22 outubro 2017

Batalha Espiritual - 02 - Bons Frutos

BATALHA ESPIRITUAL - 02
  

  
BONS FRUTOS


            Uma das principais figuras de nossa maturidade espiritual é a frutificação. Em toda a Bíblia encontramos textos que falam sobre isto.
           
a - Começando pelo livro de princípios, ou Gênesis, vemos a profecia da criação dos frutos:

Então disse Deus: "Cubra-se a terra de vegetação: plantas que deem sementes e árvores cujos frutos produzam sementes de acordo com as suas espécies". E assim foi.
A terra fez brotar a vegetação: plantas que dão sementes de acordo com as suas espécies, e árvores cujos frutos produzem sementes de acordo com as suas espécies. E Deus viu que ficou bom.

            Em Gênesis, não temos simplesmente a narração de como tudo começou, mas, na verdade, são narrações proféticas sobre todo o desenrolar do plano de Deus para a redenção da humanidade. Vejamos o significado do termo Gênesis:

Gênesis vem dgrego e significa "origem", "nascimento", "criação", "princípio" 

            Teologicamente, o termo significa princípios ou origem:

Princípio (do latim principiu) significa o início, fundamento ou essência de algum fenômeno. Também pode ser definido como a causa primária, o momento, o local ou trecho em que algo, uma ação ou um conhecimento tem origem.

         b – Bons frutos e frutos ruins:

Semelhantemente, toda árvore boa dá frutos bons, mas a árvore ruim dá frutos ruins.
A árvore boa não pode dar frutos ruins, nem a árvore ruim pode dar frutos bons.
Toda árvore que não produz bons frutos é cortada e lançada ao fogo.

A visão profética está no fato de produzirem sementes de acordo com suas espécies. Um bom fruto é aquele que serve como alimento e a boa árvore é a que produz bons frutos.
            Consequentemente, há as árvores que não produzem frutos para alimento e são consideradas ruins ou inferiores, sendo cortadas e usada sua madeira para lenha ou outros fins.
            Da mesma forma, quando somos comparados com árvores que dão fruto, também há os bons e maus frutos.

         c – Israel deveria ser a árvore boa, mas falhou:

Israel era como videira viçosa; cobria-se de frutos. Quanto mais produzia, mais altares construía; Quanto mais sua terra prosperava, mais enfeitava suas colunas sagradas.

                O livro de Oséias nos fala do coração enganoso do povo de Deus, que seria punido por seus atos de rebeldia e prostituição.
Isaías nos diz que Deus plantou Israel como uma videira boa, mas que acabou produzindo uvas ruins:

Cantarei para o meu amigo o seu cântico a respeito de sua vinha: Meu amigo tinha uma vinha na encosta de uma fértil colina.
Ele cavou a terra, tirou as pedras e plantou as melhores videiras. Construiu uma torre de sentinela e também fez um tanque de prensar uvas. Ele esperava que desse uvas boas, mas só deu uvas azedas.
"Agora, habitantes de Jerusalém e homens de Judá, julguem entre mim e a minha vinha.
Que mais se poderia fazer por ela que eu não tenha feito? Então, por que só produziu uvas azedas, quando eu esperava uvas boas?

         d – A Igreja profetizada como a boa árvore:

Naquele dia, o Senhor com sua espada severa, longa e forte, castigará o Leviatã, serpente veloz, o Leviatã, serpente tortuosa; matará no mar a serpente aquática.
Naquele dia, cantem sobre a vinha frutífera:
"Eu, o Senhor, sou o seu vigia, rego-a constantemente e a protejo dia e noite para impedir que lhe façam dano.
Não estou irado. Se espinheiros e roseiras bravas me enfrentassem, eu marcharia contra eles em combate e poria fogo neles todos.
Se não, que venham buscar refúgio em mim; que façam as pazes comigo. Sim, que façam as pazes comigo".
Nos dias vindouros Jacó lançará raízes, Israel terá botões e flores e encherá o mundo de frutos.

                Até que chegue o dia da restauração de Israel, a Igreja cumpre na terra tudo o que era esperado da descendência física de Abraão.
            A promessa de Deus incluía a descendência física, como areia da praia e a descendência espiritual, como estrelas no céu.
             A primeira parte da promessa teve início em Isaque e a segunda, em Cristo, que é a estrela da manhã, que antecede todas as outras, que são figura da Igreja.
            A profecia de Isaías fala diretamente sobre a participação efetiva de Deus na Batalha Espiritual que é travada constantemente entre a luz e as trevas, no mundo espiritual e entre a carne e o espírito, no mundo natural.
           
         e – A Igreja vencedora:

Israel foi vencido pelas trevas e deu lugar à carne, estando morto em espírito. Isto foi obra do diabo e é também o plano das trevas contra a Igreja, mas temos promessas de vitória em diversas promessas em toda a Escritura. Veja as palavras do próprio Senhor Jesus:

"E vocês? ", perguntou ele. "Quem vocês dizem que eu sou? "
Simão Pedro respondeu: "Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo".
Respondeu Jesus: "Feliz é você, Simão, filho de Jonas! Porque isto não lhe foi revelado por carne ou sangue, mas por meu Pai que está nos céus.
E eu lhe digo que você é Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do Hades não poderão vencê-la.

         f – A batalha do dia a dia:

            Apesar de todas as promessas de vitória, enfrentamos a Batalha Espiritual diariamente, sem trégua, piedade ou compaixão. O diabo não mede esforços para destruir os planos de Deus e Deus não mede esforços para nos ajudar.

Contudo foi da vontade do Senhor esmagá-lo e fazê-lo sofrer, e, embora o Senhor faça da vida dele uma oferta pela culpa, ele verá sua prole e prolongará seus dias, e a vontade do Senhor prosperará em sua mão.
Depois do sofrimento de sua alma, ele verá a luz e ficará satisfeito; pelo seu conhecimento meu servo justo justificará a muitos, e levará a iniquidade deles.

            A Igreja é a prole citada na profecia da cruz. Somos os muitos que receberam a justificação pelo conhecimento do Senhor.
           
         g – A Igreja enxertada em Cristo:

"Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor.
Todo ramo que, estando em mim, não dá fruto, ele corta; e todo que dá fruto ele poda, para que dê mais fruto ainda.
Vocês já estão limpos, pela palavra que lhes tenho falado.
Permaneçam em mim, e eu permanecerei em vocês. Nenhum ramo pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira. Vocês também não podem dar fruto, se não permanecerem em mim.
"Eu sou a videira; vocês são os ramos. Se alguém permanecer em mim e eu nele, esse dá muito fruto; pois sem mim vocês não podem fazer coisa alguma.

                Israel falhou como videira de Deus, mas nós não falharemos, se mantivermos a fé e a comunhão com o Senhor.
            Embora enfrentemos os ataques do diabo, temos a promessa de dar bons frutos, se permanecermos em Cristo.
            Esta é a garantia de sucesso na batalha e também é o alvo constante do diabo e seus seres sombrios.
            Tudo o que o diabo faz tem o objetivo de nos afastar de Cristo e destruir nosso desenvolvimento, fazendo que não possamos produzir bons frutos, mas Jesus nos garante a vitória:

O ladrão vem apenas para furtar, matar e destruir;
eu vim para que tenham vida,







Portanto, pode também salvar perfeitamente os que por ele se chegam a Deus,
vivendo sempre para interceder por eles.

Jesus é o intercessor perfeito e nós somos privilegiados
por poder participar com Ele.




Blogger

Google+

Facebook

Compartilhando O amor de Deus
#Intercedendo por Amor
#Graça
#Oração
#Intercessão




Fiz uma rápida inspeção e imediatamente disse aos nobres, aos oficiais e ao restante do povo: "Não tenham medo deles. Lembrem-se de que o Senhor é grande e temível, e lutem por seus irmãos, por seus filhos e por suas filhas, por suas mulheres e por suas casas". 

Neemias 4:14

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui ...

Comentários