Quando ele
desceu do monte, grandes multidões o seguiram.
Um leproso,
aproximando-se, adorou-o de joelhos e disse:
"Senhor,
se quiseres, podes purificar-me! "
Jesus estendeu
a mão, tocou nele e disse: "Quero. Seja purificado!
Imediatamente
ele foi purificado da lepra.
Em seguida
Jesus lhe disse: "Olhe, não conte isso a ninguém. Mas vá mostrar-se ao
sacerdote e apresente a oferta que Moisés ordenou, para que sirva de
testemunho".
Este
grande milagre poderia ser mais um entre os inúmeros realizados pelo Senhor
Jesus durante sua peregrinação neste mundo, mas há duas particularidades que o destacam
como um dos mais didáticos:
a)
Quando
ele desceu do monte:
A realização deste milagre foi logo após a ministração do sermão
que traz as características primordiais do Reino de Deus. Poderíamos até dizer
que os capítulos 5 a 7 do livro de Mateus nos dão a carta magna do Reino.
A mensagem do chamado “sermão da montanha” é poderosa para
purificar o pecador e leva-lo pelo caminho da santidade, e o milagre ocorrido
logo após esta mensagem é a prova de que Deus estava entre os homens, dando
vida à pregação e trazendo os céus à terra.
b) Mas vá mostrar-se ao sacerdote e apresente a oferta que
Moisés ordenou, para que sirva de testemunho:
Esta ordem que o Senhor deu ao homem curado nos leva diretamente a
uma figura de extrema importância do Velho
Testamento que se cumpriu no Novo, perante os olhos de muita gente.
A lepra é uma figura do pecado e o milagre foi usado pelo Mestre
dos mestres para nos dar uma das maiores chaves de interpretação dos mistérios
da Palavra de Deus.
A oferta que Moisés ordenou faz parte da Lei acerca da lepra,
apresentada em Levítico, fazendo a correlação perfeita entre a Lei e a Graça, a
lepra e o pecado, o físico e o espiritual.
Vejamos alguns ensinos importantes da Lei sobre a lepra:
Disse também o
Senhor a Moisés:
"Esta é a
regulamentação acerca da purificação de um leproso: ele será levado ao
sacerdote, que sairá do acampamento e o examinará. Se a pessoa foi curada da
lepra, o sacerdote ordenará que duas aves puras, vivas, um pedaço de madeira de
cedro, um pano vermelho e um ramo de hissopo sejam trazidos em favor daquele
que será purificado.
Então o
sacerdote ordenará que uma das aves seja morta numa vasilha de barro com água
da fonte.
Então pegará a
ave viva e a molhará, juntamente com o pedaço de madeira de cedro, com o pano
vermelho e com o ramo de hissopo, no sangue da ave morta em água corrente.
Sete vezes ele
aspergirá aquele que está sendo purificado da lepra e o declarará puro. Depois
soltará a ave viva em campo aberto.
Estes versos nos trazem algo maravilhoso sobre a salvação e cura
da alma e do corpo.
a) A água da fonte:
O salvador puro, sacrificado em cumprimento da Palavra de Deus.
b) A ave viva, um
pedaço de madeira e o pano vermelho eram molhados no sangue da ave morta e na
água corrente: Salvação pelo poder da fé e da Palavra de Deus.
c) Sete vezes
aspergirá aquele que está sendo curado e soltará a ave viva em campo aberto,
manchada com o sangue e molhada com a água corrente: Cura e libertação.
Para fortalecer o trabalho ministerial de libertação, há uma
segunda parte da lei:
O sacerdote
porá um pouco do sangue da oferta pela culpa na ponta da orelha direita daquele
que será purificado, no polegar da sua mão direita e no polegar do seu pé
direito.
Então o
sacerdote pegará um pouco de óleo da caneca e o derramará na palma da sua
própria mão esquerda, molhará o dedo direito no óleo que está na palma da mão
esquerda, e com o dedo o aspergirá sete vezes perante o Senhor.
O sacerdote
ainda porá um pouco do óleo restante na palma da sua mão, na ponta da orelha
direita daquele que está sendo purificado, no polegar da sua mão direita e no
polegar do seu pé direito, em cima do sangue da oferta pela culpa.
O óleo que
restar na palma da sua mão, o sacerdote derramará sobre a cabeça daquele que
está sendo purificado e fará propiciação por ele perante o Senhor.
Aos olhos naturais, tudo isto
poderia parecer uma cerimônia ritualística, mas os elementos nos mostram que há
muito de espiritualidade por traz de todo o processo exigido na Lei.
A cura e
libertação está presente nas figuras do sangue e do óleo aplicados na orelha,
na mão e no pé daquele que foi curado.
