15 março 2016

Intercedendo pela cura






Cura-me, Senhor, e serei curado;
salva-me, e serei salvo, pois tu és aquele a quem eu louvo.


            Temos uma grande diversidade de causas para intercessão, mas o que verdadeiramente tem nos faltado é uma real motivação. Isto poderia ser apontado como um dos grandes problemas que afligem a Igreja contemporânea, mas o que tenho sentido nas minhas orações é que a falta de motivação não é a própria enfermidade, mas apenas um dos muitos sintomas.
            Além da falta de motivação na intercessão, temos a ociosidade no serviço de,forma geral e  quanto mais observarmos com atenção, mais sintomas encontraremos, principalmente quando começamos a observar a partir de nossa própria vida.
            O que vejo é muita frustração e poucos frutos, e isto gera desilusão. 
            Espero que nunca venha a vivenciar a desilusão com as minhas próprias escolhas, da maneira que diz a canção Epitáfio, da banda Titãs:

Devia ter amado mais
Ter chorado mais
Ter visto o sol nascer
Devia ter arriscado mais
E até errado mais
Ter feito o que eu queria fazer
Queria ter aceitado
As pessoas como elas são
Cada um sabe a alegria
E a dor que traz no coração

            Espero que meu epitáfio seja:

Combateu o bom combate, acabou a carreira, guardou a fé. 

           A dúvida sobre estar agindo certo ou errado com relação a estas escolhas ecoam em minha mente muitas vezes, quando me ponho de joelhos para orar, mas vou logo clamando pelo perdão de Deus e pedindo estratégias para vencer estas dúvidas.
            Amar mais, chorar mais, arriscar mais e me envolver com as pessoas até o ponto de saber de suas alegrias e dores. Isto é o que o que o Senhor cobrou de mim várias vezes e continua cobrando.
            Somente entrando neste caminho, seremos capazes de sentir a dor que as pessoas trazem no coração e interceder verdadeiramente por elas.
            O simples fato de não ter a certeza se realmente estou vivenciando este amor e envolvimento normalmente me mostra que também estou carregado de sintomas e começo a perceber qual é a verdadeira enfermidade:

A  Igreja está anêmica.


        Sei que nada deve ser generalizado, mas é visível que este mal é grande e crescente em nosso meio. Muitos estão enfermos e a enfermidade já virou epidemia há muito tempo. Inclusive o próprio Senhor nos alertou sobre isto:
       
E, por se multiplicar a iniqüidade, o amor de muitos esfriará. Mateus 24:12


A cura é:

Jesus respondeu: "A obra de Deus é esta:
crer naquele que ele enviou".

            O Senhor me ajudou a diagnosticar minha própria enfermidade, apontando e diferenciando os sintomas e apontando para a cura. A cura está aqui:



            O versículo 29 do capítulo 6 do evangelho de João, transcrito acima, traz o Senhor apontando na direção certa, mas muitas vezes, teimamos em seguir pela outra direção. Mesmo que inconscientemente, trocamos a fé pela nossa razão.
            Alguns fatos importantes antecederam esta afirmação:
1 - Jesus realizou a primeira multiplicação dos pães e peixes, mas não foi compreendido pela multidão, que tentou arrastá-lo para torna-lo rei.
Eles não entendiam a natureza dos sinais que Ele realizava e procuravam aproximar-se para receber apenas as grandes bênçãos, mas não tinham a disposição de aceitar a salvação que Ele apontava e entrarem no verdadeiro Reino de Deus.
Muitas vezes, criticamos pessoas que agem desta forma, mas dificilmente conseguimos perceber estas atitudes entranhadas lá no fundo de nós mesmos. Clamamos “venha o Teu Reino” mas continuamos agindo mais pela razão do que pela fé. Aquelas pessoas seguiram ao Senhor buscando o pão diário e nós, hoje em dia, muitas vezes buscamos ao Senhor movidos mais por nossas próprias necessidades do que pelo amor e desejo de viver a expansão do Reino. O que dificulta nossa percepção do erro, é o fato de crermos que estamos certos, quando nos esforçamos grandemente para fazer a “Obra de Deus”.
Concentramos esforços no evangelismo, discipulado, preparo de mensagens, viagens, atividades diversificadas, etc. Mas será que os nossos esforços estão realmente concentrados no que realmente importa?
O problema não é se fazemos a “obra de Deus” e sim, como fazemos. Quando foi indagado sobre a Obra de Deus, o Senhor estava prestes a iniciar um dos seus ensinamentos mais belos e difíceis de entender.
A preocupação das pessoas em geral, incluindo eu, é claro, era fazer as coisas da maneira certa, mas estavam, na verdade, fazendo as coisas da maneira delas mesmas, e eu também me pego procurando acertar do meu próprio ponto de vista.
A grande verdade do capítulo 6 do evangelho de João é esta:
Jesus é aquele que o Pai enviou e a obra que Deus requer de nós é primeiramente crer em Cristo e se alimentar dEle.
Não é algo simples de receber e entender, tanto que a maioria dos ouvintes saíram de fininho e voltaram para suas vidas.
Espero que estejamos entre aqueles que disseram:

Simão Pedro lhe respondeu: Senhor, para quem iremos?
Tu tens as palavras de vida eterna. Nós cremos e sabemos que és o Santo de Deus.

