09 março 2016

Salmo 24 - Seguindo ao Senhor






Quem poderá subir o monte do Senhor? Quem poderá entrar no seu Santo Lugar?
Salmos 24:3


            Esta frase nos é apresentada como uma interrogação, mas na realidade, é um desafio e um chamado, ou melhor, uma pergunta retórica.


            Para compreender melhor e situar o assunto no contexto de intercessão, vamos ver o Salmo 24 completo:

01 - Do Senhor é a terra e tudo o que nela existe, o mundo e os que nele vivem;
02 - pois foi ele quem fundou-a sobre os mares e firmou-a sobre as águas.
03 - Quem poderá subir o monte do Senhor? Quem poderá entrar no seu Santo Lugar?
04 - Aquele que tem as mãos limpas e o coração puro, que não recorre aos ídolos nem jura por deuses falsos.
05 - Ele receberá bênçãos do Senhor, e Deus, o seu Salvador lhe fará justiça.
06 - São assim aqueles que o buscam, que buscam a tua face, ó Deus de Jacó. Pausa
07 - Abram-se, ó portais; abram-se, ó portas antigas, para que o Rei da glória entre.
08 - Quem é o Rei da glória? O Senhor forte e valente, o Senhor valente nas guerras.
09 - Abram-se, ó portais; abram-se, ó portas antigas, para que o Rei da glória entre.
10 - Quem é esse Rei da glória? O Senhor dos Exércitos; ele é o Rei da glória! Pausa


Os 2 primeiros versos trazem a narração da grande vitória do Senhor. Após a sua morte e ressurreição, o Senhor tomou posse de tudo o que Adão havia dado em direito legal ao Diabo, conforme a análise do Apóstolo Paulo, no texto da Carta aos Romanos, conhecido como Morte em Adão, Vida em Cristo:

Portanto, da mesma forma como o pecado entrou no mundo por um homem, e pelo pecado a morte, assim também a morte veio a todos os homens, porque todos pecaram; pois antes de ser dada a lei, o pecado já estava no mundo. Mas o pecado não é levado em conta quando não existe lei.
Todavia, a morte reinou desde o tempo de Adão até o de Moisés, mesmo sobre aqueles que não cometeram pecado semelhante à transgressão de Adão, o qual era um tipo daquele que haveria de vir.
Entretanto, não há comparação entre a dádiva e a transgressão. Pois se muitos morreram por causa da transgressão de um só, muito mais a graça de Deus, isto é, a dádiva pela graça de um só homem, Jesus Cristo, transbordou para muitos!

            Esta mesma afirmação é também repetida pelo Apóstolo na carta aos Coríntios:

Visto que a morte veio por meio de um só homem, também a ressurreição dos mortos veio por meio de um só homem. Pois da mesma forma como em Adão todos morrem, em Cristo todos serão vivificados.

Vemos através da explanação do Apóstolo, como a vitória de Cristo nos resgatou das mãos do Diabo e restaurou o direito do Senhor sobre toda a terra. A morte e ressurreição de Cristo fundaram a Sua Igreja neste mundo, ou seja, como está no Salmo 24, fundou-a sobre os mares e firmou-a sobre as águas. Enquanto estivermos aqui neste mundo, é desta forma que devemos viver. Firmes sobre a fundação, que é o próprio Senhor Jesus, nossa pedra angular.

 Por isso diz o Soberano Senhor: Eis que ponho em Sião uma pedra, uma pedra já experimentada, uma preciosa pedra angular para alicerce seguro; aquele que confia, jamais será abalado.
Isaías 28:16

Após compreender esta verdade maravilhosa e tomar posse da liberdade conquistada por Jesus, somos confrontados com um chamado que bem pode ser entendido como uma pergunta retórica, pois quem não responde a este chamado certamente não compreendeu o direito conquistado nos dois versos anteriores.

Quem poderá subir o monte do Senhor? Quem poderá entrar no seu Santo Lugar?