Trazendo para a
era da graça, temos a base doutrinária para nossa Igreja atuar com segurança na
cura e libertação de todos aqueles que o Senhor encaminha até nós.
O pecado
contamina a alma de quatro formas:
A orelha nos diz que há um cativeiro formado por mentiras e engano.
A mão simboliza o cativeiro dos relacionamentos.
O pé fala sobre o cativeiro do destino profético.
A cabeça nos fala do cativeiro da mente.
Todas estas áreas devem ser tratadas com sangue (arrependimento) e
com óleo (vida guiada pelo Espírito Santo)
Estes quatro cativeiros são na verdade um circulo vicioso que
começa com as mentiras e enganos, contamina os relacionamentos com Deus e os
homens, engessa o crescimento espiritual e finalmente aprisiona a mente, lutando
avidamente contra a libertação.
Um exemplo deste
círculo vicioso está logo no primeiro pecado cometido na terra:
A mentira:
Disse a serpente à
mulher: "Certamente não morrerão!
A serpente colocou dúvida na mente de Eva com astúcia, mentindo e
enganando.
Os relacionamentos
Com Deus:
Ouvindo o
homem e sua mulher os passos do Senhor Deus que andava pelo jardim quando
soprava a brisa do dia, esconderam-se da presença do Senhor Deus entre as
árvores do jardim.
Deus caminhava com Adão pelo jardim em comunhão, mas
o engano contaminou o relacionamento e se escondeu do próprio criador.
Com
os próximos:
Disse o
homem: "Foi a mulher que me deste por companheira que me deu do fruto da
árvore, e eu comi".
Após perder a comunhão com Deus, Adão foi desleal
com sua mulher, tentando se eximir da culpa jogando a responsabilidade sobre Eva.
Esta certamente foi a origem da primeira DR da humanidade.
O caminhar:
Então
o Senhor Deus declarou à serpente: "Já que você fez isso, maldita é você
entre todos os rebanhos domésticos e entre todos os animais selvagens! Sobre o
seu ventre você rastejará, e pó comerá todos os dias da sua vida.
Porei
inimizade entre você e a mulher, entre a sua descendência e o descendente dela;
este lhe ferirá a cabeça, e você lhe ferirá o calcanhar".
À
mulher, ele declarou: "Multiplicarei grandemente o seu sofrimento na
gravidez; com sofrimento você dará à luz filhos. Seu desejo será para o seu
marido, e ele a dominará".
E
ao homem declarou: "Visto que você deu ouvidos à sua mulher e comeu do
fruto da árvore da qual eu lhe ordenara que não comesse, maldita é a terra por
sua causa; com sofrimento você se alimentará dela todos os dias da sua vida.
Ela
lhe dará espinhos e ervas daninhas, e você terá que alimentar-se das plantas do
campo.
Com
o suor do seu rosto você comerá o seu pão, até que volte à terra, visto que
dela foi tirado; porque você é pó e ao pó voltará".
Deus proferiu sentenças punitivas para todos os
envolvidos no primeiro pecado e isto mudou totalmente o destino de cada um.
Destino profético é o futuro que Deus planejou para cada um de nós e que pode
ser emperrado pelo cativeiro dos pés, ou seja, nossa caminhada diária com Deus.
A mente:
Passado
algum tempo, Caim trouxe do fruto da terra uma oferta ao Senhor.
Abel,
por sua vez, trouxe as partes gordas das primeiras crias do seu rebanho. O
Senhor aceitou com agrado Abel e sua oferta, mas não aceitou Caim e sua oferta.
Por isso Caim se enfureceu e o seu rosto se transtornou.
O
Senhor disse a Caim: "Por que você está furioso? Por que se transtornou o
seu rosto?
Se
você fizer o bem, não será aceito? Mas se não o fizer, saiba que o pecado o
ameaça à porta; ele deseja conquistá-lo, mas você deve dominá-lo".
Disse,
porém, Caim a seu irmão Abel: "Vamos para o campo". Quando estavam
lá, Caim atacou seu irmão Abel e o matou.
A mentalidade do homem ficou contaminada ao ponto de
uma oferta a Deus se transformar em uma rivalidade mortal entre dois irmãos.
Esta mente contaminada é a meta do Diabo desde o primeiro cativeiro, que foi a
mentira.
Um cativeiro leva ao outro e, por fim, aprisiona o
homem totalmente.
O texto
de Levítico nos mostra que o sangue e o óleo são os elementos que purificam e
quebram estes cativeiros. Sangue simboliza o arrependimento e a fé em Cristo,
enquanto o óleo nos fala sobre o poder libertador do Espírito Santo,
transformando as obras da carne em frutos do Espírito.
