13 maio 2018

Arrependimento – 08


Avançando para a Plenitude de Cristo  -   Arrependimento – 08



Esta é a palavra do Senhor para Zorobabel:
‘Não por força nem por violência, mas pelo meu Espírito’,
diz o Senhor dos Exércitos.
Zacarias 4:6


            Continuando com o plano de fundo baseado nos tempos do retorno do exílio, veremos hoje a profecia de Zacarias, sobre o senhorio do Espírito Santo sobre na Igreja.
            A Palavra de Deus foi dirigida diretamente a Zorobabel, que era governador de Judá e encarregado pelo rei Dário, para reconstruir o Templo em Jerusalém.
            Este homem foi escolhido por Deus para ser o primeiro governador após o período de exílio, e o apoiou na difícil tarefa de reconstruir o templo, com a ajuda dos sacerdotes, do povo e de alguns profetas:

Ora, os profetas Ageu e Zacarias, descendente de Ido, profetizaram aos judeus de Judá e de Jerusalém, em nome do Deus de Israel, que estava sobre eles.
Então Zorobabel, filho de Sealtiel, e Jesua, filho de Jozadaque, começaram a reconstruir o templo de Deus em Jerusalém. E os profetas de Deus estavam com eles e os ajudavam.
              Zorobabel significa Semente de Babel e está na genealogia de Jesus – Mateus 1: 12 e 13        
Isto nos leva ao primeiro ponto de nossa contextualização:

1 – A Construção do Templo começa com Deus:

                        No capítulo 4 do livro do profeta Zacarias, temos o primeiro passo revelado sobre o que estava acontecendo no mundo espiritual:

Depois o anjo que falava comigo tornou a despertar-me, como se desperta alguém do sono,

                        Conforme já vimos nos estudos anteriores, o templo que estava sendo construído é uma figura da Igreja do Novo Testamento, e este início do capítulo 4 de Zacarias nos diz como Deus dá início à edificação do templo do Espírito Santo em nossos corações, com a ordem DESPERTA:

Por isso é que foi dito: "Desperta, ó tu que dormes, levanta-te dentre os mortos e Cristo resplandecerá sobre ti".
                        Da mesma maneira que o Profeta Zacarias foi despertado pelo Anjo do Senhor antes de receber a maravilhosa profecia do capítulo 4, Deus continua despertando a voz profética no nosso meio, para exortar-nos ao despertamento em meio a este mundo de trevas.
                        A palavra de Paulo aos Efésios nos mostra a urgência de Deus em fazer com que Seu povo ouça a voz do Espírito à Igreja. Um pouquinho antes do texto acima, no capítulo 4 de Efésios, temos o contexto sobre os 5 Ministérios usados por Deus para a edificação do templo espiritual na terra, que é a Igreja no coletivo e individual.

                        Voltando a Zacarias 4, temos uma revelação que nos remete à série de estudos sobre o capítulo 1 da 2ª epístola de Pedro, onde analisamos as sete lâmpadas do candelabro, trazendo nosso 2º ponto:

2 – O Espírito Santo coordena a construção do templo:

Depois o anjo que falava comigo tornou a despertar-me, como se desperta alguém do sono, e me perguntou:
O que você está vendo? Respondi: Vejo um candelabro de ouro maciço com um recipiente para azeite na parte superior e sete lâmpadas e sete canos para as lâmpadas. Há também duas oliveiras junto ao recipiente, uma à direita e outra à esquerda.
Perguntei ao anjo que falava comigo: O que significa isto, meu senhor?
Ele disse: Você não sabe? Não, meu senhor", respondi.
Esta é a palavra do Senhor para Zorobabel: ‘Não por força nem por violência, mas pelo meu Espírito’, diz o Senhor dos Exércitos.

                        Esta revelação nos mostra que as lâmpadas que estudamos em 2Pedro são constantemente alimentadas pelo próprio Espírito de Deus, acompanhado pelo testemunho da Lei e dos Profetas.
                        Simbolizado no óleo que alimenta as chamas do candelabro, o Espírito Santo alimenta a nossa fé e nos revela a pessoa de Jesus Cristo, construindo um altar em nossos corações
                        Há muita polêmica entre teólogos sobre as duas oliveiras que Zacarias vê junto ao candelabro. Uns dizem que são as testemunhas de Apocalipse 11. Como não sou “teólogo” nem gosto de polêmicas, prefiro crer que esta figura aponta para a transfiguração de Jesus, e as oliveiras são figuras da Lei e dos Profetas:

Seis dias depois, Jesus tomou consigo Pedro, Tiago e João, irmão de Tiago, e os levou, em particular, a um alto monte.
Ali ele foi transfigurado diante deles. Sua face brilhou como o sol, e suas roupas se tornaram brancas como a luz.
Naquele mesmo momento apareceram diante deles Moisés e Elias, conversando com Jesus.
A Lei e os Profetas profetizaram até João. Desse tempo em diante estão sendo pregadas as boas novas do Reino de Deus, e todos tentam forçar sua entrada nele.

                        Podemos ver a ligação entre a transfiguração e a visão de Zacarias, onde Jesus resplandecendo é a imagem do Senhor em sua plenitude, (0 candelabro totalmente aceso) unido ao Espírito Santo e ao Pai, apoiado pelo testemunho da Lei e dos Profetas (as duas oliveiras).
                        Estas duas oliveiras também podem ser figura do povo de Deus no Antigo e no Novo Testamento, sendo o Israel humano e o Israel Espiritual. (esta é minha opinião pessoal, sem referências de “teólogos”)
                       
O texto de Lucas nos trás o 3º ponto:

3 – A construção do Templo nos dá acesso para viver o Reino de Deus:

Continua na próxima semana...










Portanto, pode também salvar perfeitamente os que por ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles.

Jesus é o intercessor perfeito e nós somos privilegiados
por poder participar com Ele.

 Quem os condenará? Foi Cristo Jesus que morreu; e mais, que ressuscitou e está à direita de Deus, e também intercede por nós.
Romanos 8:34



Marcelo Tristão de Souza




Compartilhando O amor de Deus

#Intercedendo por Amor
#Graça
#Oração
#Intercessão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui ...

Comentários