28 maio 2018

Arrependimento – 09


Avançando para a Plenitude de Cristo  -   Arrependimento – 09



Esta é a palavra do Senhor para Zorobabel:
‘Não por força nem por violência, mas pelo meu Espírito’,
diz o Senhor dos Exércitos.
Zacarias 4:6


3 - A construção do Templo nos dá acesso para viver o Reino de Deus:

            No estudo de hoje, continuaremos analisando as profecias dos dias do retorno de Israel à sua terra, após o exílio. Para dar início, vamos entender uma declaração de Jesus encontrada no livro de Lucas:

A Lei e os Profetas profetizaram até João. Desse tempo em diante estão sendo pregadas as boas novas do Reino de Deus, e todos tentam forçar sua entrada nele.

            É verdade que é importante algum esforço e empenho para qualquer coisa importante nesta vida, mas com relação ao Reino de Deus, o que Jesus disse tem um significado bem diferente. Para entender, vamos ler um pouco do contexto:

Os fariseus, que amavam o dinheiro, ouviam tudo isso e zombavam de Jesus.
Ele lhes disse: "Vocês são os que se justificam a si mesmos aos olhos dos homens, mas Deus conhece os corações de vocês. Aquilo que tem muito valor entre os homens é detestável aos olhos de Deus".

            O Senhor estava ensinando os discípulos e era inevitável que alguns fariseus estivessem presentes, pois procuravam sempre uma oportunidade para zombar ou contradizer as palavras e ensinos de Jesus.
            Neste dia em questão, eles se diziam interessados em aprender sobre o Reino de Deus, mas não tinham interesse em mudar suas atitudes e obedecer ao mestre. Foi isto que o Senhor observava quando falou em forçar a entrada no Reino.
            Sabendo que os fariseus sempre estavam à espreita e ouviam tudo o que o Senhor ensinava, isto nos leva a pensar em Nicodemus, que era diferente dos outros fariseus e procurou aprofundar-se nos ensinos:

Havia um fariseu chamado Nicodemos, uma autoridade entre os judeus.
Ele veio a Jesus, à noite, e disse: "Mestre, sabemos que ensinas da parte de Deus, pois ninguém pode realizar os sinais miraculosos que estás fazendo, se Deus não estiver com ele".

            Este início de diálogo nos revela algumas coisas sobre Nicodemus:
a)      Ele veio a Jesus, à noite: Isto nos mostra que ele queria entender os ensinos e sinais, mas temia por sua posição de autoridade, vindo na calada da noite.
b)      Reconhece que Jesus está com Deus: As palavras do próprio Nicodemus nos dizem que vários fariseus compartilhavam de seu interesse, pois ouviam os ensinos e viam os sinais miraculosos.

A resposta de Jesus ecoa pelos séculos, servindo de alerta aos que querem o Reino mas não querem servir ao Rei:

Em resposta, Jesus declarou: "Digo-lhe a verdade: Ninguém pode ver o Reino de Deus, se não nascer de novo".

            Nascer de novo significa receber um novo coração, conforme a profecia que vimos nos estudos anteriores:

Darei a vocês um coração novo e porei um espírito novo em vocês; tirarei de vocês o coração de pedra e lhes darei um coração de carne.

            Somente com esta nova vida, gerada pelo Espírito Santo, poderemos viver o Reino de Deus como verdadeiros amigos do Rei.
            Isto já havia sido declarado pelo Profeta Jeremias e confirmado pelo Apóstolo Paulo, no início da Igreja:

Circuncidai-vos ao Senhor, e tirai os prepúcios do vosso coração, ó homens de Judá e habitantes de Jerusalém, para que o meu furor não venha a sair como fogo, e arda de modo que não haja quem o apague, por causa da malícia das vossas obras.

Não é judeu quem o é apenas exteriormente, nem é circuncisão a que é meramente exterior e física.
Não! Judeu é quem o é interiormente, e circuncisão é a operada no coração, pelo Espírito, e não pela lei escrita. Para estes o louvor não provém dos homens, mas de Deus.

Nosso arrependimento de hoje é sobre este esforço que muitas vezes tentamos empregar,
contrariando à vontade do Senhor:

Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus.
Efésios 2:8

4 - Através do Espírito Santo habitando em nós, podemos perseverar até o fim:

            A confusão aparente com o texto de Lucas 16:16 está em entrar no Reino e permanecer no Reino.
            A Palavra nos ensina que a entrada no Reino é obra do Espírito Santo, que nos convence do pecado, nos leva à Jesus e muda nosso coração, vivificando o espirito mortificado pelo pecado. A permanência no Reino de Deus é que exige algo de nós. Não força bruta, mas sim perseverança.


Mas aquele que perseverar até ao fim, esse será salvo.










Portanto, pode também salvar perfeitamente os que por ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles.

Jesus é o intercessor perfeito e nós somos privilegiados
por poder participar com Ele.

 Quem os condenará? Foi Cristo Jesus que morreu; e mais, que ressuscitou e está à direita de Deus, e também intercede por nós.
Romanos 8:34



Marcelo Tristão de Souza



Blogger

Google+

Facebook

Compartilhando O amor de Deus

#Intercedendo por Amor
#Graça
#Oração
#Intercessão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui ...

Comentários