26 outubro 2015

Graça Parte 1 – Salvação

Porque a graça de Deus se manifestou salvadora a todos os homens. Ela nos ensina a renunciar à impiedade e às paixões mundanas e a viver de maneira sensata, justa e piedosa nesta era presente, enquanto aguardamos a bendita esperança: a gloriosa manifestação de nosso grande Deus e Salvador, Jesus Cristo.
Tito 2:11-13





               
A Graça é um dos assuntos mais importantes para nossas vidas, e não podemos caminhar com Deus sem entender um pouco sobre esta maravilhosa dádiva dos Céus.
Estou pedindo a Deus que me ajude a entender sobre a Graça e principalmente a viver as experiências que esta busca trará. Peço também o privilégio de poder compartilhar estas experiências que virão, com todos os que Ele quiser.
Vamos iniciar esta série com o tema: Graça Salvadora.

Do grego “Charis”. A definição de John Bevere para graça é esta “Capacitação gratuita de Deus que nos dá a habilidade para ir além da nossa habilidade natural.”
Há muitas definições para Graça, e geralmente, são adaptações criadas para se encaixar no assunto que está sendo discutido.
Vejamos primeiramente a definição comum:
O vocábulo Graça provém do latim gratia, que deriva de gratus (grato, agradecido) e que em sua primeira acepção designa a qualidade ou conjunto de qualidades que fazem agradável a pessoa que as têm. No começo do século XX, costumava-se dizer: "qual é a sua graça?" para perguntar "como você se chama?". Este costume, que ainda hoje se mantém em alguns lugares, vinha da cerimônia de batismo dos católicos, na qual o indivíduo se torna cristão e, segundo a doutrina católica, recebe a graça de Deus e, junto com a graça, o nome. A palavra graça provém também de grátis, derivado do latim gratiis (pelas graças, gratuitamente) e gratificar, que desde o século XV equivalia a agradecer.
Sentido teológico da palavra
Graça é um conceito teológico fortemente enraizado no Judaísmo e no Cristianismo, definido como um dom gratuito e sobrenatural dado por Deus para conceder à humanidade todos os bens necessários à sua existência e à sua salvação. Esta dádiva é motivada unicamente pela misericórdia e amor de Deus à humanidade, logo, movida por Sua iniciativa própria, ainda que seja em resposta a algum pedido a Ele dirigido. E também por esta razão, a Graça é um favor imerecido pelo Homem, mas sim fruto da misericórdia e amor divinos.
Dependendo das correntes teológicas cristãs, existem aqueles que defendem que a graça é irresistível; outros que a graça é somente para algumas pessoas escolhidas e totalmente predestinadas por Deus; e há ainda aqueles que acreditam que a graça é universal (ou seja, predestinada para toda a humanidade), mas que pode ser recusada livremente pelo Homem.
Wikipédia

A definição pode variar, mas Graça pode ser definida conforme a Palavra de Deus:
Todos recebemos da sua plenitude, graça sobre graça.
João 1:16

Conforme João, a graça, no Novo Testamento, é recebida através do Senhor Jesus. A declaração acima nos diz que, conforme mais conhecermos ao Senhor, mais receberemos de Sua Graça.
A graça foi concedida para toda a humanidade na cruz do calvário, onde o Senhor estendeu o Seu sacrifício para todos, inclusive para seus executores e então consumou toda a sua obra de intermediação entre o homem e Deus:

Jesus disse: “Pai, perdoa-lhes, pois não sabem o que estão fazendo.”
 Lucas 23:34a
Tendo-o provado, Jesus disse: “Está consumado!” Com isso, curvou a cabeça e entregou o espírito.
João 19:30
               
            Esta graça, estendida a toda a humanidade através do sacrifício de Jesus como o “cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo”, significa que a Salvação está disponível para todos os que crerem em Jesus e no Seu sacrifício.
É o início da caminhada, que será difícil e o caminho estreito, mas é neste ponto que a graça começa a tomar forma.
            Após receber ao Senhor Jesus como salvador, começa o caminho para que este Salvador se torne Senhor. Este caminho só pode ser seguido e suportado devido à maravilhosa intervenção de Deus através da Graça.
             A graça do Senhor Jesus é manifestada na vida do novo cristão, pela obra do Espírito Santo, concedido aos que amam o Senhor e se esforçam em fazer a Sua vontade.

Se vocês me amam, obedecerão aos meus mandamentos. E eu pedirei ao Pai, e ele lhes dará outro Conselheiro para estar com vocês para sempre, o Espírito da verdade. O mundo não pode recebê-lo, porque não o vê nem o conhece. Mas vocês o conhecem, pois ele vive com vocês e estará em vocês.
João 14:15-17

            O Espírito Santo começa a transformar a vida do homem por causa da Graça. Antes estávamos separados de Deus, mas a Graça nos trouxe para perto:

Porque a graça de Deus se manifestou salvadora a todos os homens. Ela nos ensina a renunciar à impiedade e às paixões mundanas e a viver de maneira sensata, justa e piedosa nesta era presente, enquanto aguardamos a bendita esperança: a gloriosa manifestação de nosso grande Deus e Salvador, Jesus Cristo.
Tito 2:11-13
A graça, a misericórdia e a paz da parte de Deus Pai e de Jesus Cristo, seu Filho, estarão conosco em verdade e em amor.
2João 1:3

            O Espírito Santo não é apenas o agente que manifesta a Graça de Deus em nossas vidas, mas podemos afirmar que Ele mesmo é a própria manifestação da Graça:

Quão mais severo castigo, julgam vocês, merece aquele que pisou aos pés o Filho de Deus, profanou o sangue da aliança pelo qual ele foi santificado, e insultou o Espírito da graça?
Hebreus 10:29

            O contexto não é muito agradável, mas a declaração é clara: Espírito da graça. O Espírito Santo tem várias atribuições na Igreja, e uma das mais importantes é guiar os salvos  à verdade e glorificar ao Senhor:

Mas quando o Espírito da verdade vier, ele os guiará a toda a verdade. Não falará de si mesmo; falará apenas o que ouvir, e lhes anunciará o que está por vir. Ele me glorificará, porque receberá do que é meu e o tornará conhecido a vocês. Tudo o que pertence ao Pai é meu. Por isso eu disse que o Espírito receberá do que é meu e o tornará conhecido a vocês.
João 16:13-15
               
Este é o ponto onde quero chegar. A graça começa atuando na vida do homem trazendo-o até o Salvador e vai evoluindo, fazendo-o reconhecer a Jesus como Senhor. Mas felizmente, não para por aí.
            A Graça Salvadora tem dois aspectos:
            Entre Deus e o Homem, no sentido vertical,  e entre os homens, no sentido horizontal.
Conforme reconheceu John Bevere, citado no início desta reflexão, a graça capacita o homem para algo maior.
            Minha definição de Graça, neste ponto mais avançado é esta:

“A Graça de Deus é a capacitação concedida pela habitação do Espírito Santo na vida do homem, dando-lhe os dons que o levam a agir cada vez mais como o Seu Senhor.”
               
Porque a graça de Deus se manifestou salvadora a todos os homens. Ela nos ensina a renunciar à impiedade e às paixões mundanas e a viver de maneira sensata, justa e piedosa nesta era presente, enquanto aguardamos a bendita esperança: a gloriosa manifestação de nosso grande Deus e Salvador, Jesus Cristo.
Tito 2:11-13

Todos recebemos da sua plenitude, graça sobre graça.
João 1:16

Dessa forma o amor está aperfeiçoado entre nós, para que no dia do juízo tenhamos confiança, porque neste mundo somos como ele.
1João 4:17

Mas, se alguém obedece à sua palavra, nele verdadeiramente o amor de Deus está aperfeiçoado. Desta forma sabemos que estamos nele: aquele que afirma que permanece nele, deve andar como ele andou.
1João 2:5-6

            O texto citado em Tito nos diz que a Graça nos dá a esperança de uma manifestação gloriosa do Senhor e creio que esta manifestação é para a caminhada ainda neste mundo e não apenas para a eternidade:
enquanto aguardamos a bendita esperança: a gloriosa manifestação de nosso grande Deus e Salvador, Jesus Cristo.
Tito 2:13      
Esta maravilhosa Graça nos foi concedida exatamente para esta finalidade: Sermos realmente os enviados do Senhor e Salvador Jesus Cristo, para andar como Ele andou e dar continuidade às obras que Ele começou, manifestando a Sua gloriosa presença em nós.
Este é o sentido horizontal da Graça Salvadora. Somos o corpo de Cristo.

Ora, assim como o corpo é uma unidade, embora tenha muitos membros, e todos os membros, mesmo sendo muitos, formam um só corpo, assim também com respeito a Cristo. Pois em um só corpo todos nós fomos batizados em um único Espírito: quer judeus, quer gregos, quer escravos, quer livres. E a todos nós foi dado beber de um único Espírito. O corpo não é feito de um só membro, mas de muitos.
Se o pé disser: “Porque não sou mão, não pertenço ao corpo”, nem por isso deixa de fazer parte do corpo. E se o ouvido disser: “Porque não sou olho, não pertenço ao corpo”, nem por isso deixa de fazer parte do corpo. Se todo o corpo fosse olho, onde estaria a audição? Se todo o corpo fosse ouvido, onde estaria o olfato? De fato, Deus dispôs cada um dos membros no corpo, segundo a sua vontade.
Se todos fossem um só membro, onde estaria o corpo?
Assim, há muitos membros, mas um só corpo. O olho não pode dizer à mão: “Não preciso de você!” Nem a cabeça pode dizer aos pés: “Não preciso de vocês!” Ao contrário, os membros do corpo que parecem mais fracos são indispensáveis, e os membros que pensamos serem menos honrosos, tratamos com especial honra. E os membros que em nós são indecorosos são tratados com decoro especial, enquanto os que em nós são decorosos não precisam ser tratados de maneira especial. Mas Deus estruturou o corpo dando maior honra aos membros que dela tinham falta, a fim de que não haja divisão no corpo, mas, sim, que todos os membros tenham igual cuidado uns pelos outros. Quando um membro sofre, todos os outros sofrem com ele; quando um membro é honrado, todos os outros se alegram com ele.
Ora, vocês são o corpo de Cristo, e cada um de vocês, individualmente, é membro desse corpo.
1Coríntios 12:12-27

Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo.
Efésios 4:15

            Jesus é o enviado de Deus e nós somos os enviados de Jesus.

Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os ema nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei. E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos.
Mateus 28:19-20

Novamente Jesus disse: “Paz seja com vocês! Assim como o Pai me enviou, eu os envio”.
João 20:21

Ao contrário de muitos, não negociamos a palavra de Deus visando lucro; antes, em Cristo falamos diante de Deus com sinceridade, como homens enviados por Deus.
2Coríntios 2:17

        Foi por isto que Ele não nos deixou órfãos, mas enviou o Espírito Santo.

“Se vocês me amam, obedecerão aos meus mandamentos.  E eu pedirei ao Pai, e ele lhes dará outro Conselheiro para estar com vocês para sempre, o Espírito da verdade. O mundo não pode recebê-lo, porque não o vê nem o conhece. Mas vocês o conhecem, pois ele vive com vocês e estará em vocês. Não os deixarei órfãos; voltarei para vocês.
João 14:15-18

            No início da era da Igreja, temos inúmeros relatos da profunda intimidade que os Apóstolos e discípulos tinham com o Espírito Santo:
Então Pedro, cheio do Espírito Santo, disse-lhes: “Autoridades e líderes do povo! Atos 4:8
Depois de orarem, tremeu o lugar em que estavam reunidos; todos ficaram cheios do Espírito Santo e anunciavam corajosamente a palavra de Deus. Atos 4:31
Mas Estêvão, cheio do Espírito Santo, levantou os olhos para o céu e viu a glória de Deus, e Jesus em pé, à direita de Deus, Atos 7:55
Então Pedro e João lhes impuseram as mãos, e eles receberam o Espírito Santo. Atos 8:17
E o Espírito disse a Filipe: “Aproxime-se dessa carruagem e acompanhe-a”. Atos 8:29
            Poderia continuar citando mais alguns exemplos, mas acho mais útil que o leitor busque ler o livro de Atos dos Apóstolos e verificar as maravilhas que o Espírito fez através deles. Para que a leitura seja mais proveitosa, ore antes de iniciar, pedindo diretamente ao Espírito Santo que te acompanhe na leitura e te guie aos fatos que Ele quer te mostrar. Já fiz isto e garanto que é uma experiência transformadora.
            Na próxima reflexão, veremos a importância de entender a Graça no trabalho de intercessão.
A graça do Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus e a comunhão do Espírito Santo sejam com todos vocês.
2Coríntios 13:14


Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor;
Hebreus 12:14


Marcelo Tristão de Souza
Ministério Apostólico Koinonia 
Guamaré/RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui ...

Comentários