04 maio 2018

Arrependimento – 07


Avançando para a Plenitude de Cristo  -   Arrependimento – 07



Vocês me procurarão e me acharão quando me procurarem
de todo o coração.
Jeremias 29:13


            No estudo anterior, fizemos uma correlação entre os templos da Lei e o templo da graça, que somos nós, como templo e morada do Espírito Santo, profetizado por Ageu, nos dias do retorno do exílio.
            Hoje, continuaremos usando o retorno do exílio como plano de fundo para contextuar nossa busca por arrependimento e maior comunhão com Deus.
            A profecia citada acima fala sobre a vontade de Deus em trazer seu povo de volta para Jerusalém e voltar à comunhão. Se olharmos para a história de Israel, veremos que esta comunhão nunca se concretizou, pois pouquíssimos tiveram comunhão com o Pai, apesar de tantos apelos enviados por Deus através de seus profetas.
            Israel nunca conseguiu buscar a Deus de todo o coração, pois isto só é possível quando o Espírito Santo tem o controle do coração do homem, conforme o Apóstolo Paulo afirma:

Por isso, eu lhes afirmo que ninguém que fala pelo Espírito de Deus diz: "Jesus seja amaldiçoado"; e ninguém pode dizer: "Jesus é Senhor", a não ser pelo Espírito Santo.

            Somente na dispensação da Graça o coração pode se entregar ao senhorio de Cristo, pois foi isto que o Pai prometeu através do Profeta Ezequiel:

Pois eu os tirarei das nações, os ajuntarei do meio de todas as terras e os trarei de volta para a sua própria terra.
Aspergirei água pura sobre vocês, e vocês ficarão puros; eu os purificarei de todas as suas impurezas e de todos os seus ídolos.
Darei a vocês um coração novo e porei um espírito novo em vocês; tirarei de vocês o coração de pedra e lhes darei um coração de carne.
Porei o meu Espírito em vocês e os levarei a agirem segundo os meus decretos e a obedecerem fielmente às minhas leis.
Vocês habitarão na terra que dei aos seus antepassados; vocês serão o meu povo, e eu serei o seu Deus.

            A palavra de Ezequiel foi dirigida ao povo que voltaria do exílio que estava começando, mas assim como outras profecias deste período, só se cumpriu muitos anos depois, na Igreja do Novo Testamento.

            Nos dias atuais, assim como no passado, Deus anseia por ter comunhão com seus filhos. Por isto, estreitou os laços ao ponto de habitar no interior do seu povo.
            No livro do Apocalipse, vemos um dos apelos finais que o Senhor faz aos filhos, para que voltem à comunhão total que ficou perdida no Jardim do Édem:

Eis que estou à porta e bato. Se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei e cearei com ele, e ele comigo.

            Este não foi um apelo para o mundo que vive nas trevas. Foi um apelo apaixonado dirigido à Igreja. O próprio Senhor Jesus nos diz que bate à porta do coração de seus filhos, ansiando por uma refeição Ágape.

O que é Ágape:
Ágape significa amor, é uma palavra de origem grega. Ágape pode ser o amor que se doa, o amor incondicional, o amor que se entrega.

            O apelo de Jesus em Apocalipse 3:20 é único em toda a história da humanidade. Nenhuma divindade reverenciada pelos homens em qualquer cultura revelou um sentimento tão maravilhoso como o de Jesus.
           
            O primeiro ponto do apelo do Senhor é:

- Eis que estou a porta e bato:
           
            Se o Senhor está à porta, então podemos afirmar que nossa religiosidade é capaz de deixar o próprio mestre de fora de nossa vida, enquanto realizamos nossos rituais com a intenção de deixar Deus contente.

            Em segundo lugar, Jesus diz:

- Se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta:

            Todos nós afirmamos que somos ovelhas do Pastor Eterno, mas será que sempre reconhecemos a sua voz e abrimos para ele?
Será que o barulho do nosso cotidiano agitado permite que tenhamos a sensibilidade necessária para discernir a voz do pastor?
Será que a correria pela felicidade e prosperidade material nos deixa parar e abrir a porta?  


Eis que estou à porta e bato.

            É tempo de buscar aquilo que é eterno e deixar as coisas comuns seguirem seu curso. Se demorarmos em abrir a porta, corremos o risco de não acharmos Aquele que estava batendo.

Ao vencedor darei o direito de sentar-se comigo em meu trono, assim como eu também venci e sentei-me com meu Pai em seu trono.
Aquele que tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas.
Apocalipse 3:21,22

O que é nascido de Deus vence o mundo;
e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé.
Quem é que vence o mundo? Somente aquele que crê que Jesus é o Filho de Deus.
1 João 5:4,5












Portanto, pode também salvar perfeitamente os que por ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles.

Jesus é o intercessor perfeito e nós somos privilegiados
por poder participar com Ele.

 Quem os condenará? Foi Cristo Jesus que morreu; e mais, que ressuscitou e está à direita de Deus, e também intercede por nós.
Romanos 8:34



Marcelo Tristão de Souza






Compartilhando O amor de Deus

#Intercedendo por Amor
#Graça
#Oração

#Intercessão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui ...

Comentários