30 julho 2018

Frutos - Paciência


Frutos - Paciência


O Senhor é misericordioso e compassivo, paciente e transbordante de amor.




            Chegamos ao quarto fruto que o Espírito Santo produz na vida daqueles que buscam ao Senhor enquanto podem encontra-lo. Paciência ou longanimidade está quase ao centro de uma lista de nove frutos, sendo como um fim de ciclo onde um item está intimamente ligado ao surgimento do seguinte.
            Amor, alegria e paz geraram a paciência ou longanimidade, que gerará o fruto seguinte e contribuirá intensamente para sustentá-lo.
            Assim como em outras áreas de nossa vida, onde os ciclos são imprescindíveis para o crescimento e desenvolvimento saudável, com os frutos não pode ser diferente. Cada fruto nos capacita para produzir o fruto seguinte, mas também nos auxilia na tarefa de sustentar os frutos, continuar produzindo e tornar estes frutos úteis para Deus, para os outros e para nós mesmos.
            O princípio bíblico sobre os frutos deve ser sempre lembrado:

Então disse Deus: "Cubra-se a terra de vegetação: plantas que deem sementes e árvores cujos frutos produzam sementes de acordo com as suas espécies". E assim foi.

            Este princípio é confirmado em nossas vidas em muitas passagens bíblicas. Vamos ver agora o que Deus nos diz através do profeta Isaías:

É grande o meu prazer no Senhor! Regozija-se a minha alma em meu Deus! Pois ele me vestiu com as vestes da salvação e sobre mim pôs o manto da justiça, qual noivo que adorna a cabeça como um sacerdote, qual noiva que se enfeita com joias.
Porque, assim como a terra faz brotar a planta e o jardim faz germinar a semente, assim o Soberano Senhor fará nascer a justiça e o louvor diante de todas as nações.

            Esta afirmação se refere ao Senhor, mas também a nós, que somos cristãos, ou seja, pequenos Cristos. Como Igreja, somos o Jardim de Deus e a terra boa, que produz plantas saudáveis com bons frutos. O segredo para viver esta realidade está no início do verso 10: É grande o meu prazer no Senhor!

            Se o ponto chave é ter prazer no Senhor, ou seja, ter um relacionamento estreito de amizade e grande confiança, vemos que a paciência é de extrema importância para que este prazer seja sincero, sem sombras de dúvidas.
           
Veja o que o Dicionário Aurélio nos diz sobre a paciência:
Capacidade de tolerar contrariedades, dissabores, infelicidades. 
Sossego com que se espera uma coisa desejada. - Perseverança.
           
E o que Paulo tem a dizer?
Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo,
por meio de quem obtivemos acesso pela fé a esta graça na qual agora estamos firmes; e nos gloriamos na esperança da glória de Deus.
Não só isso, mas também nos gloriamos nas tribulações, porque sabemos que a tribulação produz perseverança; a perseverança, um caráter aprovado; e o caráter aprovado, esperança.
Romanos 5:1-4







Marcelo Tristão de Souza


Links para as outras mensagens deste tema:

Domínio Próprio

Comentários