23 abril 2017

COROAI AO REI JESUS





E o Senhor me ordenou:
Tome prata e ouro dos exilados Heldai, Tobias e Jedaías, que chegaram da Babilônia. No mesmo dia vá à casa de Josias, filho de Sofonias. Pegue a prata e o ouro, faça uma coroa, e coloque-a na cabeça do sumo sacerdote Josué, filho de Jeozadaque. Diga-lhe que assim diz o Senhor dos Exércitos: ‘Aqui está o homem cujo nome é Renovo, e ele sairá do seu lugar e construirá o templo do Senhor. Ele construirá o templo do Senhor, será revestido de majestade e se assentará em seu trono para governar. E ele será sacerdote no trono. E haverá harmonia entre os dois’. A coroa será para Heldai, Tobias, Jedaías e Hem, filho de Sofonias como um memorial no templo do Senhor.
Gente de longe virá ajudar a construir o templo do Senhor. Então vocês saberão que o Senhor dos Exércitos me enviou a vocês. Isto só acontecerá se obedecerem fielmente à voz do Senhor, o seu Deus.


Neste texto, vemos uma palavra profética para a igreja de nossos dias.
Quem Deus está coroando é Jesus, como Rei e Sacerdote eterno, mas vemos a participação efetiva da igreja, apresentada no versículo 15, como aqueles que viriam de longe, ou, dentre os gentios, para ajudar na edificação do Templo.
Esta é uma ordem de edificação do Templo, onde Deus será adorado para sempre, derramará da sua Glória, se fará ouvir, ensinará, exortará, abençoará, receberá os sacrifícios de amor oferecidos pelo povo que se chama por Seu Nome, mas, como sabemos, Deus não habita em templos feitos por mãos humanas, mas no coração de quem o busca e adora em Espírito e em Verdade.

Todavia, o Altíssimo não habita em casas feitas por homens. Como diz o profeta: ‘O céu é o meu trono, e a terra, o estrado dos meus pés. Que espécie de casa vocês me edificarão? diz o Senhor, ou onde seria meu lugar de descanso? Não foram as minhas mãos que fizeram todas estas coisas?

No entanto, está chegando a hora, e de fato já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade. São estes os adoradores que o Pai procura. Deus é espírito, e é necessário que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade.

Esta edificação é a obra de Deus na vida de todos, os que já estão edificando o templo no próprio coração e ajudando também aos outros, mesmo aos que ainda relutam contra a obra.
Como está escrito, tudo é feito por amor, através do Espírito Santo.

Esta é a palavra do Senhor para Zorobabel: ‘Não por força nem por violência, mas pelo meu Espírito’, diz o Senhor dos Exércitos.
Zacarias 4:6

Muitos têm dúvidas sobre o que seja a obra de Deus, mas Jesus responde com clareza, dizendo que a obra de Deus é que as pessoas venham a crer naquele que Deus enviou, para que sejam salvas, curadas, restauradas, cheias do Espírito Santo, e então tenham a verdadeira paz e esperança, que é esperar em Jesus, nesta vida e na eternidade.

Então lhe perguntaram: "O que precisamos fazer para realizar as obras que Deus requer? "
Jesus respondeu: "A obra de Deus é esta: crer naquele que ele enviou".

Durante toda a história, houve quem se esforce para a construção e quem se esforce para atrapalhar, mas Deus sabe tratar com uns e com outros, sempre visando o bem comum, pois todas as coisas concorrem para o bem dos que amam a Deus.
O Salmo 2, versículo 12,  nos avisa para beijar o filho, para que não se ire. Cabe a cada um de nós escolher a quem obedecer. Beijar o filho e ajudar na edificação, ou enfrentar a ira divina que recairá sobre os que lutam contra Deus. 

Adorem ao Senhor com temor; exultem com tremor. Beijem o filho, para que ele não se ire e vocês não sejam destruídos de repente, pois num instante acende-se a sua ira. Como são felizes todos os que nele se refugiam!

A participação dos intercessores neste processo é a mesma que teve Neemias, na reconstrução dos muros de Jerusalém:


Os judeus que moravam perto deles dez vezes nos preveniram: "Para onde quer que vocês se virarem, saibam que seremos atacados de todos os lados".
Por isso posicionei alguns do povo atrás dos pontos mais baixos do muro, nos lugares abertos, divididos por famílias, armados de espadas, lanças e arcos. Fiz uma rápida inspeção e imediatamente disse aos nobres, aos oficiais e ao restante do povo: "Não tenham medo deles. Lembrem-se de que o Senhor é grande e temível, e lutem por seus irmãos, por seus filhos e por suas filhas, por suas mulheres e por suas casas".
Quando os nossos inimigos descobriram que sabíamos de tudo e que Deus tinha frustrado a sua trama, todos nós voltamos para o muro, cada um para o seu trabalho.

Só poderemos derrotar o acusador todos juntos,
intercedendo uns pelos outros e participando da construção do templo no coração de cada um.

 Ora, vocês são o corpo de Cristo, e cada um de vocês, individualmente, é membro desse corpo.

1Coríntios 12:27






Comentários