10 setembro 2018

Koinonia - Parte 01 - Introdução





Eles se dedicavam ao ensino dos apóstolos e à comunhão, ao partir do pão e às orações.
Atos 2:42



Koinonia - Significado
 (do grego κοινωνία) significa comunhão.
Este termo é utilizado por muitos cristãos, tendo por significado participação, companheirismo, comunicação, ter em comum, compartilhar e outros sinônimos das palavras anteriores.
Este termo aparece pela primeira vez no Novo Testamento da edição bíblica grega, mais precisamente em Atos 2,42 , e explica a forma da vida cristã e como era compartilhada pelos seguidores em Jerusalém. Identifica o estado idealizado de comunhão e unidade que deve existir dentro da igreja cristã, o Corpo de Cristo.
De acordo com a Bíblia, existem diversas formas de comunhões que caracterizam a vida cristã. São elas:
Koinonia de amizade, Koinonia com os pobres, Koinonia na fé, Koinonia no Espírito, Koinonia com Cristo e Suas obras, Koinonia com Deus. Em suma, Koinonia é o que conecta as criaturas com o Criador e seu amor.

            Iniciamos hoje mais um tema de estudos, onde compartilhamos o que Deus nos dá de sua Palavra e amor. A escolha do tema Koinonia veio do direcionamento dado por Deus nas últimas semanas em nossa igreja. Muito tem se falado em compartilhamento e participação. Conforme o texto de Atos, este companheirismo e participação chamou a atenção de toda a população de Jerusalém e os cristãos caíram na graça do povo.
            O texto que tomaremos como base para o tema será Atos 2:42 e também a revelação que o Senhor deu ao apóstolo Paulo sobre a comunhão na celebração da ceia:

Estou falando a pessoas sensatas; julguem vocês mesmos o que estou dizendo.
Não é verdade que o cálice da bênção que abençoamos é uma participação no sangue de Cristo, e que o pão que partimos é uma participação no corpo de Cristo?
Por haver um único pão, nós, que somos muitos, somos um só corpo, pois todos participamos de um único pão.

Todos participamos de um mesmo pão

            Creio que esta é a vontade de Deus revelada no termo Koinonia. Cristo se ofereceu por todos e espera que vivamos esta realidade na simplicidade do dia a dia.

Depois do sofrimento de sua alma, ele verá a luz e ficará satisfeito; pelo seu conhecimento meu servo justo justificará a muitos, e levará a iniquidade deles.

            Koinonia é fazer a vontade de Deus, vivendo o que Jesus fez por nós no ato de compartilhar a própria vida sem egoísmos ou preconceitos.
            Viver em unidade é um dos grandes propósitos da Igreja, pois para viver o Reino de Deus é necessário estarmos todos submetidos ao governo do Espírito Santo em união:

Dei-lhes a glória que me deste, para que eles sejam um, assim como nós somos um:
eu neles e tu em mim. Que eles sejam levados à plena unidade, para que o mundo saiba que tu me enviaste, e os amaste como igualmente me amaste.

João 17:22,23



Outras partes:

Parte 01 - Introdução
Parte 02 - Restauração
Parte 03 - Mais Próximos
Parte 04 - Culto
Parte 05 - Comunhão com Deus na oração
Parte 06 - Com os irmãos na Oração
Parte Final – Companheirismo com Cristo

Marcelo Tristão de Souza

Comentários