            Deste ponto até o verso 6, o Senhor nos mostra o que se espera de quem compreendeu o significado da cruz.



E disse: "É necessário que o Filho do homem sofra muitas coisas e seja rejeitado pelos líderes religiosos, pelos chefes dos sacerdotes e pelos mestres da lei, seja morto e ressuscite no terceiro dia".
Jesus dizia a todos: Se alguém quiser acompanhar-me, negue-se a si mesmo, tome diariamente a sua cruz e siga-me.

            Estas frases não fariam sentido aos ouvintes naquele momento, mas seria a razão de viver de milhares de pessoas dali a pouco tempo, pois era um chamado profético.
            Tomar a sua cruz é o que está descrito dos versos 3 até o 6 do Salmo 24. O Mestre nos ensina que devemos seguir Seus passos. Negar primeiramente ao pecado herdado de Adão, negar à nossa natureza carnal e então, entrar no Reino de Deus governado aqui nesta terra pelo Espírito Santo.
            O Senhor deixa claro que estas condições são irrevogáveis, tanto nas afirmações do salmista quanto nas palavras do próprio Mestre em Lucas 9:

Pois quem quiser salvar a sua vida a perderá; mas quem perder a vida por minha causa, este a salvará. Pois que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro, e perder-se ou destruir a si mesmo?

            Após uma pausa, a sequência do Salmo 24 nos mostra a realidade do céu, onde o Senhor Jesus foi recebido triunfalmente e ocupou o Seu lugar de direito desde antes da fundação do mundo, ao lado do Pai.
           
Agora vamos contextualizar a intercessão nestas maravilhosas revelações:

Quem é o Rei da glória? O Senhor forte e valente,
o Senhor valente nas guerras

            Jesus foi recebido no céu e tomou seu lugar ao lado do Pai. Isto é conhecido pela grande maioria dos cristãos. O que precisamos entender é o que Ele está fazendo atualmente e desde o dia em que se assentou lá. Para compreender isto, vamos recorrer às maravilhas da carta aos Hebreus:

Temos esta esperança como âncora da alma, firme e segura, a qual adentra o santuário interior, por trás do véu, onde Jesus, que nos precedeu, entrou em nosso lugar, tornando-se sumo sacerdote para sempre, segundo a  ordem de Melquisedeque.

            Jesus tornou-se Sumo Sacerdote para sempre. Para compreender, vamos ver a função principal que distinguia o Sumo sacerdote dos sacerdotes comuns:

O sacerdote que for ungido e ordenado para suceder seu pai como sumo sacerdote fará a propiciação. Porá as vestes sagradas de linho e fará propiciação pelo Lugar Santíssimo, pela Tenda do Encontro, pelo altar, por todos os sacerdotes e por todo o povo da assembleia.
 "Este é um decreto perpétuo para vocês: A propiciação será feita uma vez por ano, por todos os pecados dos israelitas". E tudo foi feito conforme o Senhor tinha ordenado a Moisés.


            Vemos neste texto que somente o sumo sacerdote poderia fazer a propiciação. Mas e então, o que significa propiciação? Vamos recorrer a um dicionário comum e depois a um dicionário bíblico:

Ser propício, favorável , protetor, auxiliador.
Propiciação é alguma coisa que leva alguém a perdoar uma ofensa recebida, ou a proceder misericordiosamente para com o ofensor.


Propiciação é alguma coisa que leva alguém a perdoar uma ofensa recebida, ou a proceder misericordiosamente para com o ofensor. Duas vezes é Jesus chamado por S. João (1 Jo 2.2 e 4.10) ‘a propiciação pelos nossos pecados’ – e S. Paulo fala da ‘redenção que há em Cristo Jesus, a quem Deus propôs,… como propiciação’ (Rm 3.24,25). Deste modo, a propiciação requerida pela justiça de Deus é manifestada em Cristo Jesus pela misericórdia de Deus. A palavra usada em Rm 3.25 significa ‘lugar ou instrumento de propiciação’, e em Hb 9.5 é traduzida por ‘propiciatório’. Na versão dos LXX geralmente se usa esse termo a respeito da cobertura de ouro por cima da arca.