Este
ministério deve ser exercido pela Igreja e se chama cura e libertação. Mesmo
que muitas igrejas não aceitem esta tarefa como doutrina, acabam realizando com
outros nomes, mas sempre realizam pois esta é a vontade do Senhor para a
Igreja.
Uma terceira
parte do ministério de cura e libertação revelado pelo Senhor nesta chave de
correlação nos mostra que a ministração deve ir além, abrangendo a casa física
e espiritual:
O Senhor disse
a Moisés e a Arão:
"Quando
vocês entrarem na terra de Canaã, que lhes dou como propriedade, e eu puser
mancha de mofo numa casa, na terra que lhes pertence, o dono da casa irá ao
sacerdote e dirá: ‘Parece-me que há mancha de mofo em minha casa’.
Antes de
examinar o mofo, o sacerdote ordenará que desocupem a casa para que nada que
houver na casa se torne impuro. Depois disso, o sacerdote irá examinar a casa.
Examinará as
manchas nas paredes, e, se elas forem esverdeadas ou avermelhadas e parecerem
mais profundas do que a superfície da parede, o sacerdote sairá da casa e a
deixará fechada por sete dias.
No sétimo dia
voltará para examinar a casa. Se as manchas se houverem espalhado pelas paredes
da casa, ordenará que as pedras contaminadas pelas manchas sejam retiradas e jogadas
num local impuro, fora da cidade.
Fará que a
casa seja raspada por dentro e que o reboco raspado seja jogado num local
impuro, fora da cidade.
Depois
colocarão outras pedras no lugar das primeiras, e rebocarão a casa com barro
novo.
"Se as
manchas tornarem a alastrar-se na casa depois de retiradas as pedras e de
raspada e rebocada a casa, o sacerdote irá examiná-la, e, se as manchas se
espalharam pela casa, é mofo corrosivo; a casa está impura.
Ela terá que
ser demolida: as pedras, as madeiras e todo o reboco da casa; tudo será levado
para um local impuro, fora da cidade.
Nesta parte da
lei, o Senhor fala sobre a casa contaminada, que deve ser purificada e, se não
puder ser limpa, deve então ser demolida.
Com isto,
aprendemos que o ministério de cura e libertação abrange muito mais do que o
pecado pessoal.
As manchas do pecado afetam não apenas a pessoa, mas todos a sua volta são atingidos pelo mal que emana do pecado. A família e pessoas próximas são afetados e precisam passar pelo processo de libertação. Neste caso, através da intercessão, do testemunho e das atitudes de reparação. Se for impossível reparar, assim como as casas onde as manchas eram impossíveis de serem retiradas, deve haver a demolição. Isto indica um recomeço do zero ou um distanciamento total.
As manchas do pecado afetam não apenas a pessoa, mas todos a sua volta são atingidos pelo mal que emana do pecado. A família e pessoas próximas são afetados e precisam passar pelo processo de libertação. Neste caso, através da intercessão, do testemunho e das atitudes de reparação. Se for impossível reparar, assim como as casas onde as manchas eram impossíveis de serem retiradas, deve haver a demolição. Isto indica um recomeço do zero ou um distanciamento total.
O material impuro das casas contaminadas era retirado da cidade.
A cidade é a
Igreja local e as casas impuras são as presenças de seres das trevas que buscam
contaminar os membros do corpo de Cristo.
Como sacerdotes
do Senhor, nossa tarefa é lutar contra esta contaminação, eliminando a presença
do mal entre nós e na cidade onde vivemos:
Busquem a
prosperidade da cidade para a qual eu os deportei e orem ao Senhor em favor
dela,
porque a
prosperidade de vocês depende da prosperidade dela".
Devemos orar e
vigiar por nossa vida e pela vida de todos os irmãos de nossa Igreja local. Mas
além de orar e vigiar, devemos desenvolver o ministério de Intercessão e de
cura e libertação, para que possamos vencer as potestades de toda espécie.
Finalmente, fortaleçam-se no Senhor e no seu forte
poder.
Vistam toda a armadura de Deus, para poderem ficar firmes contra as ciladas do diabo,
pois a nossa luta não é contra pessoas, mas contra os poderes e autoridades, contra os dominadores deste mundo de trevas, contra as forças espirituais do mal nas regiões celestiais.
Efésios 6:10-12
Vistam toda a armadura de Deus, para poderem ficar firmes contra as ciladas do diabo,
pois a nossa luta não é contra pessoas, mas contra os poderes e autoridades, contra os dominadores deste mundo de trevas, contra as forças espirituais do mal nas regiões celestiais.
Efésios 6:10-12
A cura da lepra abre a gaiola, mas é necessário a libertação para que possamos voar.
Marcelo Tristão de Souza