O segredo para compreender qual a atitude que devemos tomar para corrigir nossa maneira de envolvimento com a Obra de Deus está na colocação de Pedro. Para “quem” iremos nós?
Nossos passos tendem a nos levar para lugares onde queremos ir, mesmo que inconscientemente, mas o segredo é para quem devemos ir.
            O outro fato importante que antecedeu a afirmação do verso 29 foi:
2 – Jesus andou por sobre as águas, e seus discípulos estavam aterrorizados. Que grande diferença de atitude entre Jesus e seus “discípulos”.
Um grande sinal foi realizado perante todos na multiplicação dos pães e peixes, mas não se passaram muitas horas para que a falta de fé se manifestasse novamente.
Este é outro sintoma da enfermidade que está espalhada pela Igreja do Senhor. Quando devemos agir motivados pelo conhecimento que temos dos textos bíblicos, não temos a mesma coragem que temos quando estamos ensinando estes mesmos textos para outras pessoas.
Se isto pode ser aplicado com referencia ao conhecimento dos textos, imagine se focarmos no conhecimento da Pessoa revelada nos textos.
Será que estamos nos alimentando da palavra de Deus como conhecimento intelectual ou estamos nos alimentando do Pão da Vida? Estamos nos alimentando da letra ou do Verbo?
Apoiados na letra, somos extremamente intrépidos, mas quando as ondas da vida se agitam e precisamos andar sobre as águas e ir até o Mestre, entramos em pânico e começamos a afundar.
O terceiro fato foi a resposta dada pela grande maioria ao ouvir a explicação objetiva do que realmente o Senhor quer de nós.
3 - Ao ouvirem isso, muitos dos seus discípulos disseram: Dura é essa palavra. Quem consegue ouvi-la? Pregamos grande verdades sobre o Reino de Deus, mas quando somos confrontados com a realidade do Reino e temos de escolher entre a fé e a razão, nosso subconsciente nos impulsiona a questionar a dureza desta palavra.
Na maior parte do tempo, agimos como os Senhores da Guerra, que planejam, treinam e enviam os soldados, mas ficam na retaguarda, recolhendo informações e organizando estatísticas. Somos experts em teorias, mas na prática não passamos de meninos assustados.
Pregamos sobre aprender com as provações, mas quando somos confrontados com problemas pessoais e enfermidades, ficamos oscilando entre clamar e murmurar. Isto sem falar em pregações maravilhosas sobre Jó, Jonas, Daniel, Davi, etc.
Temos grande vigor na letra, mas quando precisamos viver o Verbo, a intrepidez desaparece rapidamente.

Mas graças a Deus que há Bálsamo em Gileade.

            Quando olho para minha situação e da Igreja contemporânea, me lembro da dor de Jeremias:

Estou arrasado com a devastação sofrida pelo meu povo. Choro muito, e o pavor se apodera de mim.
Não há bálsamo em Gileade? Não há médico? Por que será, então, que não há sinal de cura para a ferida do meu povo?
Jeremias 8:21-22

            O amor nos leva à mesma pergunta de Jeremias, e a resposta é SIM, há Jesus Cristo, Senhor e Salvador, o único que pode curar o corpo e a alma.
            Conforme o dicionário Bíblico, a definição para o bálsamo de Gileade é a seguinte:
Produto cosmético e medicinal que os israelitas faziam a partir de um tempero ou seiva de árvore.

A cura para o povo é o Senhor Jesus em pessoa. Não a letra, e sim o Verbo. Precisamos nos alimentar do Pão da Vida.

Eu sou o pão vivo que desceu do céu. Se alguém comer deste pão, viverá para sempre. Este pão é a minha carne, que eu darei pela vida do mundo”.
Então os judeus começaram a discutir exaltadamente entre si: “Como pode este homem nos oferecer a sua carne para comermos?”
Jesus lhes disse: “Eu lhes digo a verdade: Se vocês não comerem a carne do Filho do homem e não beberem o seu sangue, não terão vida em si mesmos.
Todo aquele que come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia.
Pois a minha carne é verdadeira comida e o meu sangue é verdadeira bebida.
Todo aquele que come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele.
João 6:51-56

            Chega de discursos eloquentes e orações cheias de emoção. O que o Senhor quer de nós é fé viva e ativa. Agir pela fé não pode ser confundido com loucura, mas agir pela razão muitas vezes é mais loucura do que agir pela fé, pois a razão tende a buscar entendimento em nós mesmos e deixa de lado a vontade de Deus.
 Um bom meio de entender isto é buscando sabedoria no livro de Eclesiastes:

