03 junho 2018

Santidade - 01




à igreja de Deus que está em Corinto, aos santificados em Cristo Jesus e chamados para serem santos, juntamente com todos os que, em toda parte, invocam o nome de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor deles e nosso:
1 Coríntios 1:2


                        Em nossos estudos de 2018, buscando a Plenitude de Cristo para nossas vidas, começamos hoje uma série sobre santidade.
                        Mesmo sendo um tema exaustivamente debatido, buscaremos uma compreensão além do que está disponível na literatura comum. Buscaremos diretamente da Fonte de Águas Vivas, que, graças a Deus, jorra em nós.
                        Afinal, o que é santo?
                        O termo Santo vem do Hebraico qadosh (קָדוֹשׁ ), encontrado na exortação vinda do próprio Deus em Levítico:

Eu sou o Senhor que os tirou da terra do Egito para ser o seu Deus; por isso,
sejam santos, porque eu sou santo.

                        Esta passagem é citada por Pedro, ensinando à Igreja:

Como filhos obedientes, não se deixem amoldar pelos maus desejos de outrora, quando viviam na ignorância.
Mas, assim como é santo aquele que os chamou, sejam santos vocês também em tudo o que fizerem, pois está escrito: "Sejam santos, porque eu sou santo".

A definição comum:
Santo:
1 - adjetivo - que pertence à religião ou aos ritos sagrados; relativo à divindade; que serve a uso sagrado.
2 - essencialmente puro, perfeito.

                        Apesar de extremamente simples, esta definição chega perto do que está implícito no texto de Levítico.
                        Deus começa a exortação se apresentando como aquele que “os tirou da terra do Egito”, ou seja, separou do mundo para sermos somente dEle.
                        Esta separação é o termo que tomaremos como base para nossa série de estudos, conforme nosso versículo chave, em 1 Coríntios:

à igreja de Deus que está em Corinto, aos santificados em Cristo Jesus e chamados para serem santos, juntamente com todos os que, em toda parte, invocam o nome de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor deles e nosso:
1 Coríntios 1:2

                        A Bíblia Viva traduz o texto de maneira mais simples, mas traz o verdadeiro significado do termo santificados:

à igreja de Deus que está na cidade de Corinto, aos separados em Cristo Jesus para serem santos, juntamente com todos os que, em toda parte, invocam o nome de Jesus Cristo, Senhor deles e nosso também:
1 Coríntios 1:2

S E P A R A D O S

           
                        O que Deus diz em Levítico é exatamente isto: Eu os separei do Egito para serem meu povo. Por isto, sejam separados pois Eu sou separado.
                        Tanto os Apóstolos Paulo quanto Pedro entenderam e ensinaram exatamente isto.
                        Pedro nos exorta a não nos amoldarmos pelos maus desejos de outrora, o que significa que devemos buscar uma nova vida, e Paulo nos lembra que fomos separados por Cristo e para Cristo.
                        O que buscaremos compreender nas próximas semanas é exatamente isto: Como vivermos separados em um mundo que procura constantemente nos moldar.

Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.

Vocês, porém, são geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo exclusivo de Deus, para anunciar as grandezas daquele que os chamou das trevas para a sua maravilhosa luz.
1 Pedro 2:9

                        O processo que o Senhor me mostrou para nos guiar nesta busca pelo molde de Deus e não do mundo é este:









Portanto, pode também salvar perfeitamente os que por ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles.

Jesus é o intercessor perfeito e nós somos privilegiados
por poder participar com Ele.

 Quem os condenará? Foi Cristo Jesus que morreu; e mais, que ressuscitou e está à direita de Deus, e também intercede por nós.
Romanos 8:34


#Intercedendo por Amor
#Graça
#Oração
#Intercessão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui ...

Comentários