05 junho 2018

Santidade – 02



OBEDIÊNCIA



Porque nisto consiste o amor a Deus: obedecer aos seus mandamentos.
1 João 5:3a

No estudo anterior, vimos que fomos santificados em Cristo no momento em que abrimos o coração para que Ele entrasse e, após esta decisão, entramos no caminho da santificação:

 à igreja de Deus que está em Corinto, aos santificados em Cristo Jesus e chamados para serem santos, juntamente com todos os que, em toda parte, invocam o nome de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor deles e nosso:

1 Coríntios 1:2

O verso acima, escrito pelo Apóstolo Paulo, nos mostra que somos santificados em Cristo, pela fé no sacrifício perfeito, mas há um chamado específico para a santificação. O primeiro chamamento nos foi feito pelo Espírito Santo, quando nos convenceu do pecado e nos trouxe até Cristo, em algum momento do início de nossa caminhada.

Uns entenderam que eram pecadores antes de tomarem uma decisão pública, outros levaram alguns dias para entenderem o pecado e ainda alguns outros nunca entenderam que são pecadores necessitados de purificação e, ou saem do caminho ou permanecem anos e anos caminhando a beira do caminho, entre pedras e espinhos.

Os que entenderam, creram em Cristo e se arrependeram de seus pecados, foram convencidos da justiça, que é exatamente o acesso à santidade de Cristo, que voltou para seu lugar ao lado do Pai e enviou o Espírito Santo para habitar em nós. Jesus rasgou o véu que nos separava da presença de Deus e o Espírito Santo nos garante o acesso através da justiça de Cristo.

Mas é aí que o chamado para a santificação se torna necessário.

Esta santificação só pode ser obtida e mantida por aqueles que entendem a terceira parte da obra do Espírito Santo:


e do juízo, porque o príncipe deste mundo já está condenado.
            Há um paralelo perfeito no plano de Deus para a Igreja:

Pecado = Não creem em Cristo – Caminho = Altar de Sacrifício e Bacia de Purificação
Justiça = Vou para o Pai – Verdade = Cinco Colunas e Lugar Santo
Juízo = o príncipe deste mundo já está condenado – Vida = Lugar Santíssimo

            Toda esta figuração nos mostra o retrato completo da Obra do Espírito Santo em nós, que é construir uma Igreja Santa, sem manchas, sempre apta para ser usada por Deus na expansão de Seu Reino e expulsão do príncipe invasor.
            Nossa batalha pessoal pela santificação é um paralelo da batalha da Igreja como um todo.
            A figura do vaso de barro nos fala sobre esta separação que Deus espera. Bons vasos serão usados na casa de Deus e vasos defeituosos devem ser refeitos, conforme a conhecida passagem de Jeremias 18.
            Paulo faz referência ao tema de uma forma mais profunda, trazendo a revelação da figura à luz da graça:

Numa grande casa há vasos não apenas de ouro e prata, mas também de madeira e barro; alguns para fins honrosos, outros para fins desonrosos.
Se alguém se purificar dessas coisas, será vaso para honra, santificado, útil para o Senhor e preparado para toda boa obra.

            O problema é: Como se purificar e ser um vaso útil?
            Paulo responde de muitas maneiras e uma destas respostas é:

Pois, embora vivamos como homens, não lutamos segundo os padrões humanos.
As armas com as quais lutamos não são humanas; pelo contrário, são poderosas em Deus para destruir fortalezas.
Destruímos argumentos e toda pretensão que se levanta contra o conhecimento de Deus, e levamos cativo todo pensamento, para torná-lo obediente a Cristo.

            Em resumo, o que o Apóstolo está afirmando é que devemos vencer a rebelião dentro de nós e então, seremos obedientes a Cristo e úteis para o Reino de Deus.
           
Sem obediência não há amor e sem amor, somos inúteis.
1 Co 13









Portanto, pode também salvar perfeitamente os que por ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles.

Jesus é o intercessor perfeito e nós somos privilegiados
por poder participar com Ele.

 Quem os condenará? Foi Cristo Jesus que morreu; e mais, que ressuscitou e está à direita de Deus, e também intercede por nós.
Romanos 8:34




#Intercedendo por Amor
#Graça
#Oração
#Intercessão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui ...

Comentários