18 outubro 2015

Firmes e constantes

Logo a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Cristo.
Romanos 10:17


firmes e constantes


               
A expressão firme e constante me faz pensar em uma maratona. A distância é longa e o que mais importa não é a velocidade, e sim, firmeza e constância. Se o corredor exagerar nos primeiros quilômetros, não terá forças para chegar ao fim, mas também, se poupar demais as energias, poderá até completar a corrida, mas não terá muito mérito. Neste ponto, me vem uma pergunta: Que tipo de maratonista eu sou?  Corro apenas para um dia chegar ao final e dizer que cheguei? Corro por diversão, brincando por uns quilômetros e desistindo logo que bate o cansaço? Ou corro para chegar ao final com honra e mérito?
            A vida cristã pode ser comparada com uma maratona em alguns aspectos, principalmente nos dois citados acima.
               
Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor.
1 Coríntios 15:58

          
  Observando a vida do Apóstolo Paulo, veremos claramente o que significa ser firme e constante. Desde os primeiros dias após ter o encontro com o Senhor Jesus, no caminho para Damasco, até os últimos dias em Roma, antes de ser cruelmente assassinado, buscou fazer a vontade de Deus, obedecendo fielmente ao chamado que recebeu, sempre prosseguindo para o alvo marcado desde o início.

Disse-lhe, porém, o Senhor: Vai, porque este é para mim um vaso escolhido, para levar o meu nome perante os gentios, e os reis, e os filhos de Israel;
Atos 9:15
Prossigo para o alvo pelo prêmio da vocação celestial de Deus em Cristo Jesus.
Filipenses 3:14

            Paulo foi um verdadeiro maratonista. Recebeu um objetivo e simplesmente correu e correu. Em alguns momentos, acelerou, em outros, diminuiu a marcha um pouquinho, mas sempre manteve a constância e firmeza.
            Parece incoerente afirmar isto, mas é neste ponto que a comparação entre a maratona dos homens comuns se diferencia da maratona dos verdadeiros cristãos.
Esta diferença está exatamente na visão que cada um tem de sua própria maratona.
O homem comum vê a vitória de maneira egoísta: Só pensa em chegar ao fim:
a)      Em primeiro lugar e conquistar o ouro;
b)      Bater recordes;
c)      Ser visto como o grande vencedor.

O verdadeiro cristão vê como uma jornada cooperativa, onde todos deveriam ser vencedores:
a)      Todos chegam ao final como vencedores;
b)      Todos são premiados;
c)      Todos olham para o principal vencedor, que é o Senhor Jesus.

Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor.
1 Coríntios 15:58
 
            O mesmo texto que fala em firmeza e constância, também fala em vantagens. Se o trabalho não é vão, então podemos ter a certeza de que, terminar a corrida, não é o único objetivo.
            Não é vão no Senhor nos diz que não estamos correndo sozinhos, mas que o próprio Senhor, que muitos acreditam ser o alvo, na verdade, está conosco o tempo todo, pelo caminho, sendo Ele mesmo, o Caminho.

Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.
João 14:6

            Observando o que ocorre diariamente à minha volta, fico triste com o cenário. Muitos estão correndo sem a perspectiva correta. Alguns mal compreendem o objetivo da corrida, muito menos os recursos disponíveis.
            Esta falta de compreensão é o que leva ao fracasso. Dos milhares que começam a correr, a grande maioria desiste nos primeiros metros, outros nos primeiro quilômetros, alguns correm em vão e terão uma surpresa, mas pouquíssimos chegam ao fim vitoriosos.
             O erro que causa a desistência da grande maioria logo nos primeiros metros é achar que estão numa corrida velocista de cem ou duzentos metros. Estes são os que entram com o objetivo de receber um prêmio rapidamente. Este prêmio é prometido todos os dias, em todas as igrejas do mundo, principalmente pelos “telepastores”, que dirigem suas igrejas como se fossem a “porta dos desesperados”. Os corredores atraídos por este evangelho de conquistas imediatas não duram muito. Ou recebem o “prêmio” e se afastam ou se decepcionam e também se afastam. Infelizmente, este tipo de evangelho está infiltrado em todas as denominações e em todos os lugares da Terra. Mesmo as denominações que pregam a Palavra de Deus com amor e dedicação, não estão isentas de contaminação. A ganância não respeita placa ou nome bonito, mas ataca o coração dos homens.
            Enquanto alguns pregam e vivem o amor de Deus, sempre há os que não entendem o amor e dão lugar às paixões mundanas, principalmente nas finanças. Observe atentamente e verá se estou com a razão. Todos os que cometem pecados que não estão diretamente ligados à área financeira, já cometiam pecados nesta área antes de passarem aos outros pecados. Isto é um mau que veio juntamente com as grandes mudanças socioeconômicas a partir da segunda metade do século XX.
            As riquezas começaram a ser lentamente redistribuídas, criando a divisão social por classes alta, média, e baixa, e mais recentemente, classes A, B, C, D, E ...
            Esta divisão se tornou em uma ótima oportunidade para o inimigo de nossas almas agir exatamente na ganância natural de cada um de nós. Ninguém está contente com a situação em que se encontra, buscando sempre subir um nível na cadeia alimentar gerada por esta nova ordem social.
            Um carro melhor, uma casa maior e mais confortável, uma roupa mais apresentável, uma escola melhor para os filhos, etc. Qualquer coisa que não seja melhor do que as dos vizinhos de rua, colegas de trabalho ou mesmo dos outros cristãos, é motivo para desprezar o que Deus já nos deu e começarmos a lutar bravamente por “algo maior”.
            Quando Deus não se mostra totalmente empolgado com este novo projeto de vida, a reação é sempre a mesma: afastamento. E o afastamento começa primeiramente entre o homem contrariado em suas “vontades” e Deus, que tem outros planos melhores do que dar corda para os caprichos mundanos.
            Desta forma surgem as tentações em outras áreas da vida, que vão tomando forma e se tornam os pecados diversos, tais como orgulho, soberba, idolatria, ganância, sensualidade, etc.
            Este processo é mais rápido do que se pode imaginar e o fim é a desistência da corrida ainda nos primeiros metros e também é a causa maior da desistência dos que vão até mesmo um bom número de quilômetros.
            O uso do evangelho com fins financeiros é mais evidente na vida dos líderes religiosos, que ostentam com carros caros, viagens, roupas caras, escolas caras, etc. a maioria destes líderes não trabalha para se sustentar e vive no luxo, utilizando o dinheiro que deveria ser empregado no crescimento do Reino de Deus.
            Esta também é a causa de tantas divisões na Igreja e tantas disputas por cargos e posições.
            Falar da correlação entre obra social e evangelismo hoje em dia parece uma blasfêmia.
            Os que tem esta visão da maratona, são os que correm em vão, com motivação egoísta. Estes serão os que terão uma surpresa no final:

Quando, pois vier o Filho do homem na sua glória, e todos os anjos com ele, então se assentará no trono da sua glória; e diante dele serão reunidas todas as nações; e ele separará uns dos outros, como o pastor separa as ovelhas dos cabritos; e porá as ovelhas à sua direita, mas os cabritos à esquerda.
Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai. Possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo; porque tive fome, e me destes de comer; tive sede, e me destes de beber; era forasteiro, e me acolhestes; estava nu, e me vestistes; adoeci, e me visitastes; estava na prisão e fostes ver-me.
Então os justos lhe perguntarão: Senhor, quando te vimos com fome, e te demos de comer? ou com sede, e te demos de beber?
 Quando te vimos forasteiro, e te acolhemos? ou nu, e te vestimos? Quando te vimos enfermo, ou na prisão, e fomos visitar-te? E responder-lhes-á o Rei: Em verdade vos digo que, sempre que o fizestes a um destes meus irmãos, mesmo dos mais pequeninos, a mim o fizestes. Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o Diabo e seus anjos; porque tive fome, e não me destes de comer; tive sede, e não me destes de beber; era forasteiro, e não me acolhestes; estava nu, e não me vestistes; enfermo, e na prisão, e não me visitastes.
Então também estes perguntarão: Senhor, quando te vimos com fome, ou com sede, ou forasteiro, ou nu, ou enfermo, ou na prisão, e não te servimos?
Ao que lhes responderá: Em verdade vos digo que, sempre que o deixaste de fazer a um destes mais pequeninos, deixastes de o fazer a mim.
E irão eles para o castigo eterno, mas os justos para a vida eterna.
Mateus 25:31-46
             
             Vejamos novamente o que Paulo disse na carta aos Coríntios:

Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor.
1 Coríntios 15:58
            Outro aspecto da declaração acima é este: sempre abundantes. Creio que esta abundância não tem nada a ver com o evangelho que está sendo pregado nos nossos dias.
            Paulo fala em amor e fé, produzidos em nós através da Graça de Deus, revelada em Cristo, para a salvação e santificação, e não em coisas egoístas e mesquinhas.
           
Dou graças àquele que me fortaleceu, a Cristo Jesus nosso Senhor, porque me julgou fiel, pondo-me no seu ministério, ainda que outrora eu era blasfemador, perseguidor, e injuriador; mas alcancei misericórdia, porque o fiz por ignorância, na incredulidade; e a graça de nosso Senhor superabundou com a fé e o amor que há em Cristo Jesus.
Fiel é esta palavra e digna de toda a aceitação; que Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores, dos quais sou eu o principal;
1 Timóteo 1:12-15


            Se entendemos que o propósito da corrida é chegar à vida eterna com Deus e também percebemos os recursos que Jesus nos oferece durante toda a jornada, certamente chegaremos ao fim e ouviremos:
Vinde benditos de meu Pai. Possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo;

Mas a vereda dos justos é como a luz da aurora que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito
Provérbios 4:18
               
Da mesma maneira que tenho visto muitos desistirem da jornada e muitos outros correndo em vão, sei que há muitos que correm no entendimento e na graça do Senhor.
           É hora de interceder por aqueles que estão se perdendo, para que todos possam chegar juntos, de mãos dadas e louvando ao Senhor.


É hora de:
INTERCEDER POR AMOR



Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor;
Hebreus 12:14


Marcelo Tristão de Souza
Ministério Apostólico Koinonia em Guamaré/RN



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui ...

Comentários