            Voltando à carta aos Hebreus, poderemos entender melhor este ofício exercido pelo Senhor:

Jesus tornou-se, por isso mesmo, a garantia de uma aliança superior. Ora, daqueles sacerdotes tem havido muitos, porque a morte os impede de continuar em seu ofício; mas, visto que vive para sempre, Jesus tem um sacerdócio permanente.
Portanto ele é capaz de salvar definitivamente aqueles que, por meio dele, aproximam-se de Deus, pois vive sempre para interceder por eles.
É de um sumo sacerdote como este que precisávamos: santo, inculpável, puro, separado dos pecadores, exaltado acima dos céus. Ao contrário dos outros sumos sacerdotes, ele não tem necessidade de oferecer sacrifícios dia após dia, primeiro por seus próprios pecados e, depois, pelos pecados do povo. E ele fez isso de uma vez por todas quando a si mesmo se ofereceu.

            O verso 25 do texto acima esclarece definitivamente nossa contextualização:

Portanto ele é capaz de salvar definitivamente aqueles que, por meio dele, aproximam-se de Deus, pois vive sempre para interceder por eles. 

            Agora só nos resta obedecer à retórica do Senhor e segui-lo até onde Ele realmente está:

Esse poder ele exerceu em Cristo, ressuscitando-o dos mortos e fazendo-o assentar-se à sua direita, nas regiões celestiais, muito acima de todo governo e autoridade, poder e domínio, e de todo nome que se possa mencionar, não apenas nesta era, mas também na que há de vir.
Deus colocou todas as coisas debaixo de seus pés e o designou como cabeça de todas as coisas para a igreja, que é o seu corpo, a plenitude daquele que enche todas as coisas, em toda e qualquer circunstância.

Deus nos ressuscitou com Cristo e com ele nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus,
           
A intenção dessa graça era que agora, mediante a igreja, a multiforme sabedoria de Deus se tornasse conhecida dos poderes e autoridades nas regiões celestiais, de acordo com o seu eterno plano que ele realizou em Cristo Jesus, nosso Senhor, por intermédio de quem temos livre acesso a Deus em confiança, pela fé nele.

            Um observador menos atento poderia perguntar:
            Se esta posição é tão privilegiada, estando acima de todo governo e autoridade, poder e domínio, etc., por que interceder?
            A resposta está mais clara adiante, na mesma carta, capítulo 6:

Finalmente, fortaleçam-se no Senhor e no seu forte poder. Vistam toda a armadura de Deus, para poderem ficar firmes contra as ciladas do diabo, pois a nossa luta não é contra pessoas, mas contra os poderes e autoridades, contra os dominadores deste mundo de trevas, contra as forças espirituais do mal nas regiões celestiais.

            Os textos dos capítulo 1, 2 e 3 da carta aos Efésios nos dá garantias de vitória em Cristo, mas não nos isenta da batalha, pois se fossemos isentados, não precisaríamos de uma armadura descrita no capítulo 6.

Pois, embora vivamos como homens,
não lutamos segundo os padrões humanos.
As armas com as quais lutamos não são humanas; pelo contrário, são poderosas em Deus para destruir fortalezas.


Este é o chamado do Salmo 24 para toda a IGREJA do Senhor. Infelizmente, muitos continuarão a compreender como uma pergunta ou uma alternativa, mas clamarei dia após dia para que mais e mais pessoas em todos os lugares entendam que o verso 3 do Salmo 24
 é uma pergunta retórica




Esforcem-se para viver em paz com todos e para serem santos;
sem santidade ninguém verá o Senhor.
Hebreus 12:14


Marcelo Tristão de Souza
Ministério Apostólico Koinonia
Guamaré/RN



Compartilhando O amor de Deus
#Intercedendo por Amor



Blogger

Comunidade no Google+

Twitter

Página no Facebook

Grupo no Facebook



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui ...

Comentários