05 outubro 2017

A Festa dos Tabernáculos e a Igreja

A Festa dos Tabernáculos e a Igreja





A Festa dos Tabernáculos ou Sucot neste ano 2017 é celebrada a partir do início da noite de quarta-feira 4 de outubro até o início da noite de quarta-feira 11 de outubro.
Inicialmente celebrada como festa das colheitas, esta festa nos traz uma maravilhosa figura de Cristo e sua Igreja.
Nestes dias turbulentos em que vivemos, é muito importante darmos atenção a esta profecia vinda do próprio Deus e intercedermos para que a Igreja realmente consiga entender e vivenciar tudo o que o Senhor espera.
A festa foi ordenada por Deus como um memorial sobre os 40 anos de peregrinação no deserto. Não entrarei em detalhes sobre Sucot, pois há muitos bons textos sobre este assunto e o objetivo desta reflexão é a intercessão e não estudos teológicos.
Vamos focar na figuração sobre Jesus e a Igreja, encontrada no Tabernáculo e nas cabanas.
O próprio Senhor afirmou ser Ele próprio o Tabernáculo, pois a tradição judaica, para ajudar na apresentação didática, se referia à divisão do tabernáculo como sendo: Os átrios externos chamavam de O Caminho, o Lugar Santo era chamado de A Verdade e o Lugar Santíssimo era chamado de A Vida:

Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.
João 14:6



            Esta é a primeira parte da figura, mostrando o Senhor Jesus como o Tabernáculo, ou seja, o testemunho vivo de Deus entre os homens.
            A segunda parte desta figura se refere à Igreja como sendo as cabanas dispostas em torno do tabernáculo.
            O Apóstolo Pedro se referiu ao corpo como sendo um Tabernáculo:

Considero importante, enquanto estiver no tabernáculo deste corpo, despertar a memória de vocês, porque sei que em breve deixarei este tabernáculo, como o nosso Senhor Jesus Cristo já me revelou.
               
            Uma importante profecia sobre a Igreja revela que temos em nós as tábuas da Lei, da mesma forma que o Tabernáculo de Moisés:

"Estão chegando os dias", declara o Senhor, "quando farei uma nova aliança com a comunidade de Israel e com a comunidade de Judá".
"Não será como a aliança que fiz com os seus antepassados quando os tomei pela mão para tirá-los do Egito; porque quebraram a minha aliança, apesar de eu ser o Senhor deles", diz o Senhor.
"Esta é a aliança que farei com a comunidade de Israel depois daqueles dias", declara o Senhor: "Porei a minha lei no íntimo deles e a escreverei nos seus corações. Serei o Deus deles, e eles serão o meu povo.

            Mesmo que o Israel terreno ainda venha a vivenciar esta profecia, ela se cumpriu quando Jesus enviou o Espírito Santo como um selo para cada Cristão.
            Aliás, o termo Cristão faz parte da figura, pois significa Pequeno Cristo. Se o Cristo é figurado no Tabernáculo, nós, os pequenos Cristos, somos figurados nas cabanas, tendo o testemunho gravado em nosso Lugar Santíssimo, onde o Espírito de Deus faz morada.

Acaso não sabem que o corpo de vocês é santuário do Espírito Santo que habita em vocês, que lhes foi dado por Deus, e que vocês não são de si mesmos?

Assim sendo, temos esta linda figuração:
Jesus é o centro e todos os cristãos do mundo inteiro
são as cabanas que rodeiam ao Senhor.
           
            Na prática, esta figuração deve nos lembrar que o Senhor espera de nós:

            1 – Santidade:
Mas, assim como é santo aquele que os chamou, sejam santos vocês também em tudo o que fizerem, pois está escrito: "Sejam santos, porque eu sou santo".
                2 – Unidade:
"Minha oração não é apenas por eles. Rogo também por aqueles que crerão em mim, por meio da mensagem deles, para que todos sejam um, Pai, como tu estás em mim e eu em ti. Que eles também estejam em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste.
Dei-lhes a glória que me deste, para que eles sejam um, assim como nós somos um: eu neles e tu em mim. Que eles sejam levados à plena unidade, para que o mundo saiba que tu me enviaste, e os amaste como igualmente me amaste.
            3 – Humildade:
Pois pela graça que me foi dada digo a todos vocês: ninguém tenha de si mesmo um conceito mais elevado do que deve ter; mas, pelo contrário, tenha um conceito equilibrado, de acordo com a medida da fé que Deus lhe concedeu.
            4 – Amor:
"Mestre, qual é o maior mandamento da Lei? "
Respondeu Jesus: " ‘Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento’.
Este é o primeiro e maior mandamento.
E o segundo é semelhante a ele: ‘Ame o seu próximo como a si mesmo’.
Destes dois mandamentos dependem toda a Lei e os Profetas".
Amados, não lhes escrevo um mandamento novo, mas um mandamento antigo, que vocês têm desde o princípio: a mensagem que ouviram.
No entanto, eu lhes escrevo um mandamento novo, o qual é verdadeiro nele e em vocês, pois as trevas estão se dissipando e já brilha a verdadeira luz.
Quem afirma estar na luz, mas odeia seu irmão, continua nas trevas.
Quem ama seu irmão permanece na luz, e nele não há causa de tropeço.
Mas quem odeia seu irmão está nas trevas e anda nas trevas; não sabe para onde vai, porque as trevas o cegaram.



INTERCESSÃO

Durante este período em que é celebrada a Festa dos Tabernáculos, vamos interceder pela Igreja do Cristo vivo, em todos os cantos deste planeta, para que Deus encontre em nós:
Santidade
Unidade
Humildade
Amor


           

Portanto, pode também salvar perfeitamente os que por ele se chegam a Deus,
vivendo sempre para interceder por eles.

Jesus é o intercessor perfeito e nós somos privilegiados
por poder participar com Ele.



Blogger

Google+

Facebook


Compartilhando O amor de Deus
#Intercedendo por Amor
#Graça
#Oração
#Intercessão




Fiz uma rápida inspeção e imediatamente disse aos nobres, aos oficiais e ao restante do povo: "Não tenham medo deles. Lembrem-se de que o Senhor é grande e temível, e lutem por seus irmãos, por seus filhos e por suas filhas, por suas mulheres e por suas casas". 

Neemias 4:14

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui ...

Comentários