16 julho 2018

Frutos - Amor




Irmãos, vocês foram chamados para a liberdade. Mas não usem a liberdade para dar ocasião à vontade da carne; pelo contrário, sirvam uns aos outros mediante o amor.
Gálatas 5:13


            O Apóstolo Paulo, antes de listar os frutos do Espírito, apresentou uma assustadora relação de obras da carne. São nove frutos do Espírito e aparentemente quinze obras da carne. Digo aparentemente pois no final da lista, Paulo diz: e coisas semelhantes, deixando o restante para a nossa imaginação ou experiências, quem sabe ...
            Na verdade, a extensão da listagem de obras da carne não importa, pois o primeiro fruto listado já é suficiente para ofuscar todo o mal. O AMOR.
Mas, sobretudo, tende ardente amor uns para com os outros; porque o amor cobrirá a multidão de pecados.

            No mesmo capítulo onde fala das obras da carne e dos frutos do Espírito, além do verso 13, vemos o amor inserido em outros versos:

Porque em Cristo Jesus nem circuncisão nem incircuncisão têm efeito algum, mas sim a fé que atua pelo amor.

            O contexto dos versos 1 até 16 é chamado de “A liberdade em Cristo”, enquanto o restante do capítulo é chamado de “Vida pelo Espírito”. Podemos afirmar que o Apóstolo citou o amor nos versos 6, 13 e 14, para deixar claro que a liberdade só pode ser alcançada, iniciando tal caminhada pelo fruto AMOR.
            Na carta aos Romanos, Paulo declara que o amor é o cumprimento da própria Lei, que trazia o centro da discussão da carta aos Gálatas:

Não devam nada a ninguém, a não ser o amor de uns pelos outros, pois aquele que ama seu próximo tem cumprido a lei.
Pois estes mandamentos: "Não adulterarás", "não matarás", "não furtarás", "não cobiçarás", e qualquer outro mandamento, todos se resumem neste preceito: "Ame o seu próximo como a si mesmo".
O amor não pratica o mal contra o próximo. Portanto, o amor é o cumprimento da lei.

            Em Gálatas também vemos esta afirmação como resposta final à controvérsia que originou a carta:

Toda a lei se resume num só mandamento:
"Ame o seu próximo como a si mesmo".
Gálatas 5:14
           
               




Marcelo Tristão de Souza


Links para as outras mensagens deste tema:

Comentários