

Que diremos então? Continuaremos pecando para que a graça aumente?
De maneira nenhuma! Nós, os que morremos para o pecado, como podemos continuar vivendo nele?
Da mesma forma, considerem-se mortos para o pecado, mas vivos para Deus em Cristo Jesus.
 Mas agora que vocês foram libertados do pecado e se tornaram escravos de Deus, o fruto que colhem leva à santidade, e o seu fim é a vida eterna.
Romanos 6:22
Mas o pecado, aproveitando a oportunidade dada pelo mandamento, produziu em mim todo tipo de desejo cobiçoso. Pois, sem a lei, o pecado está morto.
Miserável homem eu que sou! Quem me libertará do corpo sujeito a esta morte?
Graças a Deus por Jesus Cristo, nosso Senhor! De modo que, com a mente, eu próprio sou escravo da lei de Deus; mas, com a carne, da lei do pecado.

            Nestes dois capítulos, vemos mais claramente a luta entre o velho e o novo homem, a Lei e a Graça, o pecado e a liberdade, o ego e o Cristo Vivo.

Miserável homem eu que sou! Quem me libertará do corpo sujeito a esta morte?

            Somente quando o homem reconhece sua própria incapacidade de vencer e dá lugar ao Espírito de Deus é que começa a ver resultado, pois somente o Espírito Santo pode nos ajudar nesta batalha tão difícil.

Quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo.
Do pecado, porque os homens não crêem em mim;
da justiça, porque vou para o Pai, e vocês não me verão mais; e do juízo, porque o príncipe deste mundo já está condenado.
Esta é a palavra do Senhor para Zorobabel: ‘Não por força nem por violência, mas pelo meu Espírito’, diz o Senhor dos Exércitos.
Zacarias 4:6

            No início do sermão do monte, Jesus declara isto nas chamadas “Bem-Aventuranças”:


Bem-aventurados os pobres em espírito, pois deles é o Reino dos céus.

            Os pobres de espírito que o Senhor cita neste verso são exatamente aqueles que desistiram de lutar sozinhos e se renderam ao poder do Espírito. Do contrário, que vantagem haveria em ser pobre de espírito, se não houvesse nisto um paradoxo?
            Após todo o texto sobre o Reino de Deus, nos capítulos 5 a 7 de Mateus, o primeiro milagre realizado por Jesus nos traz uma revelação intrigante:

Quando ele desceu do monte, grandes multidões o seguiram.
Um leproso, aproximando-se, adorou-o de joelhos e disse: "Senhor, se quiseres, podes purificar-me! "
Jesus estendeu a mão, tocou nele e disse: "Quero. Seja purificado! " Imediatamente ele foi purificado da lepra.
Em seguida Jesus lhe disse: "Olhe, não conte isso a ninguém. Mas vá mostrar-se ao sacerdote e apresente a oferta que Moisés ordenou, para que sirva de testemunho".

            Qual seria e tal oferta que Moisés ordenou? Na primeira vez que li este texto, como qualquer “curioso” em conhecer mais da palavra de Deus, fui correndo pesquisar sobre esta oferta e encontrei o texto em Levítico. Não incluirei o texto na íntegra por ser muito longo, mas sugiro que leiam todo o capítulo 14, para que entenda não apenas a oferta, mas a figura do pecado representado na lepra.

Disse também o Senhor a Moisés:
"Esta é a regulamentação acerca da purificação de um leproso: ele será levado ao sacerdote, que sairá do acampamento e o examinará. Se a pessoa foi curada da lepra, o sacerdote ordenará que duas aves puras, vivas, um pedaço de madeira de cedro, um pano vermelho e um ramo de hissopo sejam trazidos em favor daquele que será purificado.
Então o sacerdote ordenará que uma das aves seja morta numa vasilha de barro com água da fonte.
Então pegará a ave viva e a molhará, juntamente com o pedaço de madeira de cedro, com o pano vermelho e com o ramo de hissopo, no sangue da ave morta em água corrente.
Sete vezes ele aspergirá aquele que está sendo purificado da lepra e o declarará puro. Depois soltará a ave viva em campo aberto.

                Para quem gosta de estudar figuras do VT que se cumprem no NT, este texto é um verdadeiro playground.
            Ave pura é figura do Espírito, o pedaço de cedro, da Cruz, o pano vermelho, simboliza o pecado, e a água da fonte é figura da Palavra de Deus.

Que maravilhosa figuração da salvação que o Senhor nos aponta logo após o sermão do monte!


            Todo o ritual realizado em Levítico estava sendo substituído pela fé em Cristo e seu sacrifício definitivo. Tudo o que precisamos para sermos purificados da lepra é crer em Deus e no seu Cristo.

Pois vocês sabem que não foi por meio de coisas perecíveis como prata ou ouro que vocês foram redimidos da sua maneira vazia de viver que lhes foi transmitida por seus antepassados, mas pelo precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro sem mancha e sem defeito, conhecido antes da criação do mundo, revelado nestes últimos tempos em favor de vocês.
 Se, porém, andamos na luz, como ele está na luz, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado.
1João 1:7


A revelação da purificação pelo sacrifício de Cristo é a boa nova da Cruz e pode ser bem entendida por este maravilhoso texto em Hebreus:

O Espírito Santo também nos testifica a este respeito. Primeiro ele diz:
"Esta é a aliança que farei com eles, depois daqueles dias, diz o Senhor.
Porei as minhas leis em seus corações e as escreverei em suas mentes"; e acrescenta:
"Dos seus pecados e iniqüidades não me lembrarei mais".
Onde essas coisas foram perdoadas, não há mais necessidade de sacrifício pelo pecado.
Portanto, irmãos, temos plena confiança para entrar no Santo dos Santos pelo sangue de Jesus, por um novo e vivo caminho que ele nos abriu por meio do véu, isto é, do seu corpo.



INTERCESSÃO


É TEMPO DE CLAMAR A DEUS PARA QUE O ESPÍRITO SANTO ATUE EM CADA CORAÇÃO, CONVENCENDO OS HOMENS DE QUE SOMOS INCAPAZES DE VENCER SOZINHOS, MAS TEMOS UM AJUDADOR QUE ESTÁ CONOSCO EM TODO O TEMPO, NOS APONTANDO A CRUZ E AJUDANDO PARA QUE A MUDANÇA DE RUMO PERMANEÇA REALMENTE NOS 180°.




Portanto, pode também salvar perfeitamente os que por ele se chegam a Deus,
vivendo sempre para interceder por eles.

Jesus é o intercessor perfeito e nós somos privilegiados
por poder participar com Ele.



Blogger

Google+

Facebook

Compartilhando O amor de Deus
Compartilhando O amor de Deus
#Intercedendo por Amor
#Graça
#Oração
#Intercessão


Ofertas serão sempre bem-vindas:

Caixa Econômica Federal
Agência - 0761
Poupança - 013 
Conta - 46.509-7
Marcelo Tristão de Souza


Fiz uma rápida inspeção e imediatamente disse aos nobres, aos oficiais e ao restante do povo: "Não tenham medo deles. Lembrem-se de que o Senhor é grande e temível, e lutem por seus irmãos, por seus filhos e por suas filhas, por suas mulheres e por suas casas". 
Neemias 4:14






Ofertas serão sempre bem-vindas: Caixa Econômica Federal Agência - 0761 Poupança - 013 Conta - 46.509-7 Marcelo Tristão de Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui ...

Comentários