03 julho 2018

Santidade – 06




DEDICAÇÃO

Por isso dediquem-se com zelo a amar o Senhor, o seu Deus.


            Muitos estudiosos do comportamento humano estão perplexos com a geração atual. Se procurar na internet ou nos livros recentes sobre o assunto, encontrará a maioria dos escritores compartilhando a mesma preocupação com a apatia e descaso com que as pessoas tratam umas as outras e mesmo assuntos de relevância para suas próprias vidas.
            Augusto Cury acredita que o problema seja causado pelo excesso de informação com que as pessoas são submetidas constantemente, causando ansiedade e isolamento social, apesar de estarmos aparentemente conectados uns aos outros na grande teia da Internet.
            Alguns escritores do século XX criaram os termos “Geração X, Y e Z” ou “Geração Blasé” para constatar os mesmos sintomas apontados por Cury. Para compreender o que estes escritores estão vendo como problema contemporâneo, apesar de ter sido diagnosticado e profetizado por Jesus a dois mil anos atrás, vamos ver o que significa o termo “Blasé”:

O que é Blasé:
Blasé (ou blasée, na sua forma feminina) é um adjetivo do idioma francês, que classifica a atitude de uma pessoa cética, apática ou indiferente.

            No início de seu ministério, o Mestre dos mestres apontou para a geração daqueles dias e diagnosticou a mesma situação:

"A que posso, pois, comparar os homens desta geração? ", prosseguiu Jesus. "Com que se parecem?
São como crianças que ficam sentadas na praça e gritam umas às outras: ‘Nós lhes tocamos flauta, mas vocês não dançaram; cantamos um lamento, mas vocês não choraram’.

            O diferencial do diagnóstico de Jesus é que abrange as pessoas em geral, enquanto a maioria dos analistas comportamentais da atualidade só veem este problema nos jovens, principalmente os educadores, que convivem diariamente com a apatia da geração atual, viciada em interações virtuais.
            Se o problema fosse somente entre os jovens ou então somente originados pelas interações virtuais, que são características da chamada geração Z, creio que dificilmente atingiria as Igrejas mais tradicionais, onde jovens e adultos são acompanhados com maior rigidez e desencorajados quanto ao convívio excessivo com estas tecnologias.
            A solução é apresentada na Palavra de Deus de diversas maneiras, mas em resumo temos a seguinte afirmação de Paulo:

Portanto, meus amados irmãos, mantenham-se firmes, e que nada os abale. Sejam sempre dedicados à obra do Senhor, pois vocês sabem que, no Senhor, o trabalho de vocês não será inútil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui ...

Comentários