Além de ser sábio, o mestre também ensinou conhecimento ao povo. Ele escutou, examinou e colecionou muitos provérbios.
Procurou também encontrar as palavras certas, e o que ele escreveu era reto e verdadeiro.
As palavras dos sábios são como aguilhões, a coleção dos seus ditos como pregos bem fixados, provenientes do único Pastor.
Cuidado, meu filho; nada acrescente a eles. Não há limite para a produção de livros, e estudar demais deixa exausto o corpo.
Agora que já se ouviu tudo, aqui está a conclusão: Tema a Deus e obedeça aos seus mandamentos, porque isso é o essencial para o homem.
Pois Deus trará a julgamento tudo o que foi feito, inclusive tudo o que está escondido, seja bom, seja mau.
Eclesiastes 12:9-14


            Jesus enfatizou isto quando nos mostrou a forma de governo da Igreja após a Sua volta para o lado do Pai:

Se vocês me amam, obedecerão aos meus mandamentos.
E eu pedirei ao Pai, e ele lhes dará outro Conselheiro para estar com vocês para sempre, o Espírito da verdade. O mundo não pode recebê-lo, porque não o vê nem o conhece. Mas vocês o conhecem, pois ele vive com vocês e estará em vocês.
Não os deixarei órfãos; voltarei para vocês.
Dentro de pouco tempo o mundo não me verá mais; vocês, porém, me verão. Porque eu vivo, vocês também viverão.
Naquele dia compreenderão que estou em meu Pai, vocês em mim, e eu em vocês.
Quem tem os meus mandamentos e lhes obedece, esse é o que me ama. Aquele que me ama será amado por meu Pai, e eu também o amarei e me revelarei a ele.
João 14:15-21
                Esta é a cura de que tanto necessitamos. O Espírito Santo nos foi enviado para que pudéssemos vivenciar a presença do Senhor em nós e a condição para esta vivência é a obediência e o amor.
                A falta de obediência e amor é a origem da enfermidade. O restante são sintomas.
                A principal debilidade que esta anemia traz para a vida da Igreja é o cansaço e a opressão. Vivermos cansados com nossas próprias lutas diárias e oprimidos pelos esforços empregados para suprir nossas fraquezas.
                Temos grande dificuldade em reconhecer que não podemos vencer sozinhos e não entendemos que não precisamos, pois não estamos sós.
                Pregamos tanto sobre o Espírito Santo mas temos grandes dificuldades em reconhece-lo.
                Quando clamamos pela presença do Senhor em nossas vidas, corremos o risco de ofender o Espírito, pois Ele é a presença do Senhor em nossas vidas.
                Quando pedimos ao Senhor que nos ensine ou mostre o que devemos fazer ou como devemos seguir o caminho, também corremos o risco de ofender o Espírito, já que é Ele quem nos revela a vontade do Senhor.
                O Espírito Santo é a própria vida do Senhor em nós. Compreender isto não apenas em palavras, mas em Espírito de Vida, será a cura para nossa debilidade.

                As cartas do Senhor presentes no livro Apocalipse são prova disto. Todas as 7 cartas foram ditadas a João pelo próprio Senhor Jesus Cristo, mas no final delas está escrito: Aquele que tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas.      
                Com isto, deduzimos facilmente que a voz do Senhor Jesus em nossas vidas é o Espírito Santo. A vida do Senhor Jesus em nossas vidas é o Espírito Santo. A presença do Senhor Jesus em nossas vidas é o Espírito Santo.

                O Mestre sabia perfeitamente que teríamos dificuldades em entender estas coisas e isto nos traria esta terrível anemia, por isto a cura foi prescrita várias vezes.

Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso.

E conhecerão a verdade, e a verdade os libertará.

Eu sou a videira; vocês são os ramos. Se alguém permanecer em mim e eu nele, esse dá muito fruto; pois sem mim vocês não podem fazer coisa alguma.
.
     No texto do capítulo 15 do evangelho de João, o Senhor diz que o Pai corta os ramos que não dão fruto e poda os que dão fruto. Esta poda é para cura, pois retira os ramos que não são importantes e revigora toda a planta.
   Isto é uma linda figuração para a cura que  o Senhor quer trazer para nossas vidas. Retirar o que está atrapalhando nossa caminhada e fortalecer o que está ligado da maneira correta.

               
Como intercessores, devemos buscar a cura para nossas vidas e então, interceder pelo povo de Deus em todos os lugares.

Estou arrasado com a devastação sofrida pelo meu povo. Choro muito, e o pavor se apodera de mim.
Não há bálsamo em Gileade? Não há médico? Por que será, então, que não há sinal de cura para a ferida do meu povo?
Jeremias 8:21-22

INTERCEDEMOS PELA CURA E A CURA É O AMOR.
POR ISTO
INTERCEDEMOS POR AMOR.


                               


Esforcem-se para viver em paz com todos e para serem santos;
sem santidade ninguém verá o Senhor.
Hebreus 12:14


Marcelo Tristão de Souza
Ministério Apostólico Koinonia
Guamaré/RN




Compartilhando O amor de Deus
#Intercedendo por Amor


Blogger

Comunidade no Google+

Twitter

Página no Facebook

Grupo no Facebook



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui ...

